Prefeito Elmo Aguiar e sua comitiva participam da inauguração da Central de Tratamento de Resíduos da Região Metropolitana de Sobral, que atenderá 17 municípios da região Vale do Acaraú

O governador Camilo Santana e o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, inauguraram no último sábado (14), pela manhã, a Central de Tratamento de Resíduos do Vale do Acaraú: a CTR Sobral, com presença de representantes dos 17 municípios que serão beneficiados, dentre os quais o município de Cariré. O prefeito Elmo Aguiar e sua comitiva estiveram participando da solenidade, que contou também com a presença de 15 prefeitos da região do Vale do Acaraú.

Na ocasião, fizeram pronunciamentos, pela ordem, as seguintes autoridades constituídas do Ceará: Gerlásio Martins de Loiola, presidente do CGIRS - Região Metropolitana de Sobral; Zezinho Albuquerque, secretário estadual das Cidades; Artur Bruno, secretário estadual do Meio Ambiente; Ivo Ferreira Gomes, prefeito de Sobral; Izolda Cela, vice-governadora do Ceará; Camilo Santana, governador do Estado do Ceará (Confira pela ordem das fotos acima).

As obras representam um investimento de R$ 41.185.136,90, por meio de um financiamento do Tesouro Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem o objetivo de adequar a região do Vale do Acaraú diante da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PMRS). Atribuindo ao Poder Público a responsabilidade de garantir a reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos, a partir do estabelecimento de uma gestão integrada que contemple a logística reversa de resíduos.

“Antes, os resíduos sólidos coletados nesses municípios eram conduzidos a lixões, onde ficavam dispostos diretamente no solo, sem nenhum tipo de tratamento. As implantações das CTRs, ETRs e CMRs vão possibilitar a destinação adequada dos resíduos sólidos, impedindo uma série de prejuízos socioambientais e sanitários, como a poluição do solo, de recursos hídricos e a proliferação de doenças”, frisa o secretário Zezinho Albuquerque.

Esta é uma ação do Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú. Serão implantados a CTR em Sobral, atendendo 17 municípios: Alcântara, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Sobral.

📷 PARA VER ÁLBUM COM MAIS FOTOS DA CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO, CLIQUE AQUI