Cariré realizou a 4ª Audiência Pública de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e apresenta Plano Municipal

FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES















Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Conselho Tutelar e demais secretarias, promoveram ontem, dia 18 de maio, a 4ª Audiência Pública de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu no auditório da Fábrica de Cultura desta cidade e contou com as presenças de secretários municipais, "prefeitinhos", diretores e estudantes de escolas da rede municipal de ensino, membros de conselhos tutelares e de direito, membros da Pastoral da Criança, técnicos da STDS/CRAS e agentes comunitários de saúde.

Segundo a opinião dos promoventes da mencionada Audiência Pública, "a pobreza e a desigualdade social acabam por vitimizar crianças e adolescentes que pelas suas condições financeiras são selecionados para serem explorados sexualmente. Para que uma criança se desenvolva de forma saudável e tenha garantido seus direitos previstos na lei é importante que ela tenha estrutura e apoio, proporcionados por núcleos, como a família, a escola e a sociedade. Quando um desses núcleos falha as consequências são muito graves [...]. A violência familiar também pode favorecer a ação dos exploradores visto que muitas vezes o ambiente é de alcoolismo, drogas, agressões físicas e psicológicas, e até mesmo estupro, estes fatos que muitas vezes levam crianças e adolescentes para as ruas, como uma maneira de fugir da violência que sofrem em casa".

Na ocasião foi apresentado o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente de Cariré, o qual foi elaborado pelos participantes da 3ª Audiência Pública de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada no ano passado. O objetivo geral do referido Plano é estabelecer um conjunto de ações articuladas que permita a intervenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes do município de Cariré.
Uma cópia do mencionado Plano foi distribuída aos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, do Conselho Tutelar, ao comandante do destacamento policial militar de Cariré, sargento Epitácio Lopes e, bem como, a alguns membros de secretarias municipais. O Blog Cariré em Revista representou a Imprensa local e recebeu uma cópia do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente de Cariré.

A palestrante da Audiência foi a dra. Marcella Schiavon, que integra o Programa "Advogado do Povo", que é mantido pela STDS. Também fizeram pronunciamentos a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, representando o prefeito municipal Antônio Martins, que conclamou a comunidade carireense para se engajar nas ações articuladas de enfrentamento ao abuso e à violência sexual contra a criança e o adolescente; o comandante do destacamento policial militar local, sargento Epitácio Lopes, que declarou que a Polícia Militar de Cariré está à disposição da comunidade, para receber as denúncias com relação ao abuso e diversas formas de violência contra a criança e o adolescente; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Francisco Douglas Farias, além de Ângela Maria Silva Ferreira, representante do Conselho Tutelar de Cariré.
De Groaíras, veio a representante do Conselho Tutelar daquele município, sra. Maria Carmelita Maciel.

Caiçara é a 15ª comunidade beneficiada com o Curso de Informática Básica do Projeto Click Móvel de Cariré












FOTOS E TEXTOS:VICENTE J.RODRIGUES

Realizada na última quarta-feira, dia 16, na Escola de Ensino Infantil e Fundamental João Fernandes, localidade de Caiçara, a entrega de certificados de conclusão do Curso de Informática Básica do Projeto Click Móvel, promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS e homologado pela Microparm Computadores. O referido curso teve a duração de três meses e carga horária de 45 horas/aula e contou com a participação de 53 alunos.

A solenidade contou com a presença da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Virgina Souza Aguiar, principal incentivadora e articuladora do Projeto Click Móvel, a qual disse aos presentes que "os adultos, crianças e adolescentes de vários distritos e localidades do municipio de Cariré estão tendo a oportunidade valiosa da inclusão digital e de profissionalização nos cursos básicos e avançados de Informática que estão sendo ofertados pela Prefeitura Municipal de Cariré".

Segundo declarações de Marcelo Freitas (foto ao lado), coordenador do Projeto Click Móvel de Cariré, o Curso de Informática Básica promovido na localidade de Caiçara é o 15º realizado neste município. Um total de mais de 1.700 alunos já receberam seus certificados de profissionalização de Informática Básica nas seguintes localidades: Anil, Alto dos Honório, Alto Feliz, Arariús, Almas, Aroeiras, Boa Esperança, Cacimbas, Daniel, Jucá, Muquém, Tapuio, Pedra Preta e Serrote Branco. A próxima localidade a ser beneficiada pelo Projeto é a de Caveira e Várzea Redonda.
Vale salientar que em Cacimbas está sendo promovido o Curso Avançado de Informática. A próxima localidade a ser beneficiada com o referido curso será a de Jucá.