Condenado por Moro, Lula ainda pode ser candidato em 2018

🔺Decisão que pode deixar ex-presidente inelegível pela Lei da Ficha Limpa cabe ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que revisa decisões do juiz Sérgio Moro.

Além de não mandá-lo automaticamente para a prisão, a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz federal Sergio Moro, nesta quarta-feira, não tira o petista da disputa da eleição presidencial de 2018. Como Moro é um juiz de primeira instância, sua decisão não basta para que a candidatura de Lula seja barrada pela Lei da Ficha Limpa, que incide sobre candidatos condenados a partir da segunda instância.

Lula é condenado por Moro a 9 anos e seis meses de prisão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado pelo juiz Sério Moro nesta quarta-feira (12) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-presidente poderá recorrer da decisão em liberdade.

Em seu despacho, Moro informou que "considerando que a prisão cautelar de um ex-Presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação". 

— Assim, poderá o ex-Presidente Luiz apresentar a sua apelação em liberdade.

FONTE:http://noticias.r7.com/brasil

Groaíras: Secretaria de Cultura promoveu abertura oficial do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)

Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Groaíras realizou no último domingo (09/07), na Praça Padre Mororó, a abertura oficial do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que tem como objetivos proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, além de favorecer a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

🔺Na ocasião, fizeram pronunciamentos o prefeito Ueliton Vasconcelos e a secretária de Cultura de Groaíras, Paula Matos, que enalteceram a importância do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) para as pessoas de todas as faixas etárias, como forma de inclusão social, esportiva e cultural.


Conforme declarações da secretária municipal da Cultura, Lúcia Paula Matos Ximenes, "na noite de abertura oficial do PELC, em meio às apresentações artísticas, brincadeiras e atividades físicas, o personagem principal foi a população, que compareceu para se encantar com a programação do evento. 

Acreditamos que o  Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) virá trazer bons momentos de lazer para todos os groairenses e até contribuir para afastar os jovens da ociosidade e das tentações do mundo das drogas, socialização das pessoas com deficiências e até da Terceira Idade, além de formar futuros gestores e lideranças comunitárias", reforçou.


Novas leis trabalhistas devem começar a vigorar em novembro de 2017; confira as principais mudanças na reforma aprovada

(CLICAR NA IMAGEM 2 VEZES PARA AMPLIAR A LEITURA DO INFOGRÁFICO)

A votação da reforma trabalhista no plenário do Senado Federal foi a sessão mais conturbada desde que a matéria começou a tramitar na Casa, há mais de dois meses. Após um dia de muitas discussões e cenas inusitadas, o texto-base foi aprovado pouco antes das 20h, com 50 votos favoráveis, 26 contrários e uma abstenção. Durante toda a tarde, cinco senadoras da oposição ocuparam a mesa diretora do plenário (leia matéria abaixo), interrompendo os debates, e se negaram a sair de lá até que fosse aceita pelo menos uma mudança no texto, para proteger o trabalho de gestantes e lactantes — o que o Planalto promete fazer por medida provisória.

O placar foi melhor do que o imaginado pelo governo, que precisava de pelo menos 39 votos dos 77 que compareceram, o que representa a maioria simples (metade mais um) dos presentes. As novas regras devem começar a valer em novembro, 120 dias depois que forem sancionadas pelo presidente Michel Temer. O governo ainda não estabeleceu uma data para a sanção, mas sinaliza que será na semana que vem. A vitória no Senado foi comemorada pelo presidente. “Foi uma vitória de todos os brasileiros”, disse. “Essa aprovação definitiva da proposta é uma vitória do Brasil na luta contra o desemprego e na construção de um país competitivo”, acrescentou. 

De acordo com o presidente, a nova legislação “criará relações trabalhistas adequadas à realidade atual e preparará o mercado de trabalho às demandas do presente e às exigências do futuro”.