Realizada a segunda reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Cariré-CE

Nesta quarta-feira, 27/11, às 8h30, aconteceu a segunda reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Cariré, com a maioria dos conselheiros/as, tendo como local o espaço de reuniões e palestras da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A reunião foi aberta pelo presidente do COMDEMA, Ednaldo Martins Fernandes, e contou ainda com as participações do secretário municipal do Meio Ambiente, Adauto Araújo, e do subsecretário Kelson Ferreira.


A reunião cumpriu a seguinte pauta na ordem do dia:
1 - Leitura e apreciação da ata anterior;
2 - Informações objetivas sobre o PNSB, FMMA, Associação Ambiental, Associação de Catadores e Coleta Seletiva;
3 - Solicitar informações das Leis Municipais e Decretos regulamentares concernentes ao Meio Ambiente;
4 - Solicitar criação da Política Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
5 - Assuntos gerais.

Vereador Robson Pessoa faz leitura de projetos de lei na última sessão ordinária do 2º Período Legislativo da Câmara Municipal

(CLICAR NO "PLAY", PARA ASSISTIR O VÍDEO)

Na última sessão ordinária do 2º Período Legislativo da Câmara Municipal de Cariré, realizado na sexta-feira, dia 22 de novembro, o vereador Robson Pessoa, presidente da Mesa Diretora, procedeu à leitura de vários projetos leis e requerimentos, a saber:
01) Projeto de Lei Nº 29/2019, que fixa a Receita e estima a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2020.
02) Projeto de Lei Nº 30/2019, que dispõe sobre a criação do Arquivo Público Municipal de Cariré e define as diretrizes da Política Municipal de arquivos públicos e privados de interesse público e social e dá outras providências.
03) Projeto de Lei Nº 31/2019, que institui a Política Municipal de Saneamento Básico de Cariré-CE.
04) Projeto de Lei Nº 32/2019, que dispõe sobre a alteração da denominação e vinculação de cargos da estrutura organizacional da Secretaria da Saúde estabelecida pela Lei Municipal Nº 630/2019 e dá outras providências.
05) Projeto de Lei Nº 33/2019, que altera a Lei Municipal Nº 579 de 24 de novembro de 2017, para aprimorar os instrumentos da Lei Tributária Municipal e dá outras providências.
06) Projeto de Lei Nº 34/2019, que altera o Anexo 1 da Lei Municipal Nº 555 de 27 de junho de 2019, que dispõe sobre viagens, serviços e concessão de diária a servidores dos órgãos da Administração Pública.
07) Projeto de Lei Nº 10/2019, que concede o Título de Cidadão Carireense ao Sr. Luís Lucivan de Alcântara Pinto.
08) Projeto de  Lei Nº 09/2019, que institui no Município de Cariré o Estatuto Municipal da Pessoa com Deficiência Física. Lei Francisco Gladstone Aguiar e consolida a Legislação Municipal atinente ao tema.
09) Projeto de Resolução Nº 03/2019, que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno da Câmara Municipal de Cariré e dá outras providências.
10) Indicação Nº 004/2019, que faculta o envio da Prestação de Contas Mensal do Executivo Municipal à Câmara Municipal de Cariré e documentos digitais e dá outras providências.
11) Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Marta Gomes da Silva, ocorrido no dia 12 de novembro de 2019.

OBS: Para saber quais Projetos de Lei foram aprovados e/ou reprovados, assista todo o vídeo!.

Direção do CEI Vilene Correia Portela agradece a todos os que participaram do Projeto "Menina Bonita do Laço de Fita"

O Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Vilene Correia Portela desenvolveu mais um projeto denominado "Menina Bonita do Laço de Fita", da autora Ana Maria Machado, para prestar homenagem ao Dia da Consciência Negra. Projeto que foi dirigido às crianças que são assistidas pelo CEI de Cariré, o qual tratou da beleza negra e da aceitação do próximo, independente da sua cor e raça.  

Nesta segunda parte da postagem Projeto "Menina Bonita do Laço de Fita" a diretora do CEI VIlene Correia Portela, Miriam de Souza Fernandes,  vem de público mais uma vez agradecer às professoras e à coordenadora Iranilde, pela realização do mencionado projeto e, bem como, aos pais e mães que estiveram ao lado de suas crianças participando das atividades realizadas no último sábado, dia 23 de novembro.

João Victor é o Mister Beleza Negra 2019 e Patrícia Andrade é a Miss Beleza Negra 2019 do município de Cariré-CE

 📸 Apresentação inicial dos candidatos/as no desfile Mister & Miss Beleza Negra 2019.

 📸 Apresentação na passarela da Miss Beleza Negra 2018.

📸 Apresentação na passarela do Mister Beleza Negra 2018.

📸 Apresentação na passarela da Miss Cariré 2019.

No último sábado, dia 23 de novembro, à noite, na Quadra Coberta de Cariré, aconteceu o desfile para escolha do Mister Beleza Negra & Miss Beleza Negra 2019, promovido pela Associação de Arte e Cultura Flor de Mandacaru e com apoio total da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude da Prefeitura Municipal de Cariré. Inicialmente aconteceu apresentação da Miss Cariré 2019, do Mister Beleza 2018 e da Miss Beleza Negra 2018, e em seguida apresentações dos candidatos ao título Mister & Miss Beleza Negra 2019, sem estar em julgamento.


Após as apresentações iniciais foi a vez de realizar os desfiles do Mister Beleza Negra & Miss Beleza Negra 2019, com trajes típicos afrodescendentes e valendo o julgamento por parte da Comissão Julgadora,

Após os desfiles com trajes típicos, aconteceram os desfiles com trajes elegantes do Mister Beleza Negra & Miss Beleza Negra 2019, também valendo pontos no julgamento dos quesitos. 

Ao final dos desfiles com trajes elegantes, o cerimonialista Marcelo Alves anunciou os nomes dos 5 primeiros colocados no desfile do Mister Beleza Negra 2019, que apresentou os seguintes resultados:
1º lugar - João Victor (366 pontos)
2º lugar - Darlan (361 pontos)
3º lugar - Luciano (355 pontos)
4º lugar - John Isaque (354 pontos)
5º lugar - Tacélio Almeida (345 pontos).

OBS: Por erro de digitação havíamos digitado 545 pontos no 5º lugar. O certo é 345 pontos! Apresentamos as sinceras desculpas ao amigos/as internautas.

Portanto, João Victor, 19 anos, da sede municipal, é o Mister Beleza Negra 2019 de Cariré.

Em seguida, foram também chamadas à se apresentar na passarela, as cinco primeiras colocadas no desfile Miss Beleza Negra 2019, que apresentou os seguintes resultados: 
1º lugar - Patrícia Andrade (376 pontos)
2º lugar - Fernanda Santos (375 pontos)
3º lugar - Tailane Almeida (369 pontos)
4º lugar - Naiane (368 pontos)
5º lugar - Clarisse (360 pontos).

Portanto, a Miss Beleza Negra 2019, é Patrícia Andrade, 21 anos, da sede municipal, e esta cursando Letras na UEVA/Sobral. 

📸 Na foto vemos o Mister Beleza Negra 2019, João Victor, ao lado da Miss Beleza Negra 2019, Patrícia Andrade.

CEI Vilene Correia Portela promoveu o projeto "Menina Bonita do Laço de Fita" em homenagem ao Dia da Consciência Negra

A instituição Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Vilene Correia Portela desenvolveu mais um projeto denominado "Menina Bonita do Laço de Fita", da autora Ana Maria Machado, o qual trata da beleza negra e da aceitação do próximo, independente da sua cor e raça. Dirigidas a um público infantil, foram desenvolvidas pelas professoras do CEI VIlene Correia Portela, diversas atividades lúdicas e dramatizadas, para que assim os pequenos entendessem a importância de aceitar o outro da forma que ele é. Temos o dever de esclarecer sobre aceitação e o respeito ao próximo. 

Conforme declarações da diretora do CEI VIlene Correia PortelaMiriam de Souza Fernandes,  "as  nossas professoras,   como sempre,  têm desenvolvido seus papéis com muita responsabilidade, amor e dedicação, junto à coordenadora Iranilde, que tem sido um braço forte. Agradecemos à nossa formadora Águida Silveira, por esse olhar especial que tem dispensado para conosco no decorrer desse ano que se finda. Agradecemos o apoio da secretária municipal de Educação de Cariré, Carmiranda Miranda. Agradecemos, também, aos pais de nossas crianças por serem sempre presentes e participativos. Muito obrigado à todos(as) que fazem parte desse time; nenhum de nós é melhor que todos nós juntos", destacou Miriam. 
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Hoje, dia 23 de novembro, às 20h, haverá o desfile para escolha do "Mister e Miss Beleza Negra", na Quadra Coberta de Cariré

DIVULGAÇÃO: Associação de Arte e Cultura Flor de Mandacaru de Cariré-CE

De 25 a 29 de novembro estarão abertas em Cariré as inscrições para o Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental

DIVULGAÇÃO: Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré-CE

Cariré esteve presente ao Curso de Capacitação para Formação de Administradores do Plano Municipal de Saneamento Básico


Nos dias 20 e 21 de novembro foi realizado na cidade de Sobral, ao Curso de Capacitação para Formação de Administradores do Plano Municipal de Saneamento Básico, ministrado pelo professor Dr.Luiz Fernando Cybis e pelo engenheiro ambiental Bernardo Zacouteguy. O curso de capacitação foi promovido pelo Governo do Estado do Ceará em parceria  com o  Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Cariré se fez presente ao referido curso, sendo representado pelo atuante secretário municipal do Meio Ambiente, Adauto Araujo; subsecretário de Meio Ambiente, Roberto Kelson Ferreira; técnico da Secretaria de Infraestrutura, Clemilson Penha  (confira na foto acima).

Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)
Na ocasião, também aconteceu a reunião para ajustes e aprovação da minuta do projeto de lei que cria o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) junto à Câmara Municipal dos Vereadores de Cariré.

Dia 23 de novembro (sábado), às 22:00h, haverá grande festa animada pela "Banda Forró de Todo Jeito", na Quadra do Samuel, na abertura dos festejos de Boa Esperança-Cariré

DIVULGAÇÃO

Escolas da rede municipal de ensino de Cariré promoveram "Dia D" da Consciência Negra e da cultura indígena e afro-brasileira

Nesta quarta-feira (20/11) foi realizado nas escolas da rede municipal de ensino de Cariré, o "Dia D", em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Todas as escolas municipais reuniram-se com a ajuda de gestores, professores e alunos, cujo objetivo foi conscientizar os alunos sobre a importância dessa data. Os professores promoveram atividades lúdicas, como teatros, desfiles, paródias, trabalhos com apresentação, vídeos, filmes, danças. Foi um dia de informações e conscientização.

Este projeto teve como temática: "Formação dos educadores em relações étnico-raciais e história e cultura Afro-brasileira, africana ou indígena".

O que foi pedido na formação: 20 de novembro - Dia da Consciência Negra.  Os professores deveriam pesquisar e assistir com os alunos aos vídeos indicados nas referências; fazer uma roda de conversa com alunos do Ensino Fundamental nas aulas de História e Geografia, sobre a temática, e no dia 20 de novembro apresentar os trabalhos realizados em sala, fotografar, filmar e publicar.  Trabalhar em sala: teatro, música, danças culturais, rodas de conversas, documentários.

Município de Cariré é contemplado com 50 mil alevinos do Programa de Peixamento dos Reservatórios Públicos do Ceará

Nesta quarta-feira (20/11), o município de Cariré vem de ser contemplado com 50 mil alevinos do Programa de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2020,  através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), pertencente ao Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Prefeitura Municipal de Cariré-CE.

📷Nas fotos vemos o momento em que o secretário da Agricultura de Cariré, Romualdo Teles (à direita), recebia a carga de 50.000 alevinos da espécie Tilápia do Nilo.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, Romualdo Teles, estão sendo beneficiados os seguintes reservatórios de servidão pública: Açude Novo (3.000 alevinos), Açude Velho (3.000 alevinos), Pau Branco (3.000 alevinos), Praça Onze (6.000 alevinos), Barragem Taquara (15.000 alevinos), Cabeça do Boi (15.000 alevinos) e Açude José de Sá (5.000 alevinos), perfazendo assim um total de 50.000 alevinos da espécie Tilápia do Nilo, que em pouco mais de 04 (quatro) meses, deverão produzir alimento e renda para a população no entorno dos reservatórios acima mencionados.


Objetivo
Programa de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2020 tem como finalidade repor os estoques pesqueiros dos reservatórios públicos visando aumento da produção pesqueira, ampliando a oferta de alimento de reconhecimento valor nutritivo e proporcionando mais oportunidade de trabalho e renda às comunidades cearenses situadas no entorno dos açudes.

Beneficiários
Serão beneficiados os pescadores artesanais e as comunidades rurais localizadas nas proximidades dos reservatórios contemplados com o peixamento.

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Estudante da Escola Marieta Cals de Cariré conquista medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Mais uma vez, um estudante de Cariré se destaca, de maneira nacional, em Olimpíadas Científicas. Desta vez, o mérito é de Asafe Dayan Rodrigues Aragão, estudante da EEM Dona Marieta Cals, o qual conseguiu ser medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

A ONC é uma olimpíada interdisciplinar, abordando assuntos de biologia, física e química. A novidade desta edição foi a inclusão de questões de astronomia em seu currículo. Mesmo estando em sua quarta edição, esta é a primeira vez que os estudantes da Escola Marieta Cals participam, e já conseguiram local no pódio. Além da medalha de prata de Asafe, a aluna Daiane da Silva Rodrigues conseguiu menção honrosa.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN e a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental.

Tal olimpíada possui os seguintes objetivos: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.

Formação de Ciências Humanas realizou projetos relacionados às áreas de História e Geografia e enfocando a história local


01- Projeto 
Os professores: Alan Soares Azevedo (Professor de História) e Francisca Malena Laureano Custódio (Professora de Geografia)
Escola Monsenhor Antônio Cândido de Melo
Localidade de Alto Feliz
Aula de Campo: Pedra do Sino no Tanques
Público Alvo: trabalharam com os alunos de 6° ao 9° ano


PROJETO: CAMINHOS DA NOSSA HISTÓRIA
Os professores Alan (História) e Malena (Geografia) promoveram um momento rico em conhecimento aos seus alunos levando-os a uma aula de campo Pedra do Sino no Tanques em lugares de relevante contexto histórico para a comunidade local em que se insere a escola. A aplicação do projeto busca compreender geograficamente os locais como (relevo, solo, rochas, pecuária, agricultura, etc.) e historicamente (povoamento indígena, e a história local onde estar situada as pedras, as rochas e pinturas rupestres) 


02- Projeto
Escola de Ensino Fundamental Cefisa Aguiar
Sede de Cariré
Professora: Elis Regina (História e Geografia)
Público Alvo: 9° ano A e B (manhã)

PROJETO: HISTÓRIA DA MINHA VIDA, CONTEXTUALIZANDO COMO A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
O Projeto visa escrever um memorial fazendo uma retrospectiva de vida contextualizada com os fatos históricos desde o seu nascimento como forma de compreender o mundo e a História que afeta o indivíduo a criticidade dos fatos e reflexão de seus atos para a construção de sua maturidade e projetos futuros compreendendo a capacidade de gerar a própria vida.
Este memorial será feito de forma manuscrita em um caderno especifico para a construção do texto. Durante todos a atividade será corrigida uma a uma durante três meses para aperfeiçoamento da relação e historicidade da linha do tempo. Após a conclusão do memorial, será feita uma reflexão numa roda de conversa para colher as impressões da aprendizagem durante o desenvolvimento do trabalho.


03- Projeto
Professora: Maria José da Silva Rodrigues
Localidade: Anil
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Tenente Avelino Gomes
Público Alvo: alunos de 6° ao 7° ano

PROJETO: CONHECENDO MEU LUGAR

O projeto realizado pela turma 6º e 7° anos da Escola Tenente Avelino em Anil, prendeu-se valorizar a cultura local, a professora de História Maria José, realizou um Café com História, para os alunos contarem a história do Anil. 

O Projeto teve como objetivo conhecer a comunidade onde vivem, saber da história de um lugar significa resgatar e preservar sua tradição e memória de seus moradores. Neste projeto serão apresentados alguns pontos turísticos e culturais, com o objetivo proporcionar a valorização e o respeito pela comunidade, fazendo o aluno reconhecer-se como integrante desse contexto e participante da História. 

Os conteúdos e habilidades trabalhadas durante o projeto serão norteados por temas geradores; Forma utilizados para desenvolver este Café com História: trabalhamos com a História Local, entrevistas e relato de moradores antigos, visitas de campo, pontos turísticos, fotografias antigas e atuais, confecções de cartazes, Construção de painéis, peças teatrais, parodias, maquetes, e no dia do Café com História, convidamos moradores da localidade para falar sobre a história local.


04- Projeto
Professoras: Sandra Jorge Feijão – Geografia e 
Deusiane Paiva da Rocha – História 
Localidade: Pedra Preta 
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Ernesto Alexandre Silva 
Público Alvo: alunos de 6° ao 9° ano 

PROJETO: VISITA AO MUSEU DE SOBRAL DOM JOSÉ TUPINAMBA DA FROTA 
A Escola Ernesto Alexandre teve como objetivo despertar nos alunos de 6° ao 9° a curiosidade de conhecer, respeitar e valorizar objetos antigos e entender por eles são importantes para a história e dessa forma despertar neles a vontade de guardar e valorizar os objetos antigos da sua família e que passam de geração a geração. 

O museu tem grande importância histórica para uma sociedade, pois ele guarda as lembranças dos antepassados de uma época, século ou ano. Por esse motivo é de suma importância fazer entender aos alunos a necessidade de se dar valor aos objetos antigos que foram descendentes de nós. Com isso deixamos de dizer que o museu é lugar de coisas velhas (antigas), somente com a visita dos educandos/alunos, indo de encontro das imagens reportadas no tempo histórico de uma sociedade poderão entender a sua importância para a historiografia de pais, valorizando dessa o conhecimento antes nunca visto por eles. O importante é viajar pelo tempo sem sair do lugar algo que somente o museu pode nós proporcionar. 

O museu é um prédio histórico de grande relevância para a humanidade e também um lugar de descobertas, pois estamos em contato com o passado, interligando com o presente, sem falar na aula prática –teórica que facilita a aprendizagem através da visualização dos objetos pertencentes a história, cultura de uma sociedade.


05- Projeto
Professor Romário Oliveira da Silva, Antônio Jaime Paulino
Disciplinas: História e Geografia
Localidade: Cacimbas
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Inácio Rodrigues Moreira
Público Alvo: alunos de 6° ao 9° ano


TEMÁTICA: HISTÓRIA LOCAL
PROJETO: RESGATANDO MEMÓRIAS “CARIRÉ”

"Um povo que preserva sua história, sua memória e seus habitantes está possibilitando diretamente a construção de um futuro para com sua gente e sua cultura. E por mais que estejamos em outro tempo (com a tecnologia de ponta, as novas mídias, a internet, era digital, etc.), um povo se torna “rico” mantendo seus traços e requintes culturais dos seus antepassados, fazendo um encontro do velho com o novo, do erudito com o popular, do local/ regional com o nacional, da literatura com os causos regionalistas, do simples com o complexo." CARIRÉ 90 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. 


O projeto visou a criação de um livro para ser utilizados pelos alunos de 6° ao 9° ano a fim de buscar informações para os alunos sobre a História de Cariré, mais especificamente para os 90 anos de Emancipação Política de Cariré. Romário em sua apresentação relata o prazer em proporcionar este projeto para os alunos, pois foi bom viajar nas memórias e descobrir fantasias que só a nossa terra querida te, partimos da ideia de registrar fontes de pesquisa de moradores, e de livros que foram produzidos sobre a História de Cariré. 


O projeto visou trabalhar anteriormente passo a passo a História de Cariré, com os alunos, com construção de maquetes da Estação Ferroviária de Cariré, Pecuária, bandeira municipais e suas cores e significados, Cultura, Pontos turísticos, economia, Prefeitos municipais, Histórico da Educação de Cariré, Meios de Transportes, mapa de Cariré e a Origem do Nome de Cariré e sobre o distrito de minha residência Cacimbas e sua origem. Foi realizado na escola uma exposição com toda a pesquisas apresentadas pelos alunos e o professor Romário e Jaime presentearam os melhores desenhos da Bandeira com o Livro “ Cariré, nossa terra querida” 


Durante as Formações de Ciências Humanas ministradas pela professora Aucicléa Melo da Ponte Feijó (nas fotos), foram elaborados projetos de História Local relacionados às áreas de História e Geografia, para serem aplicados nas escolas, cujo objetivo de conhecer e entender a nossa História e Geografia, esses projetos também propõem estratégias de ensino que valorizem a história local e desenvolva nos alunos o interesse de conhecer e dar importância ao seu lugar de origem. 

Foi primordial a aceitação dos professores de compartilhar os projetos elaborados, dando sugestões de metodologias e de aprendizagem, repassando conhecimento e a vontade de inovar, foi grande o desafio a ser enfrentados pelos mesmos.

Desde já, a  professora Aucicléa da Ponte Feijó agradece o compromisso e o carinho de todos os professores da Área de Ciências Humanas durante as formações, e bem como, todo apoio da secretária de Educação de Cariré, Carmiranda Miranda e da primeira-dama Mirna Aguiar, por proporcionar momento ricos de aprendizagem e compartilhar experiência e conhecimento. 

Todos os projetos citados abaixo foram realizados de setembro a novembro de 2019, com o apoio dos diretores das respectivas escolas e da Secretaria Municipal de Educação.