Prefeitura Municipal de Cariré / STDS / CMH promoveram ontem (14), a 5ª Conferência Municipal das Cidades

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Numa promoção da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Conselho Municipal de Habitação (CMH), foi realizada ontem (14/05), no auditório da Fábrica de Cultura, a 5ª Conferência Municipal das Cidades em Cariré (CE), convocada pelo prefeito municipal Antônio Rufino Martins, a qual teve como tema "Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já!". Este ano, o foco principal do debate é a implementação do sistema nacional de desenvolvimento urbano, que integrará, consolidará e definirá os papéis dos governos federal, estadual e municipal, no que tange às políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano.  

Vale ressaltar que a referida Conferência tem uma importância muito grande na construção das políticas públicas voltadas aos direitos e garantias da população carireense, no que se refere à infraestrutura municipal, não somente para a cidade de Cariré, mas também para o País, já que as propostas aqui aprovadas serão encaminhadas às conferências estadual e nacional. 

FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
 

A programção da  5ª Conferência Municipal das Cidades em Cariré teve início às 9 horas, com a composição da mesa de honra do cerimonial: prefeito Antonio Rufino Martins, Virgina Souza Aguiar, presidenta do Conselho Municipal de Habitação; Doriedes Honório de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Cariré; Joel Linhares, procurador geral do Município.

FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
 

Em seguida houve as falas das autoridades, destacando-se a primeira dama e presidenta do Conselho Municipal de Habitação, Virgina Souza Aguiar, que disse do compromisso que todos os cidadãos devem ter para com o desenvolvimento e o embelezamento paisagístico de nossa urbe, pois quem muda a cidade somos todos nós. 

FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Logo após, o prefeito Antônio Martins decretou a abertura da Conferência, afirmando ainda que havia convocado os cidadãos carireenses, no sentido de que todos tivessem os direitos e garantias de decisão com relação ao Orçamento Participativo do Município. Anunciou que no próximo mês de junho de 2013 serão realizadas reuniões nas comunidades, para debater sobre o Orçamento Participativo. "Já foram aprovados 8 milhões de reais para serem investidos na sede municipal, incluindo a pavimentação asfáltica de várias ruas, ampliação e reforma de canais de esgotos, urbanização do Açude Novo, reforma e ampliação do mercado público municipal, limpeza e melhoria da paisagem urbanística da periferia da cidade, dentre outros melhoramentos", reforçou o prefeito municipal Antônio Martins.

FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Após os pronunciamentos foram apresentados à plenária, alguns dos membros do Conselho Municipal de Habitação, para o biênio 2012-2014, tendo na presidência a primeira dama Virgina Souza Aguiar.
FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista


Na sequência da programação, aconteceu a palestra magna da representante da Secretaria das Cidades do Governo do Estado, Valney Rocha, que disse da importância da realização da 5ª Conferência Municipal das Cidades em Cariré, além de fazer explanações sobre os planos de investimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

FOTOS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Após a palestra houve a divisão dos seguintes grupos de trabalhos e respectivos eixos:
Grupo1 – Eixo 1 – Tema:"Política de incentivo a implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade".
Grupo 2  Eixo 2 –  Tema:"Participação e Controle Social do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano".
Grupo 3 – Eixo 3 – Tema: "Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano".
Grupo 4 – Eixo 4 – Tema: "Instrumentos e politicas de integração intersetorial e territorial".  


Antes do  encerramento da Conferência aconteceu a aprovação das propostas dos grupos, por parte da plenária,  e a escolha dos delegados e observadores para Conferência Estadual das Cidades.


Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.