Experiência no Controle da Hanseníase em Cariré é publicada na Inglaterra



Consoante e-mail que nos foi enviado pelo mestre em Saúde Pública, Francisco Rosemiro Guimarães, secretário municipal da Saúde, "Experiência no Controle da HANSENÍASE em CARIRÉ é publicada na Inglaterra". Veja, abaixo, o texto já traduzido do inglês para o português:

"Um exemplo de decisão política de controle da hanseníase em um município de pequeno porte no Brasil"

"O município de Carire está localizado no estado do Ceará, no Nordeste brasileiro, como um componente do maior cluster de casos de hanseníase nesta região [...].

A situação da hanseníase sofreu uma mudança positiva no âmbito da actual política administrativa que, desde 2008 examinou cuidadosamente a sua missão de promoção da saúde e qualidade de vida, através de ações intersetoriais.
O município tem identificado a mortalidade materna e saúde do público infantil, problemas de câncer, tuberculose, febre quebra-ossos e hanseníase. Os serviços de saúde foram priorizados com a localização das nove equipes de saúde da família, distribuídas geograficamente [...].

A intervenção de hanseníase foi baseada no diagnóstico rápido e tratamento oportuno, bem como a vigilância epidemiológica, com busca ativa e avaliação de contactos com a ativa participação da Secretaria da Saúde. A intensificação das atividades em janeiro de 2009, iniciou um processo no qual todos os profissionais de saúde participaram, os secretários de educação e ação social, bem como, a própria comunidade, que cria um processo sustentável, com os seguintes resultados:

1. Ações de promoção da saúde e diminuir o nível de pobreza (investimentos em educação e hábitos saudáveis de vida) e suplementos alimentares para as pessoas afetadas por doenças infecciosas crônicas (Tuberculose, hanseníase e AIDS).
2. O encaminhamento para um especialista em doenças infecciosas, treinados nos programas principais.
3. Todas as nove equipes de saúde da família estão qualificadas para assumir a responsabilidade pelo paciente em seus territórios.
4. Um centro de reabilitação física em geral com profissionais treinados, além de assistir casos de hanseníase.
5. O foco em casos de doença de Hansen levou a 100% da população residente no município a ser examinado.
6. A detecção precoce dos casos.
7. Apesar da taxa de detecção crescente (de 16/100, 000 habitantes em 2001 e 18 em 2009), o nível de incapacidade diminuiu de 33% para 5% em casos novos de 2009 e com 5,2% crianças (intradomiciliares).
8. Todos os contatos saudáveis receberam uma segunda dose da vacina BCG.

A precisão dos diagnósticos realizados pode ser garantida por especialistas. A educação e os revacinados com BCG, garantida a cooperação da população uma vez que eles compreenderam a importância da vigilância epidemiológica. Acredita-se que houve também uma desmistificação da doença e uma redução do preconceito. Este é um exemplo de foco sobre os indicadores da detecção de casos e na redução do transmissão da doença na comunidade, e torna possível a visão de um município sem hanseníase".

OBSERVAÇÃO: O artigo, publicado em inglês, está na internet, na Leprosy Review.