Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Saúde, promoveu lançamento da campanha Novembro Azul; movimento prossegue nas unidades básicas de saúde

FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues (0003075/CE - MTE)

 

 
Com o propósito de intensificar a prevenção, o combate e o tratamento de doenças que acometem homens, sobretudo o câncer de próstata, a Prefeitura de Cariré/CE, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou na manhã da última sexta-feira (22), em frente à sua sede, em praça pública, a campanha Novembro Azul. A solenidade contou com a presença do prefeito municipal Antônio Rufino Martins e dos profissionais de saúde que trabalham nos Territórios Estratégia Saúde da Família e de alguns populares. 


A exemplo do Outubro Rosa – campanha voltada para a Saúde da Mulher –, o movimento Novembro Azul acontece pela primeira vez na cidade de Cariré. "É uma relação do Outubro Rosa com o Novembro Azul, sabemos que as mulheres se cuidam bem mais e queremos que isso aconteça com os homens. A programação é voltada para o câncer de próstata, mas queremos mais, que eles se cuidem de maneira geral, quanto à hipertensão, diabetes, diminuição do sedentarismo e antitabagismo", explicou a secretária da Saúde, Rita Luíza Braga Honorato.

FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues (0003075/CE - MTE)
Prefeito de Cariré, Antônio Rufino Martins, abriu oficialmente a campanha Novembro Azul, realizando os exames de PSA e glicemia capilar

Por sua vez, o prefeito municipal de Cariré, Antônio Martins, foi o primeiro a realizar os exames PSA (detectar câncer de próstata) e de glicemia capilar (detectar diabetes). Segundo declarou o prefeito Antônio Martins, "a campanha Novembro Azul é de grande importância, porque o homem é muito mais receoso quanto à realização de procedimentos de saúde, e a intenção é justamente mudar o pensamento do público masculino, a fim de diminuir o medo, a vergonha e o preconceito que giram em torno desses procedimentos, em especial o exame de próstata, que pode ajudar a salvar muitas vidas, porque proporciona o tratamento precoce da doença”.
 
CAMPANHA NOVEMBRO AZUL PROSSEGUE
 
Dra. Gleiciane Costa
Enquanto isso, o trabalho de atendimento vem sendo realizado em algumas unidades dos Territórios Estratégia Saúde da Família, com orientações e cuidados com a saúde dos homens, através da Coordenação Municipal da Saúde do Homem. Segundo Gleiciane Costa, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), durante o mês de novembro esses cuidados serão ainda mais intensificados. “Todos as unidades básicas de saúde estarão disponibilizando atendimento de acordo com o cronograma de cada unidade. 

"Estamos ofertando exames clínicos, verificação da pressão arterial para rastreamento da hipertensão, e exame de glicemia capilar para rastreamento do diabetes; além de exame de próstata para homens acima de 50 anos ou que tenham fatores de risco e aos homens acima de 40 anos, triados pela equipe de saúde da família e agentes comunitários de saúde”, esclarece Gleiciane Costa.

SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES, LENDO OS FOLHETOS ABAIXO:
 
FOLDERES/DIVULGAÇÃO: Secretaria da Saúde de Cariré/CE
(clicar na foto, para uma maior visualização e melhor leitura dos textos!)

(clicar na foto, para uma maior visualização e melhor leitura dos textos!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.