Município de Cariré participará do curso de Elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico, nos dias 9 e 10 de novembro, em Fortaleza


A Secretaria das Cidades irá realizar, por meio da Coordenadoria de Saneamento Ambiental (Cosan) e do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), o curso de Elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para 27 municípios. O evento acontece nos dias 9 e 10 de novembro de 2015 no auditório da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

O seminário é uma das iniciativas da Secretaria das Cidades no sentido de apoiar e capacitar os municípios cearenses para o atendimento da lei n° 11.445, que estabelece as diretrizes nacionais para a Política Federal de Saneamento Básico, sendo uma das tratativas a obrigatoriedade de cada município possuir um Plano Municipal de Saneamento Básico.

A programação dos dois dias contempla palestras sobre temas, como "Conteúdo dos PMSB", "Aspectos Legais e Institucionais", "Cases Nacionais e Estaduais", além de mesas redondas sobre viabilidade e financiamento dos planos, e o papel das instituições nos PMSB, com a presença do Ministério Público, Tribunal de Contas do Município (TCM), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), dentre outros.

Participarão do evento 14 municípios da região do Vale do Acaraú e do Vale do Jaguaribe, que são Aracati, Cariré, Coreaú, Forquilha, Icapuí, Irauçuba, Jaguaretama, Jaguaribe, Jaguaruana, Massapê, Quixeré, Russas, Santana do Acaraú e Tabuleiro do Norte. Também foram convidados os municípios de Pindoretama, Quixeramobim e Beberibe, além das cidades que possuem convênio com a Cagece e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), que são Aquiraz, Cascavel, Itapipoca, Maracanaú, Martinópole, Orós, Paraipaba, Pentecoste, Tianguá e Ubajara.

Dia 09/11/15 (segunda-feira)
08:00
Credenciamento
08:30
Abertura
8:45
Aspectos Legais e Institucionais         
Alceu Galvão ? Coord. Saneamento SCidades
10:00
Coffee Break
10:20
Conteúdo dos PMSB
12:00
Almoço (livre)
13:30
Experiências Nacional e Estaduais                
Geraldo Basílio ? Coord. de Saneamento da Arce
15:00
Coffee Break
15:20
Coleta de dados primários para PMSB
17:00
Encerramento


Dia 10/11/15 (terça-feira)
08:30
MESA REDONDA: PAPEL DAS INSTITUIÇÕES
1ª Mesa
Ministério Público ? Dra. Sheila Pitombeira
Agência Reguladora ? Arce
Tribunal de Contas dos Municípios
Instituto de Desenvolvimento das Cidades ? Ideci- Rita Bezerra
10:10
Coffee Break
10:30
VIABILIDADE E FINANCIAMENTO DA UNIVERSALIZAÇÃO
2ª Mesa
Viabilidade dos PMSB ? Cagece- Keti Leni Pistolesi
Financiamento da Universalização ? Funasa
Tarifas e Subsídios- Arce ? Mário Monteiro
12:30
Encerramento


Prefeitura Municipal de Cariré promove abertura da programação da Campanha "Novembro Azul" de 2015


A Prefeitura Municipal de Cariré promoveu ontem, quarta-feira (4) a abertura da programação da Campanha “Novembro Azul” de 2015, que tem como objetivo chamar atenção sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens. A campanha deste ano tem como tema "Previna-se Contra o Câncer de Próstata - Um Toque, Um Drible na Doença". Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão palestras e consultas agendadas para homens com mais de 40 anos, que, caso necessário, serão encaminhados para a realização de exames laboratoriais.


Dra. Rita Luíza Braga Honorato, secretária da Saúde de Cariré, falando ao público presente à abertura do evento, afirmou que "o público masculino é o que menos procura as unidades de saúde. Eles têm esse estigma, preconceito contra o toque uretral, acrescentando que o exame físico (toque retal) é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico)".


Já a secretária da Educação e primeira dama de Cariré, Virgina Souza Aguiar, representando o prefeito Antônio Martins, também falou na abertura do evento e disse que "é importante a adesão dos homens à realização das consultas e exames necessários para a prevenção e detecção do câncer de próstata. O prefeito Antônio Martins está abraçando essa causa e espera o apoio de todos, com vistas ao sucesso da Campanha Novembro Azul de 2015".


A abertura da programação do Novembro Azul de 2015 contou ainda com a palestra central  de educação em saúde, proferida  médico Roberto de Araújo Nogueiraespecialista em Saúde do Trabalhador e Saúde da Família, o qual ainda atua na Equipe de Saúde da Família (ESF) de Alto dos Honório. Ele fez explanações sobre a prevenção do câncer de próstata e os cuidados à saúde do homem, com  momentos de troca de informações e de participação de pessoas da comunidade.


A abertura da campanha aconteceu na Quadra Coberta Raimundo Nery, desta cidade, e contou com a participação dos seguintes secretários municipais, os quais estão envolvidos na Campanha Novembro Azul: Virgina Souza Aguiar, primeira dama e secretária da Educação; Rita Luíza Braga Honorato, da Saúde; Águida Martins, das Finanças; Regina Farias Oliveira, da Cultura, Esporte e Juventude; Mirna Moraes de Aguiar, do Trabalho e Desenvolvimento Social; Eduardo Miranda, dos Transportes; Henrique Chaves, da Agricultura; Adauto Araújo, do Meio Ambiente, além do presidente da Liga Carireense de Desporto (LCD), Fernando Venâncio, e da presença de vários profissionais da saúde lotados nas unidades básicas de saúde do Município.

Ao final do evento, houve sorteios de brindes, ofertados pela Prefeitura Municipal de Cariré.

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Cariré esteve presente à 38ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Acaraú


Aconteceu recentemente no auditório do Instituto Federal do Cera´(IFCE) de Sobral, a 38ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Acaraú, que teve como objetivo principal a discussão sobre as ações emergenciais realizadas pelo Governo do Estado do Ceará; internalizar quais ações estão sendo implementadas no  período de estiagens de 2012 a 2015 e discutir quais contribuições possam deliberar para que sejam aproveitadas pelo Estado e assim fazer a gestão das águas neste período de estiagem.

Assuntos abordados
- Informes sobre o Encontro Nacional de Comitês; Ações de Revitalização do Rio Acaraú, com palestra ministrada por João Marcelo de Andrade Alves, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú.
João Marcelo de Andrade Alves, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú.
- Situação Hídrica do Ceará e Ações Estratégicas de Enfrentamento da Seca - Comitê Integrado de Combate à Seca. Palestra central proferida por Bartolomeu Almeida, gerente das Bacias do Acaraú e Coreaú.
Bartolomeu Almeida, gerente das Bacias do Acaraú e Coreaú.
- Discussão e Definição de Capacitação 2015 e Calendário Reuniões Ordinárias 2016.
- Encaminhamentos de Propostas e Deliberações, por parte da Plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Acaraú.
Estiveram presentes os representantes dos seguintes órgãos públicos estaduais/federais e entidades civis : SEMACE, EMATERCE, DNOCS, FUNAI, EMBRAPA, SDA do Ceará, Prefeitura Municipal de Massapê, Prefeitura Municipal de Sobral, Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais, Agricultores e Agricultoras de Varjota, Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais, Agricultores e Agricultoras de Massapê, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CACTUS), Federação das Associações Comunitárias de Cruz (FAC), Universidade Vale do Acaraú, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (ITFCE), Cultura de Arte Solidária de Acaraú (C.A.S.A.), Associação Comunitária de Malhada dos Bois, Cooperativa dos Irrigantes de Forquilha (COIF), DIPAN, Votorantim Cimentos, Associação dos Moradores do Distrito de Arariús-Cariré,  Associação das Localidades de Batoque, Flores e Curtume, do município de Cariré, CAGECE, SAAE de Sobral.
Município de Cariré esteve sendo representado por Adauto Eleotério Araújo (à esquerda), presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Arariús, e Antônio Gentil de Medeiros (à direita), presidente da Associação das Localidades de Batoque, Flores e Curtume.

Prefeitura Municipal de Cariré é homenageada pelas Faculdades INTA, na cidade de Sobral


Ontem (29), quinta-feira, aconteceu no auditório das Faculdades INTA, na cidade de Sobral, a entrega de placas que prestaram homenagens e preitos de gratidão aos diversos órgãos públicos e particulares que fazem parcerias na realização de estágios dos cursos que são promovidos pela INTA , em diversos municípios da região Noroeste do Estado. 


A Prefeitura Municipal de Cariré, representada pela Secretaria da Saúde, recebeu uma placa, como forma de reconhecimento, por contribuir nos cenários de práticas para a formação de técnicos nos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, veterinária e nutrição


Para receber a comenda, estiveram presentes ao evento, a secretária da Saúde de Cariré, Rita Luíza Braga Honorato, acompanhada da diretora do Hospital Municipal de Cariré, Lusileida Ximenes Portela. Segundo disse a Dra. Rita Luíza Honorato, "sentimos-nos honrados e felizes em receber essa placa, que simboliza a nossa parceria com aquela grande instituição de ensino superior. A gestão municipal de Cariré, à frente o prefeito Antônio Martins, agradece às Faculdades INTA, pela honraria concedida e pela parceria firmada".

Encerrada ontem (29), a programação da Campanha Outubro Rosa, com a realização do "I Circuito Rosa"


Ontem (29) ficou encerrada a extensa programação da Campanha "Outubro Rosa", promovida pela Prefeitura Municipal de Cariré, por intermédio de suas Secretarias Municipais e Liga de Desporto Carireense, quando foi realizado o "I Circuito Rosa", às 8h30, no Centro de Esportes - Proares II, com atividades esportivas, dinâmicas, massagens, danças e atendimento especializado com profissionais da área da saúde, com enfoque especial sobre a prevenção do Câncer de Mama. 


Estiveram prestigiando o "I Circuito Rosa", a secretária da Saúde de Cariré, Rita Luíza B.Honorato, que promoveu a palestra sobre a Prevenção do Câncer de Mama; a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Mirna Moraes de Aguiar, que coordenou o sorteio de brindes; a secretária da Cultura, Esporte e Juventude, Regina Farias Oliveira; a coordenadora do CRAS da Sede, Irany Silva, além da coordenadora do Centro de Esportes Inácio Martins Pereira - Proares II, Jessamine Moraes de Aguiar, e vários profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que é ligado à Secretaria da Saúde de Cariré.


Ao final das atividades foi realizado um sorteio de vários brindes, voltado às mulheres que estiveram participando do evento até o seu final.

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Representação da Secretaria de Educação de Cariré esteve presente à entrega do Prêmio Escola Nota Dez, realizada no Centro de Eventos, em Fortaleza.


A representação da Secretaria da Educação de Cariré, formada por diretores/coordenadores e professores das quatro escolas premiadas 'Nota 10' se fez presente à entrega do Prêmio Escola Nota Dez, realizada ontem (28), no Centro de Eventos, em Fortaleza. Estiveram presentes ao evento o prefeito Antônio Martins, o vice-prefeito Elmo Aguiar, acompanhados dos vereadores Nery Neto e Guarani Martins. 

A premiação entregue ontem, quarta-feira, destacou o mérito de 274 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados do 2º e 5º ano do ensino fundamental, segundo os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2014. 

Nas fotos, vemos o prefeito Antônio Martins e o vice-prefeito Elmo Aguiar recebendo a premiação de Escola Nota 10, obtida por quatro escolas da rede pública municipal de ensino de Cariré-CE.

As quatro escolas de Cariré que receberam o Prêmio Escola Nota 10 - Edição 2014, são as seguintes: Escola Maria José Rodrigues Ponte (Sede) - 2º Ano; Escola Tenente  Avelino Gomes (Anil) - 2° ano; Escola Raimundo Dico Monteiro (Daniel) - 5° ano; Escola Inácia Rodrigues Moreira (Cacimbas) - 5° ano.


O prêmio é destinada a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar - Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolas públicas de 5º ano, com base no Índice de Desempenho Escolar (IDE 5). Ao todo foram avaliadas 212.860 crianças de mais de 4 mil unidades escolares da rede cearense.

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De 4 a 29 de novembro será realizada a programação do 'Novembro Azul' de 2015. Vamos todos participar!...

REALIZAÇÃO: Prefeitura Municipal de Cariré-CE. 
APOIO: Secretaria de Transportes; Secretaria de Finanças; Secretaria de Turismo; Secretaria da Saúde; Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude; Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social; Liga Carireense de Desportos; Centro de Esportes Inácio Martins Pereira/Proares II.

Câmara Municipal de Cariré aprova projeto de lei que altera e acrescenta dispositivos do Conselho e Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas-COMPOD


Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cariré, realizada no dia 17 de outubro, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Nº 19/2015, que "altera e acrescenta dispositivos da Lei Municipal de nº 478/2015, de 10 de junho de 2015, que dispõe sobre o Conselho e Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas do Município de Cariré-Ce e dá outras providências".

De acordo com o Parágrafo 3º do Projeto de Lei, "o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas - COMPOD - tem função propositiva, deliberativa, consultiva, e fiscalizadora das ações, programas, projetos todos relacionados à prevenção, uso, tratamento, reabilitação e reinserção social do usuário e de combate ao tráfico de drogas".

De conformidade com o Artigo 3º, o COMPOD será integrado por 16 (dezesseis) membros, entre titulares e suplentes, sendo observada a seguinte representatividade:

I - 4 (quatro) representantes, e seus respectivos suplentes, do Poder Público Municipal, indicados pelos titulares dos seguintes órgãos:
a) Secretaria de Educação;
b) Secretaria de Saúde;
c) Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social;
d) Secretaria de Cultura e Esporte.
II - 1 (um) representante, e seu respectivo suplente, de associação comunitária.
III - 1 (um) representante, e seu respectivo suplente, de associação de grupo de jovens.
IV 1 (um) representante, e seu respectivo suplente, do Conselho Tutelar.
V - 1 (um) representante, e seu respectivo suplente, de instituição religiosa.