NASF/CAPS de Cariré promoveram ações de Prevenção ao Suicídio:Valorização da Vida, durante o "Setembro Amarelo"



Campanha de Prevenção ao Suicídio: Setembro Amarelo 2017

Setembro Amarelo é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde. A cor e o mês para a campanha não foram escolhidos à toa, o amarelo representa a chama da vida e a esperança; já setembro, foi escolhido por ser o mês com maior índice de suicídios no mundo e em comemoração ao dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Quando dados nos mostram que 32 pessoas conseguem cometer o suicídio é porque pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e foram socorridas a tempo, enquanto outras chegaram a pensar em suicídio. É a hora de refletir sobre como estamos lidando com nossas dores e emoções e o quanto valorizamos a nossa vida e a dos outros.

Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para o aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.

Mas como buscar ajuda sem saber onde e como pode ser ajudada?  Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada? Pensando nisso, a Equipe de Saúde Mental do NASF e CAPS da Prefeitura Municipal de Cariré-CE, realizaram durante todo esse mês, atividades de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida, trabalhando com palestras nas escolas, focando mais em grupos de adolescentes que segundo dados são os mais vulneráveis para a problemática, foram realizadas também conscientizações em sala de espera e hoje uma caminhada para chamar atenção de toda a população e nesse intuito a Equipe NASF e CAPS também se utilizou da Rádio Itamaracá FM, da cidade de Groaíras-CE, para divulgar, esclarecer, oferecer ajuda e orientar as pessoas para os possíveis acontecimentos.

Os trabalhos não param por aqui, o mês esta acabando, mas, os profissionais continuam em busca de quebrar os tabus, acolher e diminuir os índices de suicídio no município de Cariré-CE.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.