Realizada a reunião de planejamento para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Cariré-CE

Aconteceu na última quarta-feira (19/09) a primeira reunião de planejamento para a Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Cariré. Estiveram presente o Dr. Rômulo Cabral e a Sra. Janaína Pinheiro, respectivamente, Representante e Articuladora da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, e a Sra. Mariângela da M. Laydener Consultoria, empresa que irá trabalhar junto ao município na elaboração e planejamento do PMSB

Representando o Prefeito Elmo Aguiar, estava o Vice-prefeito Carlinhos Rufino, além dos Secretários Municipais Francisco Teles (Agricultura), Leticia Reichel (Saúde), Bibi Aguiar (Seplag). Presentes, também a Dra. Patrícia Manso (Procuradora do Município) e Dra. Raquel Portela (Controladora do Município), além dos membros da Equipe Local que acompanhará o desenvolvimento do PMSB, nomeados através de portaria do Executivo Municipal. 

O objetivo geral deste trabalho é estabelecer um planejamento das ações de saneamento com a participação popular, atendendo aos princípios da política nacional de saneamento básico com vistas à melhoria da salubridade ambiental, a proteção dos recursos hídricos e promoção da saúde pública, quanto aos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, além do manejo correto dos resíduos sólidos e sua destinação final, bem como a implantação da coleta seletiva em todo o território municipal. O Plano definirá os objetivos, princípios, as diretrizes, o plano de metas e os respectivos programas e projetos, os recursos orçamentários, os instrumentos de monitoramento e os mecanismos de participação social.

O Secretário do Meio Ambiente, Adauto Araújo deu as boas-vindas aos representantes da Secretaria das Cidades e da M. Laydener Consultoria. Agradeceu também a presença do Vice-prefeito e dos Secretários Municipais ali presentes, além dos membros da Equipe Local de acompanhamento dos trabalhos executivo de elaboração do PMSB. Agradeceu também o apoio da equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Roberto Kelson e Ednaldo Martins. Enfatizou a importância deste programa para Cariré, onde abrangerá além da sede municipal, os distritos de Arariús, Alto dos Honório, Cacimbas, Tapuio e Jucá, bem como, as regiões de Boa Esperança/Almas; Alto Feliz; Anil/Juré/Santo Antônio e Serrote Branco/Tapera/Meio-Dia. 

Este Programa conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e é parte integrante do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais/Cidades do Ceará II, do Governo do Estado, atendendo a Lei de Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico, Lei nº 11.445/2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.