Criada ontem (28), a Associação dos Artesãos da Palha de Carnaúba de Muquém de São Pedro (MUCAÚBA)

FOTOS & TEXTOS: VICENTE J.RODRIGUES
Ontem (28), em Muquém de São Pedro, no Anexo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, estiveram reunidos os artesãos da palha de carnaúba daquela localidade, quando na oportunidade foi criada a Associação dos Artesãos da Palha de Carnaúba de Muquém de São Pedro, com a denominação de MUCAÚBA, que é uma junção dos nomes "Muquém + Carnaúba". Essa associação foi formada com o propósito de renovar o trabalho com a palha de carnaúba, que no passado tinha sido uma atividade importante na região, além de congregar a classe dos artesãos e lutar pela conquista de benefícios, na busca de melhoria da auto-estima e como fonte de renda para susbsistência de suas famílias. Vale salientar que a maioria absoluta dos componentes da referida associação é formada por mulheres da comunidade local.



Estiveram presentes à reunião, orientando e colaborando para a formação da Associação dos Artesãos da Palha da Carnaúba, em Muquém, a consultora do Centro de Artesanato do Ceará (CEART), Roberta Sá, o assistente social Virgílio Felíx de Lima, representando a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS de Cariré, e Sâmia Ayres, representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-CE).

Associação dos Artesãos da Palha de Carnaúba de Muquém de São Pedro (Mucaúba) foi formada e aclamada com a seguinte composição: Presidente - Francisca das Chagas Lopes Silva; Vice-presidente: Maria do Socorro Marinho Pinho; Secretária - Maria da Conceição Lopes da SIlva; Tesoureira - Simone Costa da SIlva; Conselho Fiscal - Maria Laura da SIlva e Maria do Socorro Nascimento Silva.

Um comentário:

  1. Parabens pela criação da ssociação. Acredito que o primeiro trabalho da assocoação seja a conservação do carnaubal que esta sendi dissimado pelo homem que esta cortando e vendendo a madeira para outros fins e outro ponte mais importante é o cobate a trepadeira que está devorando a carnauba, a oiticica e toda mata onde ela se instala. este problema está fugindo da condição fianceira do équeno proprierário sendo necessário uma parceria governamental. Existe uma ong "PROJETO CARNAUBA! que não faz nada. Procure mais informação Espéro que associação recebe meu comentario quase como um pedido de socorro e não uma crítica. Visite os distriyos de Tapuio, Anil. Sto, Antomio e outros que tenho certeza que encontrarão esta realidade. PNDE HOUVER UMA CARANUBA COBERTA DE FILHAS, ESTA ESTÁ SENTENCIADA A MORTE. O artezanato vai ficar aonde? PARABENS,

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.