Realizada ontem (21), a I Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariré, com o tema "Novos Paradigmas Para o Sistema Nacional"


Realizada ontem (21), no auditório da Fábrica de Cultura, a I Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariré, a qual foi promovida pela Prefeitura de Cariré-CE, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e contou com presenças de alguns secretários municipais, vereadores, "prefeitinhos" das localidades e distritos, alunos, professores, diretores e sociedade civil. A palestra central do evento versou sobre o tema "Novos Paradigmas Para o Sistema Nacional", o qual faz parte da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. 

A finalidade da realização da I Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariré foi compartilhar a responsabilidade entre o estado e a sociedade, na elaboração de novas políticas públicas de proteção e defesa civil, além de ajustar estratégias de implementação das políticas já existentes. Na ocasião foram trabalhados os seguintes eixos: EIXO 1 - Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres; EIXO 2 - Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; EIXO 3 - Gestão do conhecimento em Proteção e Defesa Civil; EIXO 4 - Mobilização e Promoção de uma resposta de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.


A mesa de honra do cerimonial do evento esteve composta pelas seguintes autoridades: prefeito de Cariré, Antônio Martins; presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Doriedes Honório de Sousa; secretário municipal do Meio Ambiente e coordenador do COMDEC, Adauto Eleotério Araújo; secretária da Educação e primeira dama de Cariré, Virgina Souza Aguiar; advogado Herisson Araújo, representando a Procuradoria Geral do Município; tenente CBM Sidney Marcos, representante da Defesa Civil de Sobral e palestrante da referida Conferência.



Na ocasião houve os pronunciamentos do prefeito municipal de Cariré. Antônio Rufino Martins, e do secretário do Meio Ambiente, Adauto Eleotério Araújo, os quais enalteceram a importância da realização da I Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariré e, bem como, o compromisso e a participação de toda a comunidade na luta pela preservação do meio ambiente, na proteção e defesa de todos os cidadãos.


Após a palestra central proferida pelo tenente CBM Sidney Marcos, representante da Defesa Civil de Sobral, houve a formação dos Grupos de Trabalhos, os quais foram conduzidos pelo tenente CBM Sidney Marcos e pelo subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, com a finalidade de elaborar propostas à 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. Após a conclusão dos trabalhos foram validadas e priorizadas as propostas por parte da plenária. 





 


Após essa etapa, foi a vez de eleição de delegados e suplentes que deverão representar o município de Cariré, na 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Após o encerramento da I Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariré todos os que participaram ativamente da mesma receberam seus certificados, os quais foram entregues pelo secretário municipal da SEMMA, Adauto Eleotério Araújo.

Na imagem coletiva, vemos os participantes ativos da I Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cariré, posando ao lado do secretário municipal do Meio Ambiente, Adauto Eleotério Araújo, e do tenente CBM Sidney Marcos e do subtenente CBM Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral/CE (OBS: Clicar na imagem, para visualizar em forma de POSTER!)

NO ENCARTE ESPECIAL, LEIA AS PROPOSTAS DOS GRUPOS DE TRABALHOS:

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA DEFESA CIVIL DE CARIRÉ RESULTADOS DOS TRABALHOS COLHIDOS POR EQUIPES

EIXO 1 - Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres.
PRINCÍPIOS:
1 – Criar mecanismos para que todos os municípios tenham mapeadas suas áreas de riscos;
2 – Transformações de passagens molhadas e/ou pau a piques por passagens elevadas e/ou pontes, em virtudes das necessidades das comunidades afetadas por este tipo de problema;
3 – Criar incentivos e estruturas para que os municípios através das CONDECS criem os NUDECS.

CONTINUE LENDO...
EIXO 2 - Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil.
PRINCÍPIOS:
1 – Implantação de uma política de proteção local aos mananciais, evitando a entrada de dejetos de animais e de humanos;
2 – Articular as políticas já existentes ou implementar novas políticas junto a defesa civil projetos de prevenção ao açoriamento e destruição das matas ciliares dos rios da região;
3 – Implementar politica de educação, conteúdos obrigatórias das propostas da política nacional e proteção e defesa civil.
DIRETRIZES:
1 – Criar mecanismos de fiscalização e monitoramento do sistema de tratamento de água e esgoto com a finalidade de proteger os mananciais do município.

EIXO 3 - Gestão do conhecimento em Proteção e Defesa Civil.
PRINCÍPIOS:
1 – Inserir em currículo escolar a obrigatoriedade do estudo de conteúdos voltados para conhecimento em proteção e defesa civil, na educação básica;
2 – Implantar projetos envolvendo a comunidade cientifica no desenvolvimento de pesquisas voltadas para identificação e proteção de áreas de risco;
3 – Desenvolver um trabalho de conscientização da coleta seletiva de lixo, junto ao município, mobilizando todas as esferas da sociedade;
 4 – Revitalização, universalização com suportes financeiros regulares ao projeto RONDON, vinculando o Brasil aos municípios;
5 – Criar leis nos âmbitos federal, estadual e municipal para a implantação do sistema de captação de águas pluviais através de cisternas em escolas, creches e hospitais públicos com objetivo de manter a normalidade das atividades nos períodos de estiagem.
DIRETRIZES:

EIXO 4 - Mobilização e Promoção de uma resposta de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.
PRINCÍPIOS:
1 – Compreender que mesmo o nosso município não possua tantos problemas, precisamos criar uma consciência de que existam problemas, reduzindo os possíveis danos;
2 – Para que sejamos uma cidade resiliente, precisamos estabelecer políticas publicas organizada.
DIRETRIZES:
1 – Tem que ser criada o NUDEC /COMPDEC;
2 – Divulgar planos desenvolvidos pela Defesa Civil de cada localidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.