Cariré foi o primeiro município do Estado do Ceará a realizar Conferência Municipal de Assistência Social

O Município de Cariré foi o primeiro do interior do Estado a realizar a sua Conferência Municipal de Assistência Social, referente ao ano de 2011. Durante uma palestra que proferiu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local, por ocasião da conferência, a sra. Eunice (na foto), técnica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, declarou ao público presente que "Cariré é a primeira cidade em que participo, este ano, como palestrante, de uma conferência de assistência social. Parabenizo a administração do prefeito Antônio Martins e a primeira dama Virgina Souza Aguiar, pela realização do evento e pelo eficiente e participativo trabalho que estão realizando em prol da população carente do município".

Cariré realizou a VI Conferência Municipal de Assistência Social

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES





Aconteceu ontem (2), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a VI Conferência Municipal de Assistência Social de Cariré, evento que contou com a participação de secretários, vereadores, "prefeitinhos", diretores de escolas, estudantes, membros do Projovem Adolescente, Jovem Bombeiro Voluntário-JBV e representantes da área de assistência social do município.

O mestre do cerimonial e acadêmico do Serviço Social, radialista Alexandre Lemer, leu a seguinte mensagem aos presentes à conferência:"È com grande alegria que o Município de Cariré realiza hoje, a VI Conferência Municipal de Assistência Social, que tem como tema a "Consolidação do SUAS e a Valorização de seus Trabalhadores". O Sistema Único de Assistência Social-SUAS, foi criado em 2005. È um sistema nacional caracterizado pela gestão compartilhada e com financiamento das ações pelos governos federal, estadual e municipal. O principal objetivo do SUAS é garantir o cumprimento das diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS, de 1993. Essa lei regulamenta e amplia o conceito da assistência social como política pública de Seguridade Social, como garante a Constituição Federal de 1988.[...].
No SUAS as ações são organizadas, tendo referência o território (local), onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades. Os programas, projetos, serviços e benefícios são desenvolvidos nos territórios mais vulneráveis, tendo a família como foco de atenção. [...].
A VI Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço importantíssimo para que a população possar estar criando propostas que irão beneficiá-la, uma vez que as deliberações aqui realizadas serão encaminhadas para o Estado e, em seguida, para a Conferência Nacional que será promovida em dezembro de 2011", concluiu.

Na ocasião, foram apresentados à comunidade, todos os componentes do Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS.
Diversos oradores fizeram uso da palavra, destacando-se o prefeito municipal Antônio Martins, afirmando que "os órgãos públicos da assistência social devem promover os programas e projetos hoje, para a garantir o futuro digno das próximas gerações". A primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, também declarou que "é importante a valorização e soerguimento da família, que é a base de uma sociedade com desenvolvimento sustentável. É indispensavel que os trabalhadores dos serviços públicos de assistência social realizem um atendimento com qualidade, em prol da comunidade". Já a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, Cláudia Nascimento Gonçalves, agradeceu o empenho e a presença de todos e declarou aberta a VI Conferência Municipal de Assistência Social de Cariré.

Por ocasião da abertura dos trabalhos, o conselheiro do CMAS, Antônio Irandir Pereira, fez a apresentação do Regimento Interno da Conferência, que ao final da leitura, foi aprovado pela maioria dos conferencistas.

Houve a palestra proferida pela técnica Eunice, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, que versou sobre "a assistência social como política pública, a participação efetiva da sociedade no controle das ações do governo; a importância do Sistema Único da Assistência Social-SUAS, no alcance dos direitos socioassistenciais previstos em lei; a importância da participação popular no processo de gestão política, administrativo-financeira e técnico- operativa e as atribuições dos conselheiros municipais".

Ao final da palestra, foram organizados grupos de trabalhos, que abordaram os seguintes eixos: I-Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS; II-Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; III-Fortalecimento da participação e do controle social; IV-Centralidade do SUAS na erradicação da extrema probreza no Brasil.