No dia 10 de junho de 2019, na sede da Secretaria da Educação aconteceu pela 7ª Edição, o Encontro de Formação sobre o Censo Escolar, reunindo gestores e técnicos operacionais das instituições de ensino da rede municipal e privada, para garantir com excelência a coleta de informações do ano de 2019, e quais os seus impactos nos programas educacionais, avaliações externas e repasses financeiros para os custos e despesas na área educacional.
📸O encontro foi ministrado pelo coordenador municipal do Censo Escolar, Francisco Douglas de Souza Farias, que também é assessor-técnico da Secretaria Municipal de Educação de Cariré (SME).
O encontro contou com a seguinte programação:
08h - Acolhida;
08:20 - Dinâmica de participação;
08:30 - Orientações operacionais censo escolar 2019;
09h - A qualidade das informações para as avaliações externas;
09:30 - Indicadores Educacionais 2018;
10h - Problemas operacionais no censo escolar 2018;
10:30 - Resolução 01/2018 CNE “Institui Diretrizes Operacionais para os procedimentos administrativos de registro de dados cadastrais de pessoa natural referentes aos estudantes e profissionais de educação que atuam em instituições públicas e privadas de ensino em todo o território nacional”;
11h - Formulários do Censo Escolar 2019;
11:20 - Agenda de atendimento 2019;
11:30 - Dúvidas e Encaminhamentos;
12h - Encerramento.
QUE É O CENSO ESCOLAR?
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional:
- Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);
- Educação especial – modalidade substitutiva;
- Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.