Sala do Empreendedor da Prefeitura Municipal de Cariré/SEBRAE apresentam o Projeto DET, a palestra motivacional "O Sucesso em Suas Mãos" e entregam certificados de conclusão de cursos técnicos

A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Sala do Empreendedor, em parceria com o SEBRAE-CE promoveu na última segunda-feira (29/06), às 19h30, no auditório da Fábrica de Cultura, nesta cidade, a apresentação do Projeto DET-Desenvolvimento Econômico Territorial, a palestra motivacional sobre "O Sucesso em Suas Mãos", além da entrega de certificados aos alunos que concluíram os cursos de Atendimento ao Cliente, Aprender a Empreender e Técnicas de Vendas.


Estiveram presentes ao evento médios e pequenos empresários, estudantes de Administração da Escola Profissional Guiomar Belchior Aguiar de Cariré e os concludentes dos cursos acima mencionados.


Ao final das palestras houve a entrega simbólica de 71 certificados aos concludentes dos seguintes cursos técnicos profissionalizantes: Técnicas de Vendas, Apreender a Emprender, Atendimento ao Cliente.


LEIA, NA INTEGRA, A ENTREVISTA ESPECIAL GRAVADA COM HUGO MACÁRIO BRITO, ANALISTA DO SEBRAE...

"O DET na Região Norte está beneficiando  14 municípios mais carentes, no caso Cariré é um dos municípios beneficiados. Esse projeto objetiva trabalhar na zona rural, na zona urbana para apoiar o desenvolvimento econômico dos municípios mais carentes da Região Norte. Hoje (29/06) a gente vai ter uma palestra, onde eu vou explicar para as pessoas aqui de Cariré sobre o Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial, além disso nós teremos uma palestra com a consultora Luana Maura, onde ele vai fazer uma palestra sobre Motivação: Juntos Podemos Mais [...]. Então, o projeto trabalha a capacitação, através de consultorias, de cursos, palestras, Nós também trabalhamos através de missões. Agora há um mês passado a gente fez uma missão onde 10 produtores de Cariré visitaram a Tecnordeste, que é a miaor feira de pecuária do Ceará". 

CONTINUE LENDO...

"E teremos agora dia 13 de julho, outra missão, pegando o pessoal da ACCOCA, que é uma associação local, onde eles (criadores) vão ao Cariri. O DET está apoiando e viabilizando as passagens, viabilizando um microônibus, lá no Cariri, para a gente  se deslocar, onde a missão vai ser conhecer  uma unidade de beneficiamento de leite, no distrito de  Ponta da Serra, no Crato, Ceará, na comunidade de "Malhada". Eles vão pra conhecer  essa unidade de beneficiamento, porque a ideia é implantar uma unidade de beneficiamento de leite aqui no Cariré. Então estão  indo 14 pessoas, dos quais 13 produtores  e eu também estarei acompanhando essa missão...Aproveitaremos  e visitaremos também a ExpoCrato, que é a maior feira setorial de agropecuária do Norte e Nordeste. Então, a nossa visita lá ao Crato vai ter essas duas missões: ver essa unidade de beneficiamento de leite e, também, visitar a ExpoCrato, pra ver fornecedores, pra ver também animais [...]. 

O Projeto DET já está sendo previsto mais ações agora para o próximo trimestre. Aqui em Cariré até agora nós tivemos três cursos: um Curso de Vendas, um  Curso de Empreendedor e um Curso de Atendimento. Tivemos consultoria na área de vendas, tivemos duas oficinas pra empreendedores individuais e tivemos cerca de 5 palestras. Mas esse Projeto DET, ele inicia agora em 2015 e deverá continuar funcionando  até 2017. Então nós teremos três anos, onde a população  de Cariré, os empresários de Cariré poderão praticamente sem custo nenhum se capacitar, desenvolver  seus negócios, porque a ideia  do DET é que os comércios daqui da Região, eles fiquem mais aprimorados, porque o maior  concorrente de Cariré são as empresas de Sobral, que  são buscadas exatamente, porque os comércios  daqui ainda não se modernizaram. A gente acredita que havendo uma modernização dos comércios locais, as pessoas em vez de pegar uma topic e ir para Sobral gastar esse dinheiro, eles vão consumir  aqui no próprio Cariré, gerando emprego aqui, gerando desenvolvimento aqui  e deixando os impostos aqui também. Então esse é o objetivo  do Desenvolvimento Econômico Territorial que é desenvolver os setores produtivos dos municípios de pequeno porte".

Indagado sobre o apoio que vem sendo prestado pelo prefeito Antônio Martins em prol do desenvolvimento local, através da Sala do Empreendedor do Sebrae, Hugo Macário Brito assim respondeu: "Bom, Cariré é um dos municípios pioneiros  na implementação da Lei Geral. Pra você ter uma ideia, a gente tem a Lei Implementar em Cariré, em Varjota, em Pacujá. A lei está plenamente implementada com o agente de desenvolvimento e tudo [....]. Cariré fou um dos primeiros, quiçá o primeiro  aqui da Região Norte a implementar a Lei. Nós temos aqui pela implementação da Lei, nós temos uma Sala do Empreendedor aqui, onde os empreendedores  e os microempreendedores individuais podem procurar o Nivaldo, que ele atende, abrindo empresas, fazendo Aditivo Empresa, dando Baixa Empresa e, também, atende os empresários locais, organizando esses cursos, já que esses cursos  que o SEBRAE promove aqui é de parceria com a Sala do Empreendedor. Então, o agente de Desenvolvimento Nivaldo, ele é  um fator preponderante, pra que esses eventos venham pra cá, E o Nivaldo é um agente de Desenvolvimento custeado pelo Município de Cariré. Então, quem custeia também a Sala do Empreendedor é o Município, Então, eu considero exemplar a parceria que o SEBRAE tem aqui em Cariré, o que deixa a desejar em outros municípios que ainda não conseguiram evoluir, como Cariré está evoluído. Cariré está muito avançado, eu queria dar parabéns pra população de Cariré, que tem a felicidade de ter uma Prefeitura que está desempenhando o papel nesse segmento de Empreendedorismo",

Finalizando a entrevista, sobre a instalação de um Terminal (Totem) na Sala do Empreendedor de Cariré, o analista do SEBRAE Hugo Macário Brito, assim comentou":o SEBRAE implementou nas duas cidades onde estava mais avançado. Então foi Cariré e Varjota, Foi implementado  um Totem de Atendimento, onde o empreendedor  pode tirar as informações. como se fosse um caixa eletrônico, só que a pessoa tira informações nesse caixa. É um investimento cerca de R$ 22.000,00 que o SEBRAE fez em cada caixa eletrônico desse, totalmente automatizado [...]. Nós temos só dois desses terminais (Totem): um aqui e outro em Varjota. Em Sobral a gente tem também. Mas, tirando Sobral, que é a maior cidade da Região, nas cidades pequenas  nós temos esses dois Totens, valorizando exatamente   esse pioneirismo de Cariré e o pioneirismo também de Varjota".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.