Formação de Ciências Humanas realizou projetos relacionados às áreas de História e Geografia e enfocando a história local


01- Projeto 
Os professores: Alan Soares Azevedo (Professor de História) e Francisca Malena Laureano Custódio (Professora de Geografia)
Escola Monsenhor Antônio Cândido de Melo
Localidade de Alto Feliz
Aula de Campo: Pedra do Sino no Tanques
Público Alvo: trabalharam com os alunos de 6° ao 9° ano


PROJETO: CAMINHOS DA NOSSA HISTÓRIA
Os professores Alan (História) e Malena (Geografia) promoveram um momento rico em conhecimento aos seus alunos levando-os a uma aula de campo Pedra do Sino no Tanques em lugares de relevante contexto histórico para a comunidade local em que se insere a escola. A aplicação do projeto busca compreender geograficamente os locais como (relevo, solo, rochas, pecuária, agricultura, etc.) e historicamente (povoamento indígena, e a história local onde estar situada as pedras, as rochas e pinturas rupestres) 


02- Projeto
Escola de Ensino Fundamental Cefisa Aguiar
Sede de Cariré
Professora: Elis Regina (História e Geografia)
Público Alvo: 9° ano A e B (manhã)

PROJETO: HISTÓRIA DA MINHA VIDA, CONTEXTUALIZANDO COMO A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
O Projeto visa escrever um memorial fazendo uma retrospectiva de vida contextualizada com os fatos históricos desde o seu nascimento como forma de compreender o mundo e a História que afeta o indivíduo a criticidade dos fatos e reflexão de seus atos para a construção de sua maturidade e projetos futuros compreendendo a capacidade de gerar a própria vida.
Este memorial será feito de forma manuscrita em um caderno especifico para a construção do texto. Durante todos a atividade será corrigida uma a uma durante três meses para aperfeiçoamento da relação e historicidade da linha do tempo. Após a conclusão do memorial, será feita uma reflexão numa roda de conversa para colher as impressões da aprendizagem durante o desenvolvimento do trabalho.


03- Projeto
Professora: Maria José da Silva Rodrigues
Localidade: Anil
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Tenente Avelino Gomes
Público Alvo: alunos de 6° ao 7° ano

PROJETO: CONHECENDO MEU LUGAR

O projeto realizado pela turma 6º e 7° anos da Escola Tenente Avelino em Anil, prendeu-se valorizar a cultura local, a professora de História Maria José, realizou um Café com História, para os alunos contarem a história do Anil. 

O Projeto teve como objetivo conhecer a comunidade onde vivem, saber da história de um lugar significa resgatar e preservar sua tradição e memória de seus moradores. Neste projeto serão apresentados alguns pontos turísticos e culturais, com o objetivo proporcionar a valorização e o respeito pela comunidade, fazendo o aluno reconhecer-se como integrante desse contexto e participante da História. 

Os conteúdos e habilidades trabalhadas durante o projeto serão norteados por temas geradores; Forma utilizados para desenvolver este Café com História: trabalhamos com a História Local, entrevistas e relato de moradores antigos, visitas de campo, pontos turísticos, fotografias antigas e atuais, confecções de cartazes, Construção de painéis, peças teatrais, parodias, maquetes, e no dia do Café com História, convidamos moradores da localidade para falar sobre a história local.


04- Projeto
Professoras: Sandra Jorge Feijão – Geografia e 
Deusiane Paiva da Rocha – História 
Localidade: Pedra Preta 
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Ernesto Alexandre Silva 
Público Alvo: alunos de 6° ao 9° ano 

PROJETO: VISITA AO MUSEU DE SOBRAL DOM JOSÉ TUPINAMBA DA FROTA 
A Escola Ernesto Alexandre teve como objetivo despertar nos alunos de 6° ao 9° a curiosidade de conhecer, respeitar e valorizar objetos antigos e entender por eles são importantes para a história e dessa forma despertar neles a vontade de guardar e valorizar os objetos antigos da sua família e que passam de geração a geração. 

O museu tem grande importância histórica para uma sociedade, pois ele guarda as lembranças dos antepassados de uma época, século ou ano. Por esse motivo é de suma importância fazer entender aos alunos a necessidade de se dar valor aos objetos antigos que foram descendentes de nós. Com isso deixamos de dizer que o museu é lugar de coisas velhas (antigas), somente com a visita dos educandos/alunos, indo de encontro das imagens reportadas no tempo histórico de uma sociedade poderão entender a sua importância para a historiografia de pais, valorizando dessa o conhecimento antes nunca visto por eles. O importante é viajar pelo tempo sem sair do lugar algo que somente o museu pode nós proporcionar. 

O museu é um prédio histórico de grande relevância para a humanidade e também um lugar de descobertas, pois estamos em contato com o passado, interligando com o presente, sem falar na aula prática –teórica que facilita a aprendizagem através da visualização dos objetos pertencentes a história, cultura de uma sociedade.


05- Projeto
Professor Romário Oliveira da Silva, Antônio Jaime Paulino
Disciplinas: História e Geografia
Localidade: Cacimbas
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Inácio Rodrigues Moreira
Público Alvo: alunos de 6° ao 9° ano


TEMÁTICA: HISTÓRIA LOCAL
PROJETO: RESGATANDO MEMÓRIAS “CARIRÉ”

"Um povo que preserva sua história, sua memória e seus habitantes está possibilitando diretamente a construção de um futuro para com sua gente e sua cultura. E por mais que estejamos em outro tempo (com a tecnologia de ponta, as novas mídias, a internet, era digital, etc.), um povo se torna “rico” mantendo seus traços e requintes culturais dos seus antepassados, fazendo um encontro do velho com o novo, do erudito com o popular, do local/ regional com o nacional, da literatura com os causos regionalistas, do simples com o complexo." CARIRÉ 90 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. 


O projeto visou a criação de um livro para ser utilizados pelos alunos de 6° ao 9° ano a fim de buscar informações para os alunos sobre a História de Cariré, mais especificamente para os 90 anos de Emancipação Política de Cariré. Romário em sua apresentação relata o prazer em proporcionar este projeto para os alunos, pois foi bom viajar nas memórias e descobrir fantasias que só a nossa terra querida te, partimos da ideia de registrar fontes de pesquisa de moradores, e de livros que foram produzidos sobre a História de Cariré. 


O projeto visou trabalhar anteriormente passo a passo a História de Cariré, com os alunos, com construção de maquetes da Estação Ferroviária de Cariré, Pecuária, bandeira municipais e suas cores e significados, Cultura, Pontos turísticos, economia, Prefeitos municipais, Histórico da Educação de Cariré, Meios de Transportes, mapa de Cariré e a Origem do Nome de Cariré e sobre o distrito de minha residência Cacimbas e sua origem. Foi realizado na escola uma exposição com toda a pesquisas apresentadas pelos alunos e o professor Romário e Jaime presentearam os melhores desenhos da Bandeira com o Livro “ Cariré, nossa terra querida” 


Durante as Formações de Ciências Humanas ministradas pela professora Aucicléa Melo da Ponte Feijó (nas fotos), foram elaborados projetos de História Local relacionados às áreas de História e Geografia, para serem aplicados nas escolas, cujo objetivo de conhecer e entender a nossa História e Geografia, esses projetos também propõem estratégias de ensino que valorizem a história local e desenvolva nos alunos o interesse de conhecer e dar importância ao seu lugar de origem. 

Foi primordial a aceitação dos professores de compartilhar os projetos elaborados, dando sugestões de metodologias e de aprendizagem, repassando conhecimento e a vontade de inovar, foi grande o desafio a ser enfrentados pelos mesmos.

Desde já, a  professora Aucicléa da Ponte Feijó agradece o compromisso e o carinho de todos os professores da Área de Ciências Humanas durante as formações, e bem como, todo apoio da secretária de Educação de Cariré, Carmiranda Miranda e da primeira-dama Mirna Aguiar, por proporcionar momento ricos de aprendizagem e compartilhar experiência e conhecimento. 

Todos os projetos citados abaixo foram realizados de setembro a novembro de 2019, com o apoio dos diretores das respectivas escolas e da Secretaria Municipal de Educação.

Realizada a eleição para renovação da Diretoria Executiva da Associação dos Moradores do Distrito de Arariús, em Cariré-CE


Para exercer o mandato no período de 15/11/ 2019 a 15 / 11/ de 2023, Adauto Eleotério Araújo, foi eleito por unanimidade, para o cargo de presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Arariús, no município de Cariré-CE, portanto, para um mandato de quatro anos. A população local confiou mais uma vez no trabalho realizado por Adauto Araújo, quando exerceu o cargo de 1º tesoureiro, elegendo-o mais uma vez à Presidência da Associação dos Moradores de Arariús, juntamente com seus pares de Diretoria Executiva, graças às benfeitorias que o distrito tem recebido nos anos em que os mesmos ficaram à frente da mencionada entidade.

Por sua vez, Adauto Araújo declara:"Graças à parceria firmada com a  administração municipal, conseguimos melhorar a iluminação pública, reformas e ampliação da pavimentação das ruas e avenidas, como também a pavimentação da rua  até o cemitério, dentre outros benefícios. Agradecemos ao prefeito Elmo Roberto por nos atender de bom gosto para o bem de todos", ressaltou.

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Secretaria da Educação de Cariré está construindo a Sala de Formações para professores da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré está construindo anexo à sua sede própria, uma grande sala para realização das formações dos professores da rede municipal de ensino, com a finalidade de oferecer mais comodidade aos participantes e a melhoria da qualidade das aulas repassadas pelos monitores/formadores educacionais.

Comissão da APEOC de Cariré esteve reunida na Secretaria de Educação, para tratar sobre sábados letivos e progressão

Nesta quarta-feira (13/11), pela manhã, a nova Comissão da APEOC de Cariré esteve realizando uma visita à Secretaria Municipal de Educação, sendo recepcionada pela secretária Carmiranda Miranda. A pauta da reunião girou em torno dos sábados letivos e progressão referente ao biênio 2016/2017.

 A nova Comissão da APEOC está assim constituída: Presidente - Auxiliadora Chaves; Vice-Presidente - Maria das Graças Souza Lopes; Secretária - Fátima Ferreira; Tesoureira - Ariltes de Oliveira Martins; Suplentes - Daniela Chaves e Raimunda Martins.

COMUNICADO DO ESCRITÓRIO DA CAGECE DE CARIRÉ-CE

O Escritório Local da CAGECE comunica à população da sede de Cariré, que o sistema de abastecimento d'água se encontra com problemas de fornecimento de água, motivado pela instalação de uma bomba para melhoria da rede de abastecimento d'água.

Comunica ainda que a previsão para o sistema de abastecimento voltar à funcionar com normalidade é partir de hoje (quarta-feira, dia 13) para manhã (quinta-feira, dia 14).

A direção da CAGECE agradece pela compreensão de todos, e na medida do possível continuará trabalhando para atender à todos os seus usuários, apesar das dificuldades logísticas inesperadas.

Secretaria da Educação de Cariré-CE promoveu reunião mensal sobre alinhamento das atividades da Gestão Escolar de 2019


Nesta terça-feira (12/11), pela manhã, numa das salas da Escola Francisco Hermínio, aconteceu mais uma reunião mensal com a participação de Gestores Escolares e a equipe da Secretaria da Educação de Cariré, com a finalidade de tratar sobre alinhamento das atividades da Gestão Escolar de 2019.

📷 Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação.

📷 Eloíza Ferreira de Aguiar - Coordenadora da Gestão do Ensino e Aprendizagem.

A pauta da reunião cumpriu o seguinte roteiro:
➤ Acolhida (Homenagem da Secretária da Educação Carmiranda Miranda para os Gestores Escolares, em comemoração ao Dia do Diretor Escolar - 12 de novembro); 
➤ Atualização da Planilha Eletrônica do Número de Alunos ( Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação): 
➤ Análise e revisão na entrega dos diários de classe (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação);
➤ Emissão dos históricos (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação) 
➤ Preenchimento obrigatório do Formulário de Matrículas (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação);
➤ Informes sobre o Programa Educação Conectada  (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação);
➤ Busca ativa escolar rematrículas dos alunos encontrados (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação);
➤ Encerramento das atividades do PETECA - Relatório final (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação);
➤ Restruturação dos PPPs das escolas (Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação); 
➤ Escola Nota Dez: Elaboração dos Planos de Aplicação Financeira ((Francisco Douglas Farias – Assessor Técnico da Secretaria Municipal da Educação);
➤ Informes sobre SPAECE 2019 (Eloíza Ferreira de Aguiar - Coordenadora da Gestão do Ensino e Aprendizagem); 
➤ Encerramento. 

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STDS Cariré / Governo do Ceará promoveram em Tapuio, Curso de Cabeleireiro(a) para beneficiários do 'Cartão Mais Infância'


A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré, por meio do Programa "Criando Oportunidades", em parceria com o Governo do Estado do Ceará, concluiu na data de ontem, sexta-feira (08/11),  o curso profissionalizante de cabeleireiro(a), que foi realizado na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Rural de Tapuio. Capacitou 20 chefes de famílias beneficiárias do 'Cartão Mais Infância'. O Curso de Cabeleireiro(a) teve início no dia 09 de novembro, totalizando 100h/aulas e oportunizou aulas teóricas e práticas sobre corte, higiene e tintura, além de conhecimentos na área de  Direitos Sociais e Cidadania, Mercado de Trabalho, Empregabilidade, Ética Profissional  e Empreendedorismo. 

Por ocasião do encerramento do curso profissionalizante, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré, Cláudia Nascimento Gonçalves fez a entrega de kits instrumentais de trabalho, para que desta forma os alunos(as) previamente treinados tenham condições de iniciar suas atividades no mercado de trabalho. 

Programa Criando Oportunidades
O programa Criando Oportunidades tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda do governo do Ceará, articulado com outras políticas públicas, fortalecendo a cidadania e ampliando as oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação vulnerabilidade social e econômica no mercado de trabalho.

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SQ Transportes de Santa Quitéria é o primeiro campeão da Superliga de Futsal 2019, realizada na cidade de Cariré-CE

📷 SQ Transportes de Santa Quitéria é o campeão da Superliga Futsal 2019 de Cariré-CE.

📷 União Futsal de Cariré é o vice-campeão da Superliga Futsal 2019 de Cariré-CE.

Nesta quinta-feira (07/11), à noite,  às 20h30, aconteceu a grande final da Superliga de Futsal  2019, na quadra do Ginásio Poliesportivo do Proares II. Estiveram se enfrentando as equipes União Futsal de Cariré e SQ Transportes de Santa Quitéria. Um grande jogo com lances emocionantes e bem disputado, com grande comparecimento de torcedores de ambas as equipes. Autoridades locais e da região estiveram prestigiando o evento esportivo, que foi idealizado e organizado pela Liga Carireense de Desporto (LCD), com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude da Prefeitura Municipal de Cariré-CE.

A partida terminou com o placar de União Futsal 5 x 6 SQ TransportesGols da equipe do União Futsal: Miranda (2),  Marcelo Max (2) e Antonio William. Gols da equipe SQ Transportes: Antonio Joaquim (3),  Willame Mendes (2) e  David Patrick.

Portanto, o SQ Transportes é o campeão da Primeira Superliga de Futsal 2019, realizada na cidade de Cariré., que serviu de sede regional para a competição. 

Artilheiro da competição: Antonio Joaquim Campos de Sousa,com 08 gols (atleta da equipe SQ Transportes). Melhor goleiro da competição: José Devyson Rodrigues Alves (atleta da equipe SQ Transportes).

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Dia 07 de novembro, às 19h30, acontecerá a final da 'Superliga de Futsal 2019', no Ginásio do Proares II de Cariré-CE

DIVULGAÇÃO: Liga Carireense de Desporto (LCD)

Já surgem os primeiros pilares da ponte sobre o leito do Rio Acaraú, no distrito de Tapuio, município de Cariré-CE

Atualizando o andamento das obras de construção da ponte sobre o leito do Rio Acaraú, trazemos as fotos desta semana, quando já foram construídos um pilar da ombreira da ponte e mais três no leito do grande rio. Mais outros pilares estarão sendo construídos até a outra margem do rio (confira nas fotos acima). 

Enquanto isso, uma turma já prepara bases das sapatas, concretação das sapatas para sustentação dos pilares e forras das vigas para os pilares e berços das vigas que posteriormente serão colocadas nos pilares, por meio de guindastes (confira nas fotos acima). 

A nossa reportagem agradece imensamente ao secretário polivalente da Prefeitura Municipal de Cariré, Adauto Araújo (na foto), que nos conduziu até Tapuio e nos acompanhou em todos os momentos da reportagem fotográfica.

Formação de Ciências Humanas aborda o tema sobre relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira ou indígena

Nesta quarta-feira (6/11), às 7h30, aconteceu numa das salas de aula da Escola Francisco Hermínio, Formação de Ciências Humanas (História e Geografia), com enfoque para o Selo Unicef 2017-2020 e abordando a temática as relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira ou indígena. 

📷Formadora: Professora Auciclea Melo da Ponte Feijó.

A formação cumpriu a seguinte pauta:
➤1.Histórico sobre a cultura Afro-indígena. Entender a sua importância cultural e histórica dos Africanos e Indígenas para o contexto escolar e mundial.
➤2.Slides: Formação dos educadores em relações étnico-raciais e história e cultura Afro-brasileira, africana ou indígena.
➤3.Vídeo sobre Aula publica: A educação das relações Étnico- Raciais
4.Coleção Educação e Relações Sociais. 
➥1.Afro-brasilidades e imagens
➥2.Indicadores de qualidade na Educação
➥3.Relações raciais na escola
➥4.Guia metodológico 
➥5.Vídeo 1- Educação e relações raciais: apostando na participação da comunidade escolar (16 min)
➥6.Vídeo 2-  Educação e relações raciais: diálogos Brasil e África do Sul (58min)
➤3.Dia D: 20 de novembro - Dia da Consciência Negra.  Os professores deverão: Pesquisar e assistir com os alunos aos vídeos indicados nas referências, fazer uma roda de conversa com alunos do Ensino Fundamental nas aulas de História e Geografia, sobre a temática e no dia 20 de novembro apresentar os trabalhos realizadas em sala, fotografar, filmar e publicar.  Trabalhar em sala: teatro, música, danças culturais, rodas de conversas, documentários.