Médicos denunciam corte em repasse de verbas para hospitais regionais e UPAs do Estado do Ceará


Entidades de representação da categoria médica no Ceará denunciam a redução, por parte da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), dos repasses a quatro hospitais e a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para a prestação de serviços em 2017. O relato foi feito por meio de nota publicada ontem no Diário do Nordeste. De acordo com as agremiações, o Governo do Estado estaria diminuindo em 10% os valores dos contratos firmados com as unidades para as atividades deste ano.

A medida afeta centros de Saúde da Capital e do Interior administrados pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). São eles o Hospital Geral Doutor Waldemar Alcântara, Hospital Regional do Cariri, Hospital Regional Norte, Hospital Regional do Sertão Central e UPAs. "Médicos do ISGH nos procuraram mencionando que, por ocasião de renovação dos contratos do Estado com o Instituto, havia sido deliberado que ocorreria uma redução de 10% nos valores", relata Mayra Pinheiro, presidente do sindicato dos Médicos do Ceará.
"Os hospitais deveriam já efetuar cortes em serviços visando obter essa redução. Cada unidade teria a prerrogativa de cortar serviços que não conseguissem mais manter o custeio", acrescenta Mayra Pinheiro.

Serviço cortado

Segundo Carmelo Leão, presidente da Associação Médica Cearense, uma das medidas cogitadas pelo Hospital Geral Doutor Waldemar de Alcântara para diminuir as despesas seria o encerramento do serviço de cirurgia geral para atendimento externo.

"Hoje, esse hospital faz mais de 3.000 cirurgias por ano. O impacto seria muito grande para a sociedade. Já se sabe que a oferta desse serviço não dá conta da demanda. Fechar é algo que não pode acontecer", diz Leão.

Em nota, a Sesa informou que, em relação ao atendimento nas unidades, a determinação estadual é "não haver redução nos serviços da rede pública de saúde estadual".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.