FOTOS:Divulgação/CRAS da Sede
Aconteceu nos dias 16 e 17 de abril, na Porciúncula, em Fortaleza, a primeira etapa de Formação de Educadores Sociais do Programa "O Ceará Cresce Brincando".
O Programa "O Ceará Cresce Brincando" (CCB) nasceu da necessidade de oferecer às crianças e adolescentes cearenses a legitimação e a concretização dos direitos de brincar, praticar esporte e se divertir, preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Direitos tão essenciais para o desenvolvimento da criança e do adolescente, como o direito à saúde, educação e proteção. Em suas ações, o Programa "O Ceará Cresce Brincando" procura incorporar e promover os novos direitos da infância, que surgem a cada dia, com as mudanças culturais e sociais. Além disso, visa possibilitar acesso a toda criança, adolescente e suas famílias a espaços do brincar, esporte e lazer.
Resgate das brincadeiras dos nossos avôs, inclusão de crianças com deficiência nas atividades, a não didatização das sequências didáticas, a contação de história e a forma lírica de encantar pela música. Quanta coisa boa foi discutida nesses dois dias intensos da I etapa da Formação dos Educadores Sociais do Programa "O Ceará Cresce Brincando".
Programa "Cariré Cresce Brincando" é apresentado aos diretores de escolas municipais
FOTOS:Vicente J.Rodrigues/Cariré em Revista
No dia 22 de abril de 2013 foi realizado o primeiro encontro do Programa "Cariré Cresce Brincando" (fotos acima). Em parceria com a Secretaria de Educação do município de Cariré, a coordenadora do Programa, assistente social Ritinha Brandão, juntamente com as educadoras sociais Aparecida Almeida, Edilúcia Leitão e Maria César, apresentaram o programa para os diretores da rede publica de ensino e, na ocasião, foi executada uma sequência didática com os mesmos.
AUTORA DO ARTIGO:
Ritinha Brandão - assistente social do CRAS da Sede e coordenadora do Programa "Cariré Cresce Brincando".
FOTO: Divulgação/CRAS da Sede