Secretaria da Saúde realizou audiência pública na abertura da sessão ordinária do primeiro período legislativo da Câmara Municipal de Cariré-CE


Vereador Doriedes Honório de Sousa presidindo a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Cariré.
A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Cariré, referente ao primeiro período legislativo de 2015, foi realizada ontem (7), quando houve audiência pública para prestação de contas dos projetos, programas e ações realizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), relativos ao ano de 2014, além fazer explanações sobre os investimentos que foram feitos naquele mesmo ano. Estiveram presentes à sessão toda a equipe de assessoria técnica da secretária da Saúde, Rita Luíza Braga Honorato, que através de slides apresentou ao público tudo o que foi realizado em 2014.


A primeira dama Virgina Souza Aguiar (na foto) esteve presente à sessão ordinária, representando o prefeito Antônio Martins, e fazendo as devidas anotações que serão repassadas ao mesmo.


 Pronunciamento da  secretária da Saúde de Cariré, Rita Luíza Honorato, na tribuna da Câmara Municipal de Cariré: "É um prazer poder vir a esta casa para colocar diante da população de Cariré, o nossso serviço da saúde, porque a saúde, ela é muito complexa. E a saúde é um direito de todos e um dever do Estado; então assim fazer saúde não é só a ausência de doença, fazer saúde é uma rede hierarquizada, ampla e diversa de vários níveis de segmentos. E oferecer saúde é muito mais do que ter condição, é ter compromisso. E a gente sabe que o financiamento do SUS está muito aquém das necessidades, de uma necessidade local de assistência sanitária, porque o SUS não contempla a cobertura que a população precisa. Essa realidade que estou falando não é só de Cariré, é a realidade do país [...]. O nível de adoecer e de morrer de  uma população está intimamente ligada com as condições de vida. Então assim, nós na saúde, como gestora que estou, mas funcionária pública e profissional de saúde que sou, a gente sabe que fazer saúde envolve muita coisa: pessoas, rede de serviço, capacidade instalada, condições de financiamento e, acima de tudo, vontade política. Porque a gente sabe que pela Constituição a saúde tem direito a fazer um repasse de 15%, para se manter o sistema de saúde, e hoje Cariré investe 22,5%, quer dizer é vontade do prefeito Antônio Martins é decisão política e compromisso com o povo. Então, eu queria passar pra vocês o que é o sistema de saúde local, como é que a gente está funcionando". 


 Pronunciamento do presidente da Câmara Municipal de Cariré, Doriedes Honório de Sousa, à imprensa local e da Zona Norte: "Hoje foi uma sessão bastante movimentada, de quase 5 horas de audiência pública, de prestação de contas da Secretaria da Saúde, que trouxe para os vereadores e para as pessoas aqui presentes os detalhamentos e a forma como o dinheiro público foi usado e a gente ficou satisfeito com as informações, os vereadores tiraram as dúvidas, é muito exemplo para as demais secretarias, pois isso diz de um trabalho que é feito com compromisso, transparência e responsabilidade e chegar assim de público prestar contas para dizer que está tratando com o que é do povo, os recursos, o dinheiro público com transparência. Isso é muito bom e louvamos a ação da secretária da Saúde, Dra. Rita Luíza. E esta Casa presta o seu papel quando abre o espaço para este tipo de informação por que isso nada mais é do que a natureza dessa Casa e a forma como ela deve se comportar".

VEJA MAIS FOTOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA, CLICANDO NO LINK ABAIXO: 
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1709188922640914.1073741834.100006494685264&type=1