Polícia conclui inquérito de bebê ferida com agulhas em um suposto ritual religioso

A Polícia Judiciária Civil de Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá) concluiu nesta quinta-feira (02.02) o inquérito policial que investigou o caso de uma menina de três meses de idade que teve agulhas introduzidas em seu corpo durante um suposto ritual religioso. Os procedimentos foram encaminhados ao Judiciário.

Cinco pessoas foram responsabilizadas pelos atos praticados contra a menina, entre elas os pais da vítima. Os quatro adultos responderão por tentativa de homicídio triplamente qualificado e corrupção de menores, em razão da mãe da vítima ser adolescente. A mãe da bebê vai responder a ato infracional equiparado à tentativa de homicídio.

Reajuste salarial para servidor do Estado varia de 2% a 6,29%, propõe o governador Camilo Santana


O governador Camilo Santana (PT) participou, nesta quinta-feira (2), da sessão de instalação da 3° Sessão Legislativa da 29ª Legislatura da Assembleia Legislativa. Na ocasião, o chefe do Executivo fez a leitura da mensagem governamental com as prioridades para 2017, além de apresentar o balanço das ações realizadas no ano anterior.

O anúncio do reajuste para os servidores estaduais, que era um dos momentos mais aguardados, aconteceu somente o após o pronunciamento no Plenário. Camilo afirmou que a ideia é ofertar 6,29% para os profissionais que recebem um salário mínimo e revisão de 2% para os demais servidores.

Edson Fachin é sorteado novo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF)

O ministro Edson Fachin foi sorteado nesta quinta-feira (2) novo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele agora ficará responsável por supervisionar o andamento de toda a operação na Corte, após a morte, no último dia 19, do então relator, ministro Teori Zavascki, na queda de um avião no mar próximo a Paraty (RJ).

Fachin foi escolhido por meio de sorteio eletrônico pelo sistema do STF, após a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, ordenar a redistribuição do inquérito que investiga o senador Fernando Collor (PTC-AL).

Aécio negociou fraude em obra de MG, diz delator à Lava Jato

Ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Júnior afirmou em sua delação premiada à Lava Jato que se reuniu com Aécio Neves (PSDB-MG) para tratar de um esquema de fraude em licitação na obra da Cidade Administrativa para favorecer grandes empreiteiras. A reunião, segundo o delator, ocorreu quando o tucano governava Minas.

Segundo a Folha apurou, Benedicto Júnior, conhecido como BJ, disse aos procuradores que, após o acerto, Aécio orientou as construtoras a procurarem Oswaldo Borges da Costa Filho. De acordo com o depoimento, com Oswaldinho, como é conhecido, foi definido o percentual de propina que seria repassado pelas empresas no esquema.

Morre Marisa Letícia Lula da Silva, ex-primeira dama do Brasil

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), anunciou, agora hà pouco, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, o falecimento da ex-primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia Lula da Silva, 66 anos. Imediatamente, a sessão de votação para a escolha do novo presidente da Casa, foi suspensa para uma homenagem de um minuto de silêncio. 

Marisa Letícia estava internada há 10 dias no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Durante esse período, ela permaneceu sob coma induzido. Nas últimas 24 horas a equipe médica que a assistia concluiu que seu estado era irreversível.

Pesquisadores acreditam ter encontrado o organismo que deu origem a nós!

Cientistas do Reino Unido, Alemanha e China acreditam ter encontrado o ancestral mais antigo do ser humano. Trata-se do Saccorhytus, um animal microscópico descrito em pesquisa publicada na revista científica Nature como a fase mais primitiva de evolução que teria levado aos peixes e, consequentemente, ao ser humano.

Segundo os pesquisadores, o organismo teria vivido há 540 milhões de anos e é o representante mais antigo da categoria animal conhecida como deuterostômios. Estes são ancestrais comuns a várias éspecies de animais, inclusive os vertebrados.

Aparelho conectado ao celular permite sentir o beijo de uma outra pessoa a distância!

O aparelho é feito de plástico e é conectado na parte de baixo do celular, onde há uma espécie de almofadinha na qual você vai dar o beijo, enquanto estiver conversando com a pessoa amada. Assim, ele vai transmitir as sensações do beijo para um aparelho que conta com o mesmo dispositivo, não importa onde vocês estejam. Só é preciso acesso a internet!

Babá emociona ao doar fígado a garotinha com doença rara

Quando os pais da pequena Talia Rosko, de 1 ano e 4 meses, contrataram Kiersten Miles como babá, não podiam imaginar que estavam acertando na loteria. A garotinha, diagnosticada com uma séria doença no fígado quando tinha apenas 2 meses de vida, estava desenganada pelos médicos: ela não passaria dos 2 anos de idade. O caso aconteceu em Nova Jérsei, nos Estados Unidos.

Bastaram três semanas para que a babá, de 22 anos, se encantasse com a pequena, e logo a moça resolveu que queria ajudar. Seria ela compatível com Talia? Para a felicidade da família, o teste deu positivo e a babá podia sim doar parte do seu fígado à menina.

Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cariré já realizou a primeira reunião do ano, com uma pauta bem movimentada

Na última segunda-feira, dia 30 de janeiro, às 14h, aconteceu na Casa dos Conselhos, a primeira reunião ordinária de 2017 do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cariré-CE, com a pauta bem movimentada. Na ocasião, o presidente do CMS, Francisco Douglas Farias, apresentou aos membros conselheiros presentes, a nova secretária municipal da Saúde de Cariré, enfermeira Letícia Reichel dos Santos; a nova coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Angelina Melo Mesquita, além da nova coordenadora de Epidemiologia, enfermeira Arminda Evangelista de Morais.

Por sua vez, o atual presidente do CMS de Cariré, Francisco Douglas Farias, falou mais uma vez sobre a importância do Conselho Municipal de Saúde, que será reestruturado no mês de março de 2017.

Por outro lado, a nova secretária municipal da Saúde, Dra. Letícia Reichel dos Santos disse que estava bastante preocupada com a infestação das larvas do Aedes aegypti, reforçando que todos nós temos que realizar um grande trabalho de combate ao temível mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Por sua vez, o conselheiro Virgílio Félix pediu um aparte e sugeriu a introdução do mosquito transgênico em nosso meio.

Já a nova coordenadora da Atenção Básica à Saúde, Dra. Angelina Melo Mesquita falou que está havendo uma certa resistência por parte dos moradores em não facilitar os agentes de endemias entrar em suas residências para procurar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Ela afirmou ainda que existem casos de calazar no Município, ao mesmo tempo em que solicitou o empenho dos agentes de endemias para realizar um trabalho de conscientização junto aos moradores e aos proprietários de terrenos de terrenos baldios.

Adauto Eleotério Araújo
Enquanto isso, o secretário de Meio Ambiente de Cariré, Adauto Eleotério Araújo, que estava presente à reunião, falou sobre a coleta de lixo seletivo que será realizada inicialmente nas residências do Município, evitando assim que os moradores venham a jogar esse lixo na via pública. Por sua vez, alguns conselheiros denunciaram que há moradores que jogam o lixo nas ruas, em vez de jogá-lo na lixeira. Exemplo disso é que na sede municipal, às margens da linha do trem, estão jogando grandes quantidades de lixo, ocasionando transtornos aos moradores daquela área. 

Por outro lado, a conselheira municipal de saúde de nome Maria denunciou que na localidade de Cacimbas "estão pegando lixo de outros municípios e trazendo para Cacimbas". Segundo a informante,  esse lixo demora muito para ser recolhido, ao mesmo tempo em que pediu providências para solução do problema.