Encerrada ontem (16), a segunda oficina de formação do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA)

FOTOS:VICENTE JOSÉ RODRIGUES

Foi realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, na sede da Secretaria Municipal da Educação, a segunda oficina de formação do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), com a participação de coordenadores pedagógicos de 14 escolas deste Município e de palestrantes convidados. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria da Educação, e em parceria com o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente(PETECA) e Projeto Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola.

A programação da citada oficina cumpriu a seguinte pauta:
Dia 15/02/2011:
- Credenciamento
- Apresentação do programa PETECA, pela sua coordenadora municipal, Irany Alves da Silva Sousa.
- Palestra sobre o PETI, pela sua coordenadora municipal, Jaqueline Dias Martins.
- Debate sobre o tema: "Piores formas do trabalho infantil".
- Exibição do DVD "Você viu a Rosinha?".
- "Os prejuízos do trabalho infantil para educação". Palestrante: Edite Maria Lopes Lourenço, secretária municipal da Educação.
- Palestra sobre o PROJOVEM e o CRAS, pela coordenadora dos mencionados programas, Carmiranda Miranda.

Dia 16/02/2011:
- Dinâmica: "Recordando a Infância".
- "Sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente". Palestrante: Ângela Maria Silva Ferreira, conselheira tutelar.
- "Os prejuízos do trabalho infantil para a saúde". Palestrante: Francisco Rosemiro Ximenes Guimarães Neto, mestre em Saúde Pública e secretário municipal da Saúde de Cariré.
- Apresentação de cartilha dramatizada pelos coordenadores pedagógicos: João Paulo, Diego, Alex, Adriana, Edileusa.
- Vídeo: "Vida Maria".
- Avaliação da oficina.

Segundo informações de Irany Alves da Silva, coordenadora municipal do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA), "posteriormente, os coordenadores pedagógicos irão levar o conteúdo da sala de aula para os professores de suas escolas e, também, promover interação sobre o assunto, com as famílias dos alunos, nas etapas que sucedem o programa no município".

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