Estudante da Escola Marieta Cals de Cariré conquista medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Mais uma vez, um estudante de Cariré se destaca, de maneira nacional, em Olimpíadas Científicas. Desta vez, o mérito é de Asafe Dayan Rodrigues Aragão, estudante da EEM Dona Marieta Cals, o qual conseguiu ser medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

A ONC é uma olimpíada interdisciplinar, abordando assuntos de biologia, física e química. A novidade desta edição foi a inclusão de questões de astronomia em seu currículo. Mesmo estando em sua quarta edição, esta é a primeira vez que os estudantes da Escola Marieta Cals participam, e já conseguiram local no pódio. Além da medalha de prata de Asafe, a aluna Daiane da Silva Rodrigues conseguiu menção honrosa.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN e a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental.

Tal olimpíada possui os seguintes objetivos: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.

Formação de Ciências Humanas realizou projetos relacionados às áreas de História e Geografia e enfocando a história local


01- Projeto 
Os professores: Alan Soares Azevedo (Professor de História) e Francisca Malena Laureano Custódio (Professora de Geografia)
Escola Monsenhor Antônio Cândido de Melo
Localidade de Alto Feliz
Aula de Campo: Pedra do Sino no Tanques
Público Alvo: trabalharam com os alunos de 6° ao 9° ano


PROJETO: CAMINHOS DA NOSSA HISTÓRIA
Os professores Alan (História) e Malena (Geografia) promoveram um momento rico em conhecimento aos seus alunos levando-os a uma aula de campo Pedra do Sino no Tanques em lugares de relevante contexto histórico para a comunidade local em que se insere a escola. A aplicação do projeto busca compreender geograficamente os locais como (relevo, solo, rochas, pecuária, agricultura, etc.) e historicamente (povoamento indígena, e a história local onde estar situada as pedras, as rochas e pinturas rupestres) 


02- Projeto
Escola de Ensino Fundamental Cefisa Aguiar
Sede de Cariré
Professora: Elis Regina (História e Geografia)
Público Alvo: 9° ano A e B (manhã)

PROJETO: HISTÓRIA DA MINHA VIDA, CONTEXTUALIZANDO COMO A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
O Projeto visa escrever um memorial fazendo uma retrospectiva de vida contextualizada com os fatos históricos desde o seu nascimento como forma de compreender o mundo e a História que afeta o indivíduo a criticidade dos fatos e reflexão de seus atos para a construção de sua maturidade e projetos futuros compreendendo a capacidade de gerar a própria vida.
Este memorial será feito de forma manuscrita em um caderno especifico para a construção do texto. Durante todos a atividade será corrigida uma a uma durante três meses para aperfeiçoamento da relação e historicidade da linha do tempo. Após a conclusão do memorial, será feita uma reflexão numa roda de conversa para colher as impressões da aprendizagem durante o desenvolvimento do trabalho.


03- Projeto
Professora: Maria José da Silva Rodrigues
Localidade: Anil
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Tenente Avelino Gomes
Público Alvo: alunos de 6° ao 7° ano

PROJETO: CONHECENDO MEU LUGAR

O projeto realizado pela turma 6º e 7° anos da Escola Tenente Avelino em Anil, prendeu-se valorizar a cultura local, a professora de História Maria José, realizou um Café com História, para os alunos contarem a história do Anil. 

O Projeto teve como objetivo conhecer a comunidade onde vivem, saber da história de um lugar significa resgatar e preservar sua tradição e memória de seus moradores. Neste projeto serão apresentados alguns pontos turísticos e culturais, com o objetivo proporcionar a valorização e o respeito pela comunidade, fazendo o aluno reconhecer-se como integrante desse contexto e participante da História. 

Os conteúdos e habilidades trabalhadas durante o projeto serão norteados por temas geradores; Forma utilizados para desenvolver este Café com História: trabalhamos com a História Local, entrevistas e relato de moradores antigos, visitas de campo, pontos turísticos, fotografias antigas e atuais, confecções de cartazes, Construção de painéis, peças teatrais, parodias, maquetes, e no dia do Café com História, convidamos moradores da localidade para falar sobre a história local.


04- Projeto
Professoras: Sandra Jorge Feijão – Geografia e 
Deusiane Paiva da Rocha – História 
Localidade: Pedra Preta 
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Ernesto Alexandre Silva 
Público Alvo: alunos de 6° ao 9° ano 

PROJETO: VISITA AO MUSEU DE SOBRAL DOM JOSÉ TUPINAMBA DA FROTA 
A Escola Ernesto Alexandre teve como objetivo despertar nos alunos de 6° ao 9° a curiosidade de conhecer, respeitar e valorizar objetos antigos e entender por eles são importantes para a história e dessa forma despertar neles a vontade de guardar e valorizar os objetos antigos da sua família e que passam de geração a geração. 

O museu tem grande importância histórica para uma sociedade, pois ele guarda as lembranças dos antepassados de uma época, século ou ano. Por esse motivo é de suma importância fazer entender aos alunos a necessidade de se dar valor aos objetos antigos que foram descendentes de nós. Com isso deixamos de dizer que o museu é lugar de coisas velhas (antigas), somente com a visita dos educandos/alunos, indo de encontro das imagens reportadas no tempo histórico de uma sociedade poderão entender a sua importância para a historiografia de pais, valorizando dessa o conhecimento antes nunca visto por eles. O importante é viajar pelo tempo sem sair do lugar algo que somente o museu pode nós proporcionar. 

O museu é um prédio histórico de grande relevância para a humanidade e também um lugar de descobertas, pois estamos em contato com o passado, interligando com o presente, sem falar na aula prática –teórica que facilita a aprendizagem através da visualização dos objetos pertencentes a história, cultura de uma sociedade.


05- Projeto
Professor Romário Oliveira da Silva, Antônio Jaime Paulino
Disciplinas: História e Geografia
Localidade: Cacimbas
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Inácio Rodrigues Moreira
Público Alvo: alunos de 6° ao 9° ano


TEMÁTICA: HISTÓRIA LOCAL
PROJETO: RESGATANDO MEMÓRIAS “CARIRÉ”

"Um povo que preserva sua história, sua memória e seus habitantes está possibilitando diretamente a construção de um futuro para com sua gente e sua cultura. E por mais que estejamos em outro tempo (com a tecnologia de ponta, as novas mídias, a internet, era digital, etc.), um povo se torna “rico” mantendo seus traços e requintes culturais dos seus antepassados, fazendo um encontro do velho com o novo, do erudito com o popular, do local/ regional com o nacional, da literatura com os causos regionalistas, do simples com o complexo." CARIRÉ 90 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. 


O projeto visou a criação de um livro para ser utilizados pelos alunos de 6° ao 9° ano a fim de buscar informações para os alunos sobre a História de Cariré, mais especificamente para os 90 anos de Emancipação Política de Cariré. Romário em sua apresentação relata o prazer em proporcionar este projeto para os alunos, pois foi bom viajar nas memórias e descobrir fantasias que só a nossa terra querida te, partimos da ideia de registrar fontes de pesquisa de moradores, e de livros que foram produzidos sobre a História de Cariré. 


O projeto visou trabalhar anteriormente passo a passo a História de Cariré, com os alunos, com construção de maquetes da Estação Ferroviária de Cariré, Pecuária, bandeira municipais e suas cores e significados, Cultura, Pontos turísticos, economia, Prefeitos municipais, Histórico da Educação de Cariré, Meios de Transportes, mapa de Cariré e a Origem do Nome de Cariré e sobre o distrito de minha residência Cacimbas e sua origem. Foi realizado na escola uma exposição com toda a pesquisas apresentadas pelos alunos e o professor Romário e Jaime presentearam os melhores desenhos da Bandeira com o Livro “ Cariré, nossa terra querida” 


Durante as Formações de Ciências Humanas ministradas pela professora Aucicléa Melo da Ponte Feijó (nas fotos), foram elaborados projetos de História Local relacionados às áreas de História e Geografia, para serem aplicados nas escolas, cujo objetivo de conhecer e entender a nossa História e Geografia, esses projetos também propõem estratégias de ensino que valorizem a história local e desenvolva nos alunos o interesse de conhecer e dar importância ao seu lugar de origem. 

Foi primordial a aceitação dos professores de compartilhar os projetos elaborados, dando sugestões de metodologias e de aprendizagem, repassando conhecimento e a vontade de inovar, foi grande o desafio a ser enfrentados pelos mesmos.

Desde já, a  professora Aucicléa da Ponte Feijó agradece o compromisso e o carinho de todos os professores da Área de Ciências Humanas durante as formações, e bem como, todo apoio da secretária de Educação de Cariré, Carmiranda Miranda e da primeira-dama Mirna Aguiar, por proporcionar momento ricos de aprendizagem e compartilhar experiência e conhecimento. 

Todos os projetos citados abaixo foram realizados de setembro a novembro de 2019, com o apoio dos diretores das respectivas escolas e da Secretaria Municipal de Educação.

Realizada a eleição para renovação da Diretoria Executiva da Associação dos Moradores do Distrito de Arariús, em Cariré-CE


Para exercer o mandato no período de 15/11/ 2019 a 15 / 11/ de 2023, Adauto Eleotério Araújo, foi eleito por unanimidade, para o cargo de presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Arariús, no município de Cariré-CE, portanto, para um mandato de quatro anos. A população local confiou mais uma vez no trabalho realizado por Adauto Araújo, quando exerceu o cargo de 1º tesoureiro, elegendo-o mais uma vez à Presidência da Associação dos Moradores de Arariús, juntamente com seus pares de Diretoria Executiva, graças às benfeitorias que o distrito tem recebido nos anos em que os mesmos ficaram à frente da mencionada entidade.

Por sua vez, Adauto Araújo declara:"Graças à parceria firmada com a  administração municipal, conseguimos melhorar a iluminação pública, reformas e ampliação da pavimentação das ruas e avenidas, como também a pavimentação da rua  até o cemitério, dentre outros benefícios. Agradecemos ao prefeito Elmo Roberto por nos atender de bom gosto para o bem de todos", ressaltou.

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Secretaria da Educação de Cariré está construindo a Sala de Formações para professores da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré está construindo anexo à sua sede própria, uma grande sala para realização das formações dos professores da rede municipal de ensino, com a finalidade de oferecer mais comodidade aos participantes e a melhoria da qualidade das aulas repassadas pelos monitores/formadores educacionais.

Comissão da APEOC de Cariré esteve reunida na Secretaria de Educação, para tratar sobre sábados letivos e progressão

Nesta quarta-feira (13/11), pela manhã, a nova Comissão da APEOC de Cariré esteve realizando uma visita à Secretaria Municipal de Educação, sendo recepcionada pela secretária Carmiranda Miranda. A pauta da reunião girou em torno dos sábados letivos e progressão referente ao biênio 2016/2017.

 A nova Comissão da APEOC está assim constituída: Presidente - Auxiliadora Chaves; Vice-Presidente - Maria das Graças Souza Lopes; Secretária - Fátima Ferreira; Tesoureira - Ariltes de Oliveira Martins; Suplentes - Daniela Chaves e Raimunda Martins.

COMUNICADO DO ESCRITÓRIO DA CAGECE DE CARIRÉ-CE

O Escritório Local da CAGECE comunica à população da sede de Cariré, que o sistema de abastecimento d'água se encontra com problemas de fornecimento de água, motivado pela instalação de uma bomba para melhoria da rede de abastecimento d'água.

Comunica ainda que a previsão para o sistema de abastecimento voltar à funcionar com normalidade é partir de hoje (quarta-feira, dia 13) para manhã (quinta-feira, dia 14).

A direção da CAGECE agradece pela compreensão de todos, e na medida do possível continuará trabalhando para atender à todos os seus usuários, apesar das dificuldades logísticas inesperadas.

Secretaria da Educação de Cariré-CE promoveu reunião mensal sobre alinhamento das atividades da Gestão Escolar de 2019


Nesta terça-feira (12/11), pela manhã, numa das salas da Escola Francisco Hermínio, aconteceu mais uma reunião mensal com a participação de Gestores Escolares e a equipe da Secretaria da Educação de Cariré, com a finalidade de tratar sobre alinhamento das atividades da Gestão Escolar de 2019.

📷 Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação.

📷 Eloíza Ferreira de Aguiar - Coordenadora da Gestão do Ensino e Aprendizagem.

A pauta da reunião cumpriu o seguinte roteiro:
➤ Acolhida (Homenagem da Secretária da Educação Carmiranda Miranda para os Gestores Escolares, em comemoração ao Dia do Diretor Escolar - 12 de novembro); 
➤ Atualização da Planilha Eletrônica do Número de Alunos ( Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação): 
➤ Análise e revisão na entrega dos diários de classe (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação);
➤ Emissão dos históricos (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação) 
➤ Preenchimento obrigatório do Formulário de Matrículas (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação);
➤ Informes sobre o Programa Educação Conectada  (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação);
➤ Busca ativa escolar rematrículas dos alunos encontrados (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação);
➤ Encerramento das atividades do PETECA - Relatório final (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação);
➤ Restruturação dos PPPs das escolas (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação); 
➤ Escola Nota Dez: Elaboração dos Planos de Aplicação Financeira ((Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação);
➤ Informes sobre SPAECE 2019 (Eloíza Ferreira de Aguiar - Coordenadora da Gestão do Ensino e Aprendizagem); 
➤ Encerramento. 

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STDS Cariré / Governo do Ceará promoveram em Tapuio, Curso de Cabeleireiro(a) para beneficiários do 'Cartão Mais Infância'


A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré, por meio do Programa "Criando Oportunidades", em parceria com o Governo do Estado do Ceará, concluiu na data de ontem, sexta-feira (08/11),  o curso profissionalizante de cabeleireiro(a), que foi realizado na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Rural de Tapuio. Capacitou 20 chefes de famílias beneficiárias do 'Cartão Mais Infância'. O Curso de Cabeleireiro(a) teve início no dia 09 de novembro, totalizando 100h/aulas e oportunizou aulas teóricas e práticas sobre corte, higiene e tintura, além de conhecimentos na área de  Direitos Sociais e Cidadania, Mercado de Trabalho, Empregabilidade, Ética Profissional  e Empreendedorismo. 

Por ocasião do encerramento do curso profissionalizante, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré, Cláudia Nascimento Gonçalves fez a entrega de kits instrumentais de trabalho, para que desta forma os alunos(as) previamente treinados tenham condições de iniciar suas atividades no mercado de trabalho. 

Programa Criando Oportunidades
O programa Criando Oportunidades tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda do governo do Ceará, articulado com outras políticas públicas, fortalecendo a cidadania e ampliando as oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação vulnerabilidade social e econômica no mercado de trabalho.

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SQ Transportes de Santa Quitéria é o primeiro campeão da Superliga de Futsal 2019, realizada na cidade de Cariré-CE

📷 SQ Transportes de Santa Quitéria é o campeão da Superliga Futsal 2019 de Cariré-CE.

📷 União Futsal de Cariré é o vice-campeão da Superliga Futsal 2019 de Cariré-CE.

Nesta quinta-feira (07/11), à noite,  às 20h30, aconteceu a grande final da Superliga de Futsal  2019, na quadra do Ginásio Poliesportivo do Proares II. Estiveram se enfrentando as equipes União Futsal de Cariré e SQ Transportes de Santa Quitéria. Um grande jogo com lances emocionantes e bem disputado, com grande comparecimento de torcedores de ambas as equipes. Autoridades locais e da região estiveram prestigiando o evento esportivo, que foi idealizado e organizado pela Liga Carireense de Desporto (LCD), com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude da Prefeitura Municipal de Cariré-CE.

A partida terminou com o placar de União Futsal 5 x 6 SQ TransportesGols da equipe do União Futsal: Miranda (2),  Marcelo Max (2) e Antonio William. Gols da equipe SQ Transportes: Antonio Joaquim (3),  Willame Mendes (2) e  David Patrick.

Portanto, o SQ Transportes é o campeão da Primeira Superliga de Futsal 2019, realizada na cidade de Cariré., que serviu de sede regional para a competição. 

Artilheiro da competição: Antonio Joaquim Campos de Sousa,com 08 gols (atleta da equipe SQ Transportes). Melhor goleiro da competição: José Devyson Rodrigues Alves (atleta da equipe SQ Transportes).

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Dia 07 de novembro, às 19h30, acontecerá a final da 'Superliga de Futsal 2019', no Ginásio do Proares II de Cariré-CE

DIVULGAÇÃO: Liga Carireense de Desporto (LCD)

Já surgem os primeiros pilares da ponte sobre o leito do Rio Acaraú, no distrito de Tapuio, município de Cariré-CE

Atualizando o andamento das obras de construção da ponte sobre o leito do Rio Acaraú, trazemos as fotos desta semana, quando já foram construídos um pilar da ombreira da ponte e mais três no leito do grande rio. Mais outros pilares estarão sendo construídos até a outra margem do rio (confira nas fotos acima). 

Enquanto isso, uma turma já prepara bases das sapatas, concretação das sapatas para sustentação dos pilares e forras das vigas para os pilares e berços das vigas que posteriormente serão colocadas nos pilares, por meio de guindastes (confira nas fotos acima). 

A nossa reportagem agradece imensamente ao secretário polivalente da Prefeitura Municipal de Cariré, Adauto Araújo (na foto), que nos conduziu até Tapuio e nos acompanhou em todos os momentos da reportagem fotográfica.

Formação de Ciências Humanas aborda o tema sobre relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira ou indígena

Nesta quarta-feira (6/11), às 7h30, aconteceu numa das salas de aula da Escola Francisco Hermínio, Formação de Ciências Humanas (História e Geografia), com enfoque para o Selo Unicef 2017-2020 e abordando a temática as relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira ou indígena. 

📷Formadora: Professora Auciclea Melo da Ponte Feijó.

A formação cumpriu a seguinte pauta:
➤1.Histórico sobre a cultura Afro-indígena. Entender a sua importância cultural e histórica dos Africanos e Indígenas para o contexto escolar e mundial.
➤2.Slides: Formação dos educadores em relações étnico-raciais e história e cultura Afro-brasileira, africana ou indígena.
➤3.Vídeo sobre Aula publica: A educação das relações Étnico- Raciais
4.Coleção Educação e Relações Sociais. 
➥1.Afro-brasilidades e imagens
➥2.Indicadores de qualidade na Educação
➥3.Relações raciais na escola
➥4.Guia metodológico 
➥5.Vídeo 1- Educação e relações raciais: apostando na participação da comunidade escolar (16 min)
➥6.Vídeo 2-  Educação e relações raciais: diálogos Brasil e África do Sul (58min)
➤3.Dia D: 20 de novembro - Dia da Consciência Negra.  Os professores deverão: Pesquisar e assistir com os alunos aos vídeos indicados nas referências, fazer uma roda de conversa com alunos do Ensino Fundamental nas aulas de História e Geografia, sobre a temática e no dia 20 de novembro apresentar os trabalhos realizadas em sala, fotografar, filmar e publicar.  Trabalhar em sala: teatro, música, danças culturais, rodas de conversas, documentários.