Portuguesa de Anajá - Groaíras é o campeão I Torneio de Futebol Intermunicipal Master realizado na "Arena da Estação" de Cariré

 📸 Portuguesa de Anajá - Groaíras, é o campeão do  I Torneio de Futebol Intermunicipal Master realizado na "Arena da Estação" da cidade de Cariré.

 Fluminense de Varjota, é o vice-campeão  I Torneio de Futebol Intermunicipal Master.

Numa promoção da Liga Carireense de Desportos  (LCD) e apoio da Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura Municipal de Cariré, no último sábado (8), foi realizado na Arena da Estação de nossa cidade, o I Torneio de Futebol Intermunicipal Master, que contou com atletas acima de 35 anos, representando os municípios de Cariré, Groaíras, Varjota e Reriutaba. 

Estiveram presentes grandes desportistas e autoridades das cidades que participaram do torneio, dentre os quais, o secretário de esportes de Reriutaba,Cleiton Mesquita e o vereador Lucielio Paiva, também de Reriutaba.

📸 Portuguesa de Anajá - Groaíras.

📸 Cantil de Reriutaba.
No primeiro jogo,  o campeão groairense Palmeiras de Anajá venceu o campeão reriutabense Cantil por 3 a 0.

📸 Fluminense de Varjota.

📸 Amigos da Areia de Cariré.

Já no segundo jogo, o campeão varjotense Fluminense venceu a equipe carireense Amigos da Areia por 1 a 0, indo então pra final Portuguesa de Groaíras contra Fluminense de Varjota, jogo que terminou empatado em 0 a 0 no tempo normal. As duas equipes foram decidir o torneio nas penalidades. O time da Portuguesa de Groaíras sagrou-se campeão intermunicipal.

Vale ressaltar que o evento futebolístico obteve sucesso e o objetivo alcançado, despertando a atenção dos desportistas e do público em geral que compareceu à Arena da Estação de Cariré.

I Torneio de Futebol Intermunicipal Master  teve a organização da Liga Carireense de Desportos (LCD) e da equipe Amigos da Areia, além do apoio total da Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Saúde, Secretaria de Infraestrutura (Obras), Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude e da Prefeitura Municipal de Cariré.


Confira aqui, o resumo das premiações: 
➤Campeão: Portuguesa de Anajá - Groaíras.
➤Vice-campeão: Fluminense de Varjota. 
➤3º Colocado: Amigos da Areia.
➤4º Colocado: Cantil de Reriutaba. 
➤Goleiro Destaque: Léo da Portuguesa de Anajá - Groaíras.
➤Jogador Destaque: Cier da Portuguesa de Anajá - Groaíras.

📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸📸
PARA VER MAIS FOTOS, CLICAR NESTE LINK:

Meio Ambiente de Cariré apresenta novos projetos em Educação Ambiental com a entrega de certificados aos multiplicadores e a palestra informativa sobre a Coleta Seletiva/Compostagem

A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré em parceria com o Comdema e a Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Ceará, promoveram no auditório da Escola Francisco Hermínio, pela manhã e tarde do dia 5 de março, a solenidade de  apresentação dos projetos de Educação Ambiental a serem implantados no Município, quando alguns multiplicadores em educação ambiental que anteriormente haviam participado de uma capacitação, apresentaram através de slides a metodologia, ações e objetivos de seus projetos em Educação Ambiental. 

Estiveram realizando pronunciamentos o secretário municipal do Meio Ambiente,Adauto Araújo, o subsecretário Kelson Ferreira e o técnico da Sema-CE, Genário Azevedo, que falaram sobre a importância da participação e apoio da população de Cariré para a implantação e sucesso dos projetos e ações a serem implementados em prol da Educação Ambiental e da Coleta Seletiva em nosso meio ambiente. (Confira nas fotos acima, pela ordem).

Ainda no horário da manhã, logo após apresentação dos projetos, foi a vez da entrega de certificados aos Multiplicadores em Educação Ambiental. 

Já no horário da tarde foi realizada a palestra informativa enfocando a Coleta Seletiva/Compostagem, a qual foi ministrada por técnico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema-Ce), Professor Genário Azevedo, que contou com a presença de considerável número de alunos de escolas da sede: Marieta Cals, Cefisa Aguiar e EEEP Guiomar Belchior Aguiar.

Cariré está na relação dos municípios cearenses que receberão emendas dos congressistas

Conforme informações veiculadas pelo jornal digital Diário do Nordeste desta segunda-feira (9), "98 cidades do Ceará serão beneficiadas com recursos de emendas dos congressistas, destinado a investimentos em várias áreas, como saúde, educação, infraestrutura, entre outros setores". Cariré está incluído na relação dos municípios a serem beneficiados.

Entrevistado pela reportagem do Diário do Nordeste, Elmo Aguiar (PDT), prefeito de Cariré, que tem 18 mil habitantes, vai receber neste ano R$ 1 milhão desse recurso. Ele conta que vai usar o dinheiro na construção de estradas. Como o município é localizado entre os rios Acaraú, Jucurutu e Jaibaras, há "uma grande dificuldade para a população" em relação ao tráfego. Ele diz que a meta é "até final da gestão executar 250 quilômetros de estradas vicinais" e que esse montante vai ser fundamental nesse processo.

Apesar da ajuda neste ano, que gerou um certo alívio a uma parte das obrigações, Aguiar lamenta-se ao afirmar que nos municípios pequenos, principalmente do interior, só é possível "fazer algo com recurso externo", que se caracteriza também pelas emendas individuais.

"FPM (Fundo de Participação dos Municípios) do primeiro decênio de março caiu em relação ao decênio de 2019 em R$ 90 mil aproximadamente", reclama o prefeito ao apontar o cenário como "catástrofe" para as prefeituras.