FOTOS: CORTESIA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE EXCEPCIONAIS-APAE DE CARIRÉ
Contando com a participação de adolescentes portadores de deficiência e das mães, já foram iniciadas as atividades do Projeto Minha Família Faz a Diferença, o qual prosseguirá até o mês de abril de 2012. É uma promoção da Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS. As ações serão desenvolvidas na sede da própria STDS de Cariré, com carga horária de 06 horas semanais, nas terças-feiras e quintas-feiras, no turno da manhã, das 08:00 às 11:00 horas.
FOTO:REPRODUÇÃO DOS ARQUIVOS DO BLOG
A presidenta da Associação de Pais Amigos de Excepcionais-APAE local e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS de Cariré, a primeira dama Virgina Souza Aguiar, esteve presente à aula inicial do mencionado projeto, conferindo de perto os primeiros trabalhos realizados pelos adolescentes e mães. Por sinal, Virgina Souza será agraciada com o Troféu Classe A, uma homenagem de reconhecimento às principais instituições de Sobral e região. O evento é realizado pela Edival Filho Promoções, com o intuito de promover e consagrar publicamente pessoas, órgãos e instituições que se destacam por suas competências, atuação profissional e conceito ético na qualidade de serviços.O projeto beneficiará 15 adolescentes portadores de deficiência e 15 mães, totalizando 30 pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e tem como objetivos: "Proporcionar aos deficientes e às suas famílias, a oportunidade de fortalecerem os laços familiares e, ao mesmo tempo, aprenderem uma atividade que gere renda através do curso de arranjos florais. Promover uma maior aproximação do deficiente com sua família através da arte; proporcionar uma qualificação profissional às pessoas com deficiência; organizar exposição de trabalhos; promover a valorização e a inclusão produtiva do deficiente; proporcionar uma melhor autoestima à pessoa com deficiência; promover a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho; desmistificar perante a sociedade que a pessoa com deficiência, não é capaz de exercer as mais diversas atividades profissionais; promover a discussão sobre a importância de respeitarem as pessoas com deficiência; abrir espaço para divulgação de trabalhos e inclusão no mercado de trabalho".
Todo material confeccionado ao final do projeto será exposto e vendido a preço popular. O que for arrecadado com a venda dos produtos será utilizado para proporcionar às crianças e adolescentes da APAE de Cariré, um curso de Embalagem para Presentes. Ao final do Projeto será entregue às famílias um kit com material, para que as mesmas possam começar a trabalhar por conta própria.
Muito bonito este trabalho desenvolvido pela primeira dama. A sociedade agradece.
ResponderExcluir