Realizado o Encontro de Formação Sobre o Censo Escolar, para garantir a excelência na coleta de informações referentes a 2019

No dia 10 de junho de 2019, na sede da Secretaria da Educação aconteceu pela 7ª Edição, o Encontro de Formação sobre o Censo Escolar, reunindo gestores e técnicos operacionais das instituições de ensino da rede municipal e privada, para garantir com excelência a coleta de informações do ano de 2019, e quais os seus impactos nos programas educacionais, avaliações externas e repasses financeiros para os custos e despesas na área educacional. 

📸O encontro foi ministrado pelo coordenador municipal do Censo Escolar, Francisco Douglas de Souza Farias, que também é assessor-técnico da Secretaria Municipal de Educação de Cariré (SME). 

O encontro contou com a seguinte programação: 
08h - Acolhida; 
08:20 - Dinâmica de participação; 
08:30 - Orientações operacionais censo escolar 2019; 
09h - A qualidade das informações para as avaliações externas; 
09:30 - Indicadores Educacionais 2018; 
10h - Problemas operacionais no censo escolar 2018; 
10:30 - Resolução 01/2018 CNE “Institui Diretrizes Operacionais para os procedimentos administrativos de registro de dados cadastrais de pessoa natural referentes aos estudantes e profissionais de educação que atuam em instituições públicas e privadas de ensino em todo o território nacional”; 
11h - Formulários do Censo Escolar 2019; 
11:20 - Agenda de atendimento 2019; 
11:30 - Dúvidas e Encaminhamentos; 
12h - Encerramento. 

QUE É O CENSO ESCOLAR?
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. 

Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: 
- Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);
- Educação especial – modalidade substitutiva;
- Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional). 

A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo. 

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