Governo do Estado e Secretaria das Cidades construirão fogões a lenha ecológicos em comunidades rurais do Município de Cariré

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES







Na última quinta-feira (21), foi realizada nas dependências da Capela de Nossa Senhora de Nazaré, no Distrito de Tapuio, uma reunião dirigida à comunidade local e das localidades circunvizinhas, para a apresentação do chamado fogão ecológico a lenha e/ou fogão ecoeficiente. Na ocasião, a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Virgina Souza Aguiar (na foto), esteve representando o prefeito Antônio Martins e falou sobre a parceria firmada entre o Município, Governo do Estado e a Secretaria das Cidades, para a instalação de 191 fogões ecológicos, nas seguintes comunidades: Anil, Caiçara, Campo Frio, Flores, Lagoa de Fora, Muquém de São Pedro e Tapuio.

Perante o grande número de senhoras donas de casa presentes à reunião, o assessor técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis-IDER, Ákilas Girão, fez a apresentação do fogão ecoeficiente, explanando, detalhadamente, sobre as formas corretas de instalação e funcionamento do equipamento. Disse ele que "os fogões a lenha ecológicos são construídos com tijolos refratários que mantém o calor dentro da estufa e economizam lenha. Isso também garante que a temperatura do ambiente não se altere. Outra vantagem é a fumaça, que antes ficava pela casa e agora é totalmente eliminada pela chaminé. O pedreiro demora apenas algumas horas para concluir o trabalho e quatro dias depois, o fogão já pode ser usado. O fim da fumaça é um alívio para agricultores com problemas respiratórios".

Segundo ainda Ákilas Girão, "a construção dos fogões gera também empregos nas comunidades pobres, trabalhadores locais são treinados para a instalação. Um mestre de obras, previamente treinado pelo IDER, vai até as comunidades, para treinar os profissionais locais, gerando mão de obra qualificada e fonte de renda para os mesmos. Um total de 70 municípios cearenses já foram contemplados com a instalação dos fogões ecológicos, com mais de 20.000 famílias sendo beneficiadas. O Governo do Estado financia, integralmente, a instalação do fogão ecoeficiente, enquanto que a Prefeitura Municipal solicita o equipamento, contando, também, com o apoio das associações comunitárias locais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.