FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues (0003075/CE - MTE)
Com o propósito de intensificar a prevenção, o combate e o tratamento de doenças que acometem homens, sobretudo o câncer de próstata, a Prefeitura de Cariré/CE, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou na manhã da última sexta-feira (22), em frente à sua sede, em praça pública, a campanha Novembro Azul. A solenidade contou com a presença do prefeito municipal Antônio Rufino Martins e dos profissionais de saúde que trabalham nos Territórios Estratégia Saúde da Família e de alguns populares.
A exemplo do Outubro Rosa – campanha voltada para a Saúde da Mulher –, o movimento Novembro Azul acontece pela primeira vez na cidade de Cariré. "É uma relação do Outubro Rosa com o Novembro Azul, sabemos que as mulheres se cuidam bem mais e queremos que isso aconteça com os homens. A programação é voltada para o câncer de próstata, mas queremos mais, que eles se cuidem de maneira geral, quanto à hipertensão, diabetes, diminuição do sedentarismo e antitabagismo", explicou a secretária da Saúde, Rita Luíza Braga Honorato.
FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues (0003075/CE - MTE)
Prefeito de Cariré, Antônio Rufino Martins, abriu oficialmente a campanha Novembro Azul, realizando os exames de PSA e glicemia capilar
Por sua vez, o prefeito municipal de Cariré, Antônio Martins, foi o primeiro a realizar os exames PSA (detectar câncer de próstata) e de glicemia capilar (detectar diabetes). Segundo declarou o prefeito Antônio Martins, "a campanha Novembro Azul é de grande importância, porque o homem é muito mais receoso quanto à realização de procedimentos de saúde, e a intenção é justamente mudar o pensamento do público masculino, a fim de diminuir o medo, a vergonha e o preconceito que giram em torno desses procedimentos, em especial o exame de próstata, que pode ajudar a salvar muitas vidas, porque proporciona o tratamento precoce da doença”.
CAMPANHA NOVEMBRO AZUL PROSSEGUE
Dra. Gleiciane Costa |
"Estamos ofertando exames clínicos, verificação da pressão arterial para rastreamento da hipertensão, e exame de glicemia capilar para rastreamento do diabetes; além de exame de próstata para homens acima de 50 anos ou que tenham fatores de risco e aos homens acima de 40 anos, triados pela equipe de saúde da família e agentes comunitários de saúde”, esclarece Gleiciane Costa.
SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES, LENDO OS FOLHETOS ABAIXO:
SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES, LENDO OS FOLHETOS ABAIXO:
FOLDERES/DIVULGAÇÃO: Secretaria da Saúde de Cariré/CE
(clicar na foto, para uma maior visualização e melhor leitura dos textos!)
(clicar na foto, para uma maior visualização e melhor leitura dos textos!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.