Escola Mons. Antônio Cândido de Melo, de Alto Feliz, promoveu a aula de campo para explorar as riquezas biológicas da região


Sábado letivo concluído com excelência! Aula de campo, explorando as riquezas históricas e biológicas da nossa terrinha. Fomos visitar a tão falada pedra do sino que fica próxima à comunidade de Alto Feliz, em Tanques-Cariré. Lá, vimos algumas pinturas rupestres em rochas e que foram muito bem explanadas pelo professor Alam, bem como, a formação de uma barragem que deu a origem ao nome da localidade, construída de rochas magmáticas e por mão de obra escrava. Podemos observar uma grande variedade da nossa flora adaptada ao nosso clima semiárido, que passa por longos períodos de estiagem, e assim, adquirindo aparência de árvores sem folhas, ficando assim conhecida mundialmente como floresta branca (mata branca). 

Nosso bioma, a caatinga (bioma exclusivamente brasileiro), apesar de não parecer, é uma terra muito fértil e com apenas algumas chuvas tem a capacidade de se transformar completamente de um ambiente aparentemente inóspito para uma rica paisagem verde. Não vimos nenhum animal natural, pois se escondem e/ou se camuflaram, rotina normal, considerando que uma boa parte apresentam hábitos noturnos. 


Maravilhada com a beleza do nosso sertão cearense e a sua alta capacidade adaptativa e de transformação! Aula show!.

(FOTOS / TEXTO enviados pelo Núcleo Gestor da Escola Mons. Antônio Cândido de Melo).

Nenhum comentário: