A pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente da República, Michel Temer, decretou uma ação de garantia de lei e da ordem em Brasília. As tropas federais devem ser enviadas à Esplanada dos Ministérios. O objetivo é preservar o Congresso Nacional e os prédios que abrigam os ministérios.
A decisão foi comunicada em um rápido pronunciamento do ministro da Defesa, Raul Jungmann, na tarde desta quarta-feira (24/5). De acordo com ele, Temer classificou como "inaceitável a baderna" e disse que "não permitirá que atos como esses coloquem em risco a segurança da população e a preservação do patrimônio público".
Segundo o Ministério da Defesa, a Garantia da Lei e da Ordem é um instrumento que só pode ser utilizado por ordem expressa do presidente da República "em graves situações de perturbação da ordem em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança". Ela concede, provisoriamente, aos militares o direito de atuar com o poder de polícia.
Também conforme a pasta, a garantia foi usada recentemente em diversas comunidades do Rio de Janeiro; durante a onda de violência no Espírito Santo; na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.