Existem mais motos que pessoas habilitadas no Ceará

Sobral tem uma frota de automóveis é 74.354, sendo que desses 37.048 são motos e apenas 40.131 são habilitados, de acordo com os dados oficiais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Não é apenas no Interior que o fato ocorre, apesar de registrar o maior crescimento de frota. Em dez anos, a frota da Capital cresceu 108,52%, já a do Interior atingiu 240,84%. Esse crescimento não tem acompanhado as habilitações expedidas pelo Órgão. Para os 2.453.124 veículos registrados até maio deste ano, existem apenas 1.593.949 habilitados em todo o Estado.

Na Zona Norte do Estado, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, responsável por atender os municípios da Região, realizou, em 2015, cerca de 40 mil atendimentos na Emergência. Desses, 30% (aproximadamente 12 mil) foram ocasionados por acidentes de moto. De acordo com o coordenador da Emergência Adulta da Santa Casa, Jeferson Ponte, o aumento do número de acidentes é atribuído ao fato de não haver cobrança do uso de capacete na grande maioria dos municípios vizinhos. Além da falta de uso do capacete há também a ausência de habilitação. Dos 12 mil acidentes com motociclistas registrados pela Santa Casa, em 70% o maior impacto sofrido pelo envolvido é na cabeça.
“A fiscalização deveria ser intensificada pelas autoridades de trânsito, para que se exija habilitação dos motoristas e também os equipamentos de proteção individual”, afirma o médico. O setor também tem observado um aumento intenso, tanto na quantidade como na gravidade dos pacientes que chegam ao Hospital vítimas de acidentes de trânsito na região. Motociclistas, ciclistas e pedestres compõem a grande maioria das vítimas – adultos e jovens principalmente.

Além da falta de fiscalização, também falta conscientização da população em utilizar os equipamentos de segurança. “Outra coisa que preocupa é quando esse fato é associado ao consumo de bebida alcoólica. Se a fiscalização fosse feita com mais vigor, nós temos certeza de que os casos de acidentes diminuiriam na Santa Casa”, enfatiza o coordenador da emergência.

Segundo o Coordenador de trânsito de Sobral, Antônio do Nascimento Lino, 2014 foi marcado pelo aumento de ações dentro do município a fim de diminuir essa taxa. “Conseguimos, dentro de Sobral, reduzir o número de acidentes, principalmente de motos, em 50% até setembro. Quando sair o novo balanço de acidentes anuais, poderemos ver a redução no que se refere ao município em frente aos dados de atendimentos em hospitais”, afirma.

Dentre as ações, houve um aumento de contingente, que de 11, subiu para 40. Mesmo assim, o número ainda é insuficiente para a área a ser atendida, com mais de 70 mil veículos. “Com o novo concurso para guarda municipal, que abrirá 100 vagas, ficamos na expectativa de que uma parte desses novos recrutas seja destacada para a Autarquia Municipal de Trânsito”. Segundo o coordenador, hoje as duas principais infrações são menores na condução de motocicletas e a falta de habilitação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.