A Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, de Cariré - CE, promoveu de forma bastante exitosa neste dia 14 de maio de 2012 a segunda edição do DIA D DA MATEMÁTICA. Tal evento, que faz parte do calendário de eventos da escola desde 2011, é uma ação voltada a enfatizar perante os estudantes a passagem do DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA, que foi comemorado no último dia 06 de maio, em homenagem ao aniversário de nascimento de Malba Tahan.
Durante o evento, estudantes tiveram a oportunidade, durante os três turnos de ensino, de conhecer a matemática lúdica tão bem difundida e defendida por Malba Tahan. Gincanas matemáticas, adivinhas, piadas, poemas, letras de música, palíndromos, jogos matemáticos, desafios lógicos, tangrans, desafios com palitos, charadas matemáticas, ... Isto é apenas uma amostra do que os estudantes puderam encontrar nas salas de aula.
As ações do DIA D DA MATEMÁTICA também buscaram mostrar a interdisciplinaridade da matemática, em especial com a literatura e a geografia, destacando-se a contribuição da matemática na arte por meio dos trabalhos de M. C. Escher. Salas temáticas diversas faziam uma homenagem a matemáticos famosos, além de trazê-los ao conhecimento dos estudantes através da apresentação de sua biografia.
O evento foi aberto ao público, recebendo visitas de membros da imprensa, bem como de estudantes de outras escolas do município de Cariré.
OBJETIVOS
A realização do Dia D da Matemática foi pensada com os seguintes objetivos:
- desenvolver nos estudantes o gosto pela matemática, de modo a transformar esta disciplina (que muitas vezes é detestada por eles) em algo que lhe é compreensível;
- aproximar o estudante da matemática;
- apresentar as diversas situações cotidianas em que a matemática se faz presente;
- dinamizar o ensino desta disciplina, de modo a mostrar diferentes formas de abordá-la em sala de aula;
- promover na escola um ambiente de aprendizagem associada à descontração.
JUSTIFICATIVA
O método tradicional de ensino, centrado na pessoa do professor, há muito tempo se mostra equivocado e improdutivo. Desta forma, cada vez mais se buscam meios em que o aluno seja o centro de seu próprio saber, de forma a construir o seu conhecimento.
Proporcionar situações que venham de encontro a esta tendência não é algo simples. Desta forma, estratégias diversas devem ser buscadas de forma a levá-lo a construir conhecimentos.
Por outro lado, cada vez mais se busca a chamada escola viva, na qual o estudante não apenas tem contato com o conteúdo livresco, mas tem espaço para manifestar suas múltiplas tendências, se divertir e ser inserido de forma plena na sociedade em que vive.
Estudos apontam que o aluno aprende melhor quando ele é desafiado pelo que se pretende ensiná-lo. Desta forma, a realização do Dia D da Matemática se justifica como elemento capaz de atrair o estudante ao ensino desta disciplina, bem como elemento capaz de dinamizar a rotina escolar.
PÚBLICO ALVO
O Dia D da Matemática, evento promovido pelos professores de matemática da Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, foi destinado a todos os estudantes desta unidade de ensino, bem como aos alunos das demais instituições de ensino de nossa cidade que quiseram nos visitar.
O evento também foi aberto a toda a comunidade carireense, que pôde observar o talento de nossos estudantes.
REALIZAÇÃO
Tal evento foi uma realização dos professores de matemática desta unidade de ensino e contou com o apoio dos professores das demais disciplinas, bem como do núcleo gestor da Escola Marieta Cals.
Sua realização se deu no dia 14 de maio de 2012, compreendendo os seguintes horários:
- manhã: de 7:00h às 11:20h;
- tarde: de 13:00h às 17:20h;
- noite: de 18:30h às 22:00h.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
O Dia D da Matemática foi composto por uma sequência de atividades realizadas de modo a aproximar o estudante desta disciplina. Assim sendo, foram realizadas as seguintes atividades em cada um dos três turnos:
- abertura do evento através da fala do núcleo gestor da escola, o qual falou sobre a importância de eventos como este para tornar a escola mais viva;
- fala dos professores de matemática, os quais focaram na importância de se aproximar a matemática da vida do estudante;
- realização de gincana inter-classe composta por questões referentes a conhecimentos matemáticos diversos;
- cerimônia de entrega de certificados aos alunos participantes da OBMEP 2011;
- lançamento, a cada meia hora, de uma adivinha matemática para os alunos responderem;
- realização de gincana entre equipes formada por questões de raciocínio lógico;
- após as gincanas, aberturas das salas temáticas para visita dos presentes. Nestas salas o visitante era desafiado seja a resolver um desafio lógico-matemático, seja a realizar atividades com palitos ou a montar figuras diversas com tangrans. Tivemos também testes de QI e desafios matemáticos nos computadores do laboratório de informática, além de uma sala de matemática interdisciplinar.
- encerramento com um bingo matemático.
SALAS TEMÁTICAS
As salas temáticas estavam assim denominadas:
→ sala Einstein, no laboratório de informática, trouxe os desafios ali instalados;
→ sala Euler, contou com exposições dos sólidos platônicos;
→ sala Platão, na qual foi realizada a gincana entre equipes;
→ sala Pitágoras, na qual tivemos os desafios com palitos, tangrans, torre de Hanói, etc.;
→ sala Bháskara, trouxe os desafios de raciocínio lógico, sudokos, quadrados mágicos, sete erros, etc.;
→ sala Escher, mostrou a matemática de forma interdisciplinar com curiosidades, textos, piadas, poemas, palíndromos e charges matemáticas;
→ sala Descartes, sala que contou com xadrez para que aqueles que sabiam ou queriam aprender a jogar este importante jogo.
AUTOR DA MATÉRIA:
FOTO:BLOG CARIRÉ EM REVISTA
Durante o evento, estudantes tiveram a oportunidade, durante os três turnos de ensino, de conhecer a matemática lúdica tão bem difundida e defendida por Malba Tahan. Gincanas matemáticas, adivinhas, piadas, poemas, letras de música, palíndromos, jogos matemáticos, desafios lógicos, tangrans, desafios com palitos, charadas matemáticas, ... Isto é apenas uma amostra do que os estudantes puderam encontrar nas salas de aula.
As ações do DIA D DA MATEMÁTICA também buscaram mostrar a interdisciplinaridade da matemática, em especial com a literatura e a geografia, destacando-se a contribuição da matemática na arte por meio dos trabalhos de M. C. Escher. Salas temáticas diversas faziam uma homenagem a matemáticos famosos, além de trazê-los ao conhecimento dos estudantes através da apresentação de sua biografia.
O evento foi aberto ao público, recebendo visitas de membros da imprensa, bem como de estudantes de outras escolas do município de Cariré.
OBJETIVOS
A realização do Dia D da Matemática foi pensada com os seguintes objetivos:
- desenvolver nos estudantes o gosto pela matemática, de modo a transformar esta disciplina (que muitas vezes é detestada por eles) em algo que lhe é compreensível;
- aproximar o estudante da matemática;
- apresentar as diversas situações cotidianas em que a matemática se faz presente;
- dinamizar o ensino desta disciplina, de modo a mostrar diferentes formas de abordá-la em sala de aula;
- promover na escola um ambiente de aprendizagem associada à descontração.
JUSTIFICATIVA
O método tradicional de ensino, centrado na pessoa do professor, há muito tempo se mostra equivocado e improdutivo. Desta forma, cada vez mais se buscam meios em que o aluno seja o centro de seu próprio saber, de forma a construir o seu conhecimento.
Proporcionar situações que venham de encontro a esta tendência não é algo simples. Desta forma, estratégias diversas devem ser buscadas de forma a levá-lo a construir conhecimentos.
Por outro lado, cada vez mais se busca a chamada escola viva, na qual o estudante não apenas tem contato com o conteúdo livresco, mas tem espaço para manifestar suas múltiplas tendências, se divertir e ser inserido de forma plena na sociedade em que vive.
Estudos apontam que o aluno aprende melhor quando ele é desafiado pelo que se pretende ensiná-lo. Desta forma, a realização do Dia D da Matemática se justifica como elemento capaz de atrair o estudante ao ensino desta disciplina, bem como elemento capaz de dinamizar a rotina escolar.
PÚBLICO ALVO
O Dia D da Matemática, evento promovido pelos professores de matemática da Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, foi destinado a todos os estudantes desta unidade de ensino, bem como aos alunos das demais instituições de ensino de nossa cidade que quiseram nos visitar.
O evento também foi aberto a toda a comunidade carireense, que pôde observar o talento de nossos estudantes.
REALIZAÇÃO
Tal evento foi uma realização dos professores de matemática desta unidade de ensino e contou com o apoio dos professores das demais disciplinas, bem como do núcleo gestor da Escola Marieta Cals.
Sua realização se deu no dia 14 de maio de 2012, compreendendo os seguintes horários:
- manhã: de 7:00h às 11:20h;
- tarde: de 13:00h às 17:20h;
- noite: de 18:30h às 22:00h.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
O Dia D da Matemática foi composto por uma sequência de atividades realizadas de modo a aproximar o estudante desta disciplina. Assim sendo, foram realizadas as seguintes atividades em cada um dos três turnos:
- abertura do evento através da fala do núcleo gestor da escola, o qual falou sobre a importância de eventos como este para tornar a escola mais viva;
- fala dos professores de matemática, os quais focaram na importância de se aproximar a matemática da vida do estudante;
- realização de gincana inter-classe composta por questões referentes a conhecimentos matemáticos diversos;
- cerimônia de entrega de certificados aos alunos participantes da OBMEP 2011;
- lançamento, a cada meia hora, de uma adivinha matemática para os alunos responderem;
- realização de gincana entre equipes formada por questões de raciocínio lógico;
- após as gincanas, aberturas das salas temáticas para visita dos presentes. Nestas salas o visitante era desafiado seja a resolver um desafio lógico-matemático, seja a realizar atividades com palitos ou a montar figuras diversas com tangrans. Tivemos também testes de QI e desafios matemáticos nos computadores do laboratório de informática, além de uma sala de matemática interdisciplinar.
- encerramento com um bingo matemático.
SALAS TEMÁTICAS
As salas temáticas estavam assim denominadas:
→ sala Einstein, no laboratório de informática, trouxe os desafios ali instalados;
→ sala Euler, contou com exposições dos sólidos platônicos;
→ sala Platão, na qual foi realizada a gincana entre equipes;
→ sala Pitágoras, na qual tivemos os desafios com palitos, tangrans, torre de Hanói, etc.;
→ sala Bháskara, trouxe os desafios de raciocínio lógico, sudokos, quadrados mágicos, sete erros, etc.;
→ sala Escher, mostrou a matemática de forma interdisciplinar com curiosidades, textos, piadas, poemas, palíndromos e charges matemáticas;
→ sala Descartes, sala que contou com xadrez para que aqueles que sabiam ou queriam aprender a jogar este importante jogo.
LEIA TAMBÉM O TEXTO E VEJA OUTRAS IMAGENS DESTA MATÉRIA, EM:http://fagneraguiar.blogspot.com.br/2012/05/exito-total-no-ii-dia-d-da-matematica.html
AUTOR DA MATÉRIA:
Fagner Aguiar - professor de Matemática da Escola Marieta Cals.
FOTO:BLOG CARIRÉ EM REVISTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.