Ceará tem em média 81 casos de dengue por dia; descoberta de variante do vírus tipo 5 da doença pode dificultar desenvolvimento de uma vacina contra a dengue

De 2003 a 2013 foram 413 óbitos, sendo 64% (264) de dengue por complicação e 36% (149) de dengue hemorrágica. Descoberta de variante do vírus tipo 5 da doença pode tornar mais difícil o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue.

A chuva deste início de ano traz esperança ao povo nordestino que sofre com a estiagem, mas também preocupação, sobretudo para os órgãos de saúde, pois aumenta a possibilidade de proliferação do Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue. A espécie se reproduz preferencialmente em ambientes com água parada, seja ela limpa ou suja, embora também possa se adaptar a outros ambientes.

Cuidados
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti é preciso estar atento a alguns cuidados: não deixar água parada em pneus fora de uso e na calha, as vasilhas que ficam abaixo dos vasos de plantas não podem ter água (o ideal é usar areia), garrafas e recipientes semelhantes devem ser armazenados em locais cobertos, de cabeça para baixo, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo bem fechada.
.

Descoberta de variante do vírus preocupa
Neste ano, a preocupação é com o surgimento de um novo fator: a descoberta de mais uma variante do vírus da dengue, a partir de análises feitas em amostras de sangue colhidas durante uma epidemia da doença em 2007, na Malásia. O tipo 5 da doença pode tornar ainda mais difícil o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue.

CONTINUE LENDO...
Victor Emanuel Pessoa Martins, professor da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), comenta que, por mais distante geograficamente que a Malásia esteja do Brasil, o tráfego de pessoas entre os países (principalmente via aérea) reduziu quaisquer distâncias que separem os países. "Neste caso, a população estaria suscetível à nova variante do vírus da dengue", afirma. O especialista complementa que se pode esperar, inclusive, o aumento do número das formas graves da doença.

Risco

"Qualquer nova variante de vírus que circule em uma área previamente isenta de sua presença oferecerá riscos para a população exposta, tendo em vista que o sistema imunológico dos indivíduos desta população ainda não possui o repertório de defesa (anticorpos) preparado para combatê-la", frisa.

O especialista esclarece que o surgimento da variante do vírus é resultado dos processos de evolução observados ao longo do tempo, e que podem ser favorecidos pela circulação simultânea de mais de uma variante desses vírus em uma mesma área. Já com relação aos vetores, estes eventualmente podem sofrer alterações na sua capacidade de transmitir os novos vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.