O vereador Doriedes Honório de Sousa (PRB) apresentou um requerimento no plenário da Câmara Municipal de Cariré, no sentido de que seja enviado ofício ao prefeito Antônio Martins, "sugerindo que seja estudada a possibilidade de ser realizada uma audiência pública com o propósito de combater as ondas de assaltos, os quais vêm ocorrendo com frequência, tanto nas rodoviais CEs, como nas estradas que dão acesso às localidades rurais e, ainda, as violências sofridas em domicílios, causadas por criminosos que invadem as propriedades e lares rurais, levando desespero e traumas irreparáveis para crianças e idosos". JUSTIFICATIVA O vereador Doriedes de Sousa justifica seu requerimento, que foi lido e aprovado por 2/3 dos vereadores presentes à sessão ordinária da Câmara Municipal de Cariré, afirmando o seguinte:"Cresce continuamente os casos de violência causados por criminosos que estão espalhados por todos os lados e nos municípios vizinhos. A segurança pública é de competência do Estado, ficando o município de mãos atadas, sem poder fazer quase nada. Tenho entendimento que a partir de um encontro de lideranças e representações regionais, será elaborado um documento forte e com respresentatividade, que chegando às mãos do Chefe do Poder Executivo Estadual tratará de reforçar a segurança, certamente começando pelo número de efetivos de nossas unidades policiais, como também suporte logístico. Sabemos que este não é um problema recente, sabemos também que é de interesse desta administração enfrentar o desafio e certamente sendo tratado a tempo, não veremos o caos presenciado por outros lugares que não atentaram para o problema a tempo, se instalar entre nós". ABAIXO-ASSINADO Por sinal, já está circulando em todos os quadrantes do Município de Cariré, um abaixo-assinado, o qual traz o seguinte teor:"Nós cidadãos e cidadãs abaixo-assinados, todos com residência fixa no município de Cariré, assustados com os frequentes números de assaltos que vem ocorrendo na região, solicitamos às autoridades competentes que sejam tomadas providências urgente no combate à insegurança que hora aterroriza a comunidade. A segurança está posta na Constituição Federal Brasileira no seu artigo 5º como um dos Direitos e Garantias Fundamentais. SOLICITAMOS REFORÇO POLICIAL E MAIS VIATURAS PARA QUE SEJAM FEITAS RONDAS NAS ESTRADAS QUE DÃO ACESSO ÀS LOCALIDADES RURAIS, POIS JÁ HÁ PÂNICO DE TRABALHADORES A APOSENTADOS QUE PRECISAM TRANSITAR DO INTERIOR PARA A SEDE E DA SEDE PARA O INTERIOR. SOMENTE COM USO DE ARMAMENTO PESADO ESSES MARGINAIS PODEM SE INTIMIDAREM".(Texto & Foto:VICENTE J.RODRIGUES). |
Sr Vicente,
ResponderExcluirLi esta postagem e abaixo que se refere a prisão de meliantes.
O ´negócio é pressionar o governador os deputados estaduais que adoram ser fotografados ao lado das obras, mas tem horror a proposta de aumento e melhoria de condições da atividade do servidor, especialmente o policial, porque isso não dá muito voto e é caro.
Agora se o senhor noticia que o Ronaldinho fenômeno foi assaltado numa estrada do interior ou tem um tarado assediando, sei lá, a Paris Hilton, por exemplo, no Rio Acaraú, pronto ! acabou-se o mundo, todo a policitacada não vai temer em meter a mão no bolso e fazer as coisas funcionarem, mais policias, delegacias, cartórios judiciais e etc... tudo em nome da segurança do cearense do interior.
Suspeito que todos saibam quem são esses criminosos da região, mas quem se sente seguro em denunciar... já é mais que sabido que algumas cidades daí são refugio antigo de traficantes do RJ por que razão as pessoas não denunciam... ora, o Estado não criou ainda na região um ambiente de segurança, com insitituições eficientes (policia, defensoria, ministerio público, varas criminais, civies, familia) para processar e julgar os litígios. Ninguém é louco de se meter nisso, se expondo sozinho.
Outro dado, a policia militar fez um excelente trabalho, mas a notícia da prisão revela uma questão, uma enorme falha do serviço público, não do coitado do pm que está se desdobrando para poder trabalhar, mas a falha do Estado do Ceará que não conta efetivamente com um sistema de administração da justiça, como, no exemplo, existencia de policia judiciária efetiva para o inteiror, uma policia civil, ela sim é que tem a missão constitucional investigativa. Não é só uma questão de competências, as investigações tem que ser realizadas pelas policias civis porque existem procedimentos garantindo que as investigações sejam legais, assegurando direito de defesa dos cidadãos e impedindo abuso de poder policial.
Enfim, a idéia de audiência pública é excelente, mas às pessoas humildes de nossas cidades do interior não pode ser atribuída a responsabilidade de combater o crime ou mesmo a criação de idéias salvacionistas.
A solução tem que vir do administrador público, se ele põe a culpa na ignorância do povo, na pobreza ou simplesmente diz que Deus quer assim, uma zona rural dominada por um bando de bandidos de meia tigela, covardes, no geral viciados em crack, vai continuar a existir.
Numa audiência pública acho que por exemplo, se me permitem, poderia-se por exemplo:
1 - determinar o que de fato o poder local pode fazer para diagnósticar o crime na região;
2 - a quem encaminhar as informações sobre os crimes locais ao poder estadual ou federal (caso de tráfico de armas);
3 - as pessoas da cidade se indagarem sobre o que podem fazer pela juventude para afastá-las das drogas (das bebedeiras que levam as drogas);
4 - sobretudo, se perguntarem, a cidade está sendo complacente com os criminosos, estamos acobertando-os, glamurizando-os, fazendo vista grossa, o que fazer para mudar isso...
Acredito que estamos vivendo um momento histórico único e muitas coisas boas efetivamente no campo social podem acontecer, não me refiro a esses surumbáticos acontecimentos como Copa do Mundo ou Jogos Olímpicos que no geral só enriqucem as mesmas pessoas (donos de hoteis, marcas esportivas e empreteiras)mas propostas idõneas e simples como reaver a paz que nossos pais tiveram quando viviam no sertão, pode parecer pouco, mas isso seria uma grande vitória.