domingo, 21 de fevereiro de 2016

Capacitação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para agricultores fornecedores do PNAE e do PAA


Realizou-se nos últimos dias 15 e 16 de Fevereiro, na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré, a Capacitação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), com os agricultores fornecedores do PNAE e do PAA, a qual contou com a participação dos veterinários Clésio, da Secretaria de Agricultura e Pesca de Cariré; Pedro Henrique, médico veterinário da Vigilância Sanitária; zootecnista Vidal; tecnólogo de Alimentos da Secretaria de Educação, Marcio; Inês, técnica Agrícola da Secretaria de Agricultura e Pesca; Nivaldo, articulador de Empreendedorismo de Cariré; Virgilio, projetista do PAA e PNAE local. Participaram, também, agricultores do Muquém de Dentro, Alto dos Honório, Coco, Caveira, Boa Esperança, Sede do Município, Caiçara, Cacimbas, Alto Feliz, Cariré velho e outras localidades rurais. 

Na segunda-feira (15), houve a participação dos agropecuários que produzem carnes e. para os dois programas. serão fornecidos  5 tipos de carnes: frango, bovino, suíno, caprino e ovino; onde os técnicos salientaram a importância da reinauguração do Matadouro Público Municipal para atender a todas as normas fitosanitárias indispensáveis para se vender carnes para o PAA e o PNAE. Nem todos os municípios que se encontram no PAA do Estado do Ceará vão ter a oportunidade de comercializar carnes, mesmo tendo quem as produza, justamente porque não possuem matadouro público liberado pela SEMACE.


Já na terça-feira (16), o encontro focou nos alimentos processados a partir de produtos oriundos da agricultura familiar, tais como: bolos, doces, biscoito, tapioca de mandioca, polpa de frutas, tempero caseiro e mel de abelha. Foi explicado que para a liberação das suas respectivs participações no PAA deste ano, será exigida mais uma vez o laudo de funcionamento expedido pela Vigilância Sanitária.

"O Projeto do PNAE e do PAA juntos comercializam mais de 180 toneladas em alimentos oriundos da agricultura familiar, por ano, em Cariré. Sem falar que todos estes produtos são comprados e consumidos aqui, o que dá sustentabilidade juntamente com outras inciativas e à uma parte importante da produção agropecuária de Cariré. Por isso, contam com o nosso apoio, seguindo a orientação do nosso prefeito Antonio Martins", afirmou Cláudia Gonçalves, secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré-CE.


AUTOR DA PAUTA:
Virgílio Félix de Lima - projetista do PAA e PNAE de Cariré-CE.





FOTO/ARQUIVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... '