Cariré promoveu a Semana de Ações Socioeducativas do Projovem Adolescente

Prefeito Antônio Martins fala aos jovens

Talentos se revelaram na música e no canto

Imagem parcial da platéia

A Secretaria do Trabalho e Ação Social/Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promoveram a Semana de Ações Socioeducativas do Projovem Adolescente de Cariré, no período de 24 a 28 de maio, tendo como local, a quadra esportiva. A temática do evento, dentre outros assuntos, versou sobre direitos humanos, trabalho, cultura, meio ambiente, saúde, esporte e lazer. Além disso, esses encontros são uma oportunidade para avaliação e sistematização da participação e socialização dos jovens no Serviço Socioeducativo.

Várias autoridades foram convidadas para participar da Semana de Ações Socioeducativas do Projovem, dentre as quais destacamos as presenças do prefeito municipal Antônio Martins, da primeira dama e secretária de Trabalho e Ação Social,Virgínia Sousa Aguiar e do presidente da Câmara Municipal de Cariré, Nery Neto.

Projovem Adolescente

O QUE É

O Projovem Adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) que atende exclusivamente a faixa etária de 15 a 17 anos. É um serviço socioeducativo, que integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

OBJETIVOS

Complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

QUEM PODE PARTICIPAR

O Projovem Adolescente - Serviço Socioeducativo destina-se aos jovens:
1. pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF);
2. egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de outras medidas socioeducativas em meio aberto, conforme disposto na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
3. em cumprimento ou egressos de medida de proteção, conforme disposto na Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990;
4. egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
5. egressos ou vinculados a programas de combate à violência, ao abuso e à exploração sexual.

COMO FUNCIONA

Os jovens são organizados em grupos de 15 a 30 integrantes, denominados coletivos, sob a responsabilidade de um orientador social. O serviço poderá ser ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou deverá estar a ele referenciado. O técnico de referência do CRAS é responsável por assessorar o orientador social e por realizar o acompanhamento das famílias dos jovens do Projovem Adolescente por meio do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

PROJOVEM CARIRÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.