31 açudes do CE já sangraram em 2011, 26 seguem sangrando
17/04/11
Moradores da Região Norte do Ceará comemoram a sangria dos açudes, resultado das fortes chuvas dos últimos meses. Dos 134 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Híidricos (Cogerh), 31 já sangraram em 2011. Desses, 26 seguem sagrando.
Aires de Sousa, mais conhecido como Jaibara, sangrou recentemente. A expectativa era grande, uma vez que, desde a construção do açude de Taquara, no Cariré, diminuiu a quantidade de água que ia para o local. A água renova significa alívio para os criadores de tilápia, já que em 2010 o açude chegou a ficar apenas com 36% da capacidade.
Na Região Norte, 11 reservatórios já atingiram a capacidade mázima de armazenamento. São eles: na Bacia do Acaraú, além do Aires de Sousa, Forquilha, Acaraú Mirim, Arrebita, Bonito e São Vicente; na Bacia do Coreaú, o Angicos, Diamante, Itaúna, Tucunduba e Várzea da Volta.
De acordo com a Cogerh, atualmente a capacidade hídrica das duas bacias da Região Norte do Ceará é de 77%, isso significa que há abastecimento garantido por pelo menos 1 ano. Bem diferente da realidade de 2010, quando nenhum açude sangrou e a situação ficou preocupante. (Fonte: TV Verdes Mares - Programa Nordeste Rural).
Açude Trapiá III localizado na bacia do Coreaú no Distrito de Ubaúna também está sangrando. Confira no Blog do Gleison. www.gleisonews.blogspot.com
ResponderExcluir