Nota técnica da Secretaria da Saúde avisa que "Cinomose" é a doença viral contagiosa que vem atacando cães em Cariré,CE

Cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) que atinge os cães com os sinais e sintomas característicos da cinomose. Inicialmente apresenta perda de apetite, corrimento ocular e nasal, diarreia e vômitos; depois o cão começa a ficar cambaleante (não anda em linha reta) e ter tiques nervosos, convulsões e paralisias, além de dificuldade para respirar e febre. Neste estágio, o vírus já chegou ao sistema nervoso, ou seja, é a pior fase da doença com dificuldade de cura. 

A cinomose não é uma zoonose (não é transmissível para os seres humanos), diferentemente da raiva que é transmissível tanto para os seres humanos como para outros animais, incluindo os cães. 

O veterinário Dr. Pedro Henrique Maciel Vasconcelos, servidor público da cidade de Cariré, explica que a vacina da raiva não tem relação com a doença cinomose que vem acometendo alguns cães na cidade de Cariré e também cidades circunvizinhas. Explica ainda que esta doença sempre aparece no início dos períodos chuvosos, assim como outras viroses. 

Para prevenir que seu cãozinho fique doente nesse período, o mesmo deve ficar contido em casa para não ter contato com outros animais doentes, principalmente os de rua; outra medida de prevenção é por meio da vacinação contra a cinomose. A vacina deve ser realizada a partir dos 45 dias de vida do cão e ser feito de 3 a 4 aplicações com intervalos de 21 dias entre cada aplicação e fazer o reforço anualmente. 

Animais já acometidos com a doença não devem ser vacinados contra a doença, pois pode piorar o estado do animal. O cão doente deve ser levado a uma clínica veterinária para passar por avaliação, exames e receber o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.