Aprovações da Escola Marieta Cals no Vestibular UEVA superam as expectativas

Trabalho na Escola Marieta Cals, graças a Deus, tem sido sinônimo de vitórias e conquistas.

Diante de todo o trabalho em sala que tem sido desenvolvido, aliado à orientação dos estudantes referentes à escolha do curso, nossas aprovações no vestibular só têm aumentado. 

Mesmo depois do fatídico tema da redação (o qual muitos alunos acharam terrível), as aprovações desta escola foram além do esperado. Ao todo, 9 estudantes saíram em 2013 desta escola direto para os bancos da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Além disso, outros 4 estudantes estão entre os classificáveis com reais chances de serem aprovados. 

Os alunos aprovados foram: 

- BARBARA JULIETE FREIRE PINTO - Sede (18º lugar em química bacharelado); 
-ANTONIO MATEUS XAVIER CRISPIM - Lagoa de Fora (12º lugar em filosofia licenciatura); 
- FRANCISCO FABIO DOS SANTOS VIEIRA - Juré (17º lugar em matemática); 
- ALICE RODRIGUES DE SOUSA - Alto dos Honório (19º lugar em letras inglês); 
- CLEICIANA RODRIGUES BRITO - Alto Feliz (17º lugar em letras português); 
- THIAGO ANDRADE CARNEIRO - Barro Branco (30º lugar em física); 
- MARIA DO CARMO RODRIGUES DO NASCIMENTO - Muquém (11º lugar em geografia licenciatura); 
- JOSE DAVI VERAS DO CARMO - Sede (20º lugar em geografia licenciatura); 
- SOLIANE RODRIGUES MESQUITA - Sede (22º lugar em geografia licenciatura). 

É importante salientar que, pela primeira vez na história, esta escola aprova 3 estudantes para um mesmo curso (geografia licenciatura). 

Além destes, têm reais chances de serem aprovados dentre os classificáveis os seguintes estudantes: 

- FABIO LUIS DA SILVA JUNIOR (52º lugar - 2º classificável em física); 
-MARIA SAMEA SOUSA QUEIROZ (28º lugar - 3º classificável em geografia licenciatura); 
- FRANCISCO ALAN MELO PAIVA (40º lugar - 5º classificável em matemática); 
-MARIA ISLANDIA MELO DE SOUZA (46º lugar - 6º classificável em pedagogia licenciatura); 
-ANTONIO BENILSON SILVA GOMES (35º lugar - 10º classificável em ciências sociais); 
- JANDER ADELAIDE SOUZA (36º lugar - 11º classificável em geografia licenciatura); 
- JOSE KELTON RIBEIRO (40º lugar - 15º classificável em geografia licenciatura); 
- RAIMUNDA NONATA MOREIRA DA SILVA (57º lugar - 17º classificável em pedagogia licenciatura); 
- SAMARIA SILVA FEIJÃO (68º lugar - 28º classificável em pedagogia licenciatura); 
Destes candidatos classificáveis, pelo menos os quatro primeiros nomes certamente podem se considerar aprovados. 

Este resultado mostra o quanto é possível fazer uma escola de sucesso através de um trabalho sério, comprometido, em equipe e focado. Que estas aprovações sirvam como estímulo para que o trabalho realizado por esta escola em 2014 seja mais frutífero ainda. 

Os candidatos aprovados neste vestibular deverão comparecer à sede da UEVA (na PROGRAD, campus Betânia) nos dias 13 ou 14 de janeiro para efetuarem a sua matrícula. Para tanto, serão necessários os seguintes documentos (de tais documentos deve ser apresentada a cópia e o original):
- 1 fotocópia da carteira de identidade; 
- 1 fotocópia do certificado de conclusão do ensino médio; 
- 1 fotocópia do comprovante de obrigação eleitoral (comprovante de que votou em 2012); 
- 1 fotocópia da carteira de reservista (para homens com 18 ou mais anos de idade). 

No dia 15 de janeiro (às 10:00 horas) haverá a divulgação das vagas restantes (se sobrarem) através do site da instituição. Tais vagas serão preenchidas pelos classificáveis de cada curso, os quais deverão estar presentes no dia 16 de janeiro, às 08 horas, na PROGRAD, campus Betânia (UVA). 

Quem não estiver presente neste horário perde o direito à vaga. É importante ressaltar que tais candidatos devem comparecer com toda a documentação acima citada. 

FONTE: http://fagneraguiar.blogspot.com.br/2014/01/aprovacoes-da-escola-marieta-cals.html?m=1

OMS: 14 milhões de pessoas têm câncer no mundo

REPRODUÇÃO: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias

O número de pessoas diagnosticadas com câncer no mundo somou mais de 14 milhões no ano passado, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS)

Os dados revelam um aumento acentuado em relação a 2008, quando 12,7 milhões foram registrados.

Nesse período, o número de mortes também cresceu, de 7,6 milhões para 8,2 milhões.


Segundo a OMS, a maior incidência do câncer vem sendo impulsionada por uma rápida mudança no estilo de vida dos países em desenvolvimento, que cada vez mais se assemelha ao dos países industrializados.

Também contribuíram para uma elevação do número de casos o aumento nas taxas de tabagismo e de obesidade, bem como o crescimento da expectativa de vida.

O câncer de pulmão, que é causado principalmente pelo fumo, foi o tipo de câncer mais comum no mundo, com 1,8 milhões de casos - cerca de 13% do total.
Câncer de mama

A OMS também chamou atenção para um "forte aumento" nos casos de câncer de mama. Tanto a incidência e mortalidade da doença vêm aumentado desde 2008.

Segundo a entidade, o câncer de mama já é o tipo mais comum de câncer em mulheres em 140 países.

Para David Forman, da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer da OMS, "o câncer de mama é também a principal causa de morte por câncer nos países menos desenvolvidos do mundo .

"Isto deve-se, em parte, a uma mudança no estilo de vida dessa população. Além disso, os avanços clínicos para combater essa doença não atingem as mulheres que vivem nessas regiões."

A OMS destacou ainda a "necessidade urgente" para os avanços na detecção, diagnóstico e tratamento de câncer de mama a serem implementados em países em desenvolvimento.

A entidade prevê que o número de casos de câncer vai subir para mais de 19 milhões por ano até 2025.


MEC divulga resultado do Enem 2013


Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já podem consultar o resultado do exame. O Ministério da Educação (MEC) divulgou no fim da noite desta sexta-feira (3) as notas na internet. Para consultar o resultado, o estudante deve usar a senha do Enem e o número de inscrição ou o CPF. Quem perdeu a senha pode recuperá-la no próprio site. No ano passado, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem.

No exame, a correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. 

Assim, um item em que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. Dessa forma, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. 

Para ajudar a entender o cálculo da nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou uma ferramenta no site, onde é possível verificar, de acordo com a pontuação, as competências dominadas e as que se tem dificuldade.

Os candidatos ainda não têm acesso ao espelho da redação, onde serão disponibilizadas as notas individuais em cada uma das cinco competências exigidas no texto. O Inep ainda não tem previsão de data para a divulgação do espelho da redação. No ano passado, ele foi divulgado um mês após a nota da prova. A divulgação é apenas para fins pedagógicos. Nem a nota divulgada nesta sexta-feira, nem a correção da redação cabem recurso.

Participação em programas com Sisu, ProUni e Fies

A nota do Enem pode ser usada para a participação em programas como o Sistema de Seleção de Unificada (Sisu) que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras. 

As vagas são ofertadas por meio de editais. O primeiro, do Sisu, já teve o cronograma divulgado. Na segunda-feira (6) serão abertas as inscrições, que vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 10 de janeiro, no horário de Brasília. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27. No site do programa estão disponíveis as vagas ofertadas.

Durante todo o dia, os candidatos usaram o botão F5 - do teclado do computador - para atualizar a página do Enem na internet, já que o ministério informou que o resultado estaria disponível a partir desta sexta-feira, mas sem especificar o horário.