Cariré: 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou vários debates sobre “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências"

Na manhã da última quinta-feira (13/12), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cariré-CE com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências". A escolha do tema central foi baseada no reconhecimento de que a concretização dos dispositivos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, apesar de diversos avanços, ainda é um desafio a ser enfrentado. Após três décadas desde que a garantia dos direitos de crianças e adolescentes se tornou prioridade absoluta no Brasil, é um trabalho constante o combate a possíveis retrocessos e a busca para que essa população tenha cada vez mais políticas que assegurem acesso a seus direitos e a efetiva proteção integral, considerando a diversidade e as especificidades das crianças e adolescentes no país.

📷O evento teve ainda como objetivo mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos - SGD, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade, conforme declarações da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e coordenadora da Conferência, Antônia Beatriz Rodrigues Farias (na foto acima).

📷 A palestra central da Conferência foi proferida pela assistente social do CRAS da Sede, Edvanir Gonçalves Silva, que abordou o tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências", com a participação interativa da plenária, que fez várias perguntas sobre a temática.

Após a palestra central foram organizados os Grupos de Trabalhos, que discutiram os seguintes Eixos Temáticos:
📷 Eixo 1: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social. 

📷 Eixo 2: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes.  

📷 Eixo 3: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes.

📷Eixo 4: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes.

📷 Eixo 5: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

📷Após a discussão dos Eixos Temáticos foram apresentadas à plenária da 7ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, as propostas que serão levadas à Conferência Estadual que acontecerá no mês de julho de 2019.

📷 Encerradas as apresentações  das propostas, foi realizada a eleição por aclamação dos Delegados que representarão o município de Cariré na próxima Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2019.

📷📷📷📷📷📷📷📷📷📷📷📷📷📷
VEJA MAIS FOTOS DA CONFERÊNCIA, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

CONVITE - Dia 15/12 (Sábado), às 16h, será realizada a Final do Campeonato Carireense de 2018 na 'Arena da Estação'

DIVULGAÇÃO: Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Cariré-CE