Hemocentro Regional de Sobral em parceria com a Secretaria da Saúde de Cariré promoveram a Campanha de Captação de Doadores de Sangue

FOTOS: Jornalista Vicente José Rodrigues - 0003075/CE - MTE

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Secretaria da Saúde de Cariré/CE


Hemocentro Regional de Sobral em parceria com a Secretaria de Saúde de Cariré promoveram no último dia 27 de novembro,  a Campanha de Captação de Doadores de Sangue, na Sede II do Programa de Saúde da Família (PSF), localizada no bairro "Caixa D'água", nesta cidade.  
A campanha teve como objetivo conscientizar a população quanto à importância da doação de sangue, com a busca constante de doadores voluntários, que compreendessem a doação como uma atitude de solidariedade, cidadania, de responsabilidade pessoal e coletiva e de preservação da vida humana.


FOTO/DIVULGAÇÃO: Secretaria da Saúde de Cariré/CE

FOTO:Jornalista Vicente José Rodrigues - 0003075/CE - MTE

 
Segundo informações da diretora municipal da Vigilância à Saúde, enfermeira Gláucia Barroso Pinheiro, que coordenou a campanha a nível local, "um total de 120 pessoas participaram da pré-triagem para a doação voluntária de sangue, mas, durante a triagem clínica, somente 70 pessoas estiveram aptas a realizar essa doação com segurança".

Por sua vez, a secretária municipal da Saúde, Rita Luisa Braga Honorato, esteve prestando apoio total e condições necessárias para que a equipe do Hemoce/Sobral pudesse realizar a campanha e, como também, disponibilizando uma parte da equipe técnica de profissionais da própria Secretaria da Saúde de Cariré, para atuar durante os trabalhos.



Ao final dos trabalhos foram sorteadas cinco cestas básicas para as pessoas que participaram da doação voluntária, como forma de reconhecimento à boa ação prestada pelas mesmas, em benefício da vida de seus semelhantes.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO

Dra. Gláucia Barroso Pinheiro

Conforme Gláucia Barroso Pinheiro, para doar, o voluntário devia estar em boas condições de saúde, pesando acima de 50 kg, ter entre 16 e 65 anos – menores de idade só podiam doar com a presença do responsável, ambos portando documento de identidade original com foto. As recomendações médicas foram as seguintes: ir bem alimentado, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas quatro horas, além de evitar alimentos gordurosos".
Não podia doar: quem estivesse gripado ou com febre; mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto; aqueles que tiveram hepatite após os 11 anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.