Saiba a história da "Igreja dos Negros", a mais antiga de Sobral

Igrejas ajudam a contar a história de Sobral. Foi ao redor das primeiras construções religiosas que os povoados primitivos formaram a base. Esta é uma reportagem especial postada no Caderno Regional de hoje, sábado, 28 de janeiro de 2017, no jornal 'Diário do Nordeste" de Fortaleza.

Igreja dos Negros

Encravada no coração comercial de Sobral, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário se destaca como uma das mais antigas da cidade. Construída em 1767, pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, para substituir uma antiga estrutura de taipa, o templo abrigou, por muitos anos, a comemoração da coroação dos reis do Congo, nome de um dos festejos locais, realizada pelos escravos da época. Após a abolição da escravatura, os negros continuaram a tradição do Reisado Africano, por algum tempo, até que a festividade caiu no esquecimento. Até hoje, para alguns, a igreja é lembrada como de "Nossa Senhora do Rosário dos Pretinhos", por essa relação histórica.

Reformas

Ainda se mantendo de pé, a Igreja passou por constantes reformas, ao longo dos anos, que retiraram, em 1926, suas tribunas laterais, típicas do século XVIII. As mudanças se repetiram na troca do piso de tijolos, por ladrilhos hidráulicos, e na reforma do altar mor, entre os anos de 1941 e 1942, conforme projeto do italiano Agostinho Balmes Odisio, artista plástico da época, com obras espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sempre de portas abertas à oração, a Igreja do Rosário, assim como todas as outras construções católicas, se mistura ao traçado urbanístico da cidade, revelando o quanto essa religião foi importante para a formação de seu primeiro povoado, cortado pelo Rio Acaraú. Com a força de sua arquitetura, as estruturas que se erguem em diversos pontos da cidade convidam o visitante à conexão com o Divino e uma viagem ao passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.