segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dilma e seus ministros participam de encontro de prefeitos em Brasília

FOTO:ARQUIVO WEB
Ela deve aproveitar o encontro para orientar os prefeitos sobre como eles podem ajudar nas propostas do governo que estão em tramitação no Congresso

Nesta segunda-feira (28), acontece na capital federal o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, com a participação da presidente Dilma Rousseff e ministros. A participação de Dilma está marcada para as 18h, e a partir das 14h as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Ideli Salvati (Relações Institucionais) e Eleonora Menicucci (Secretaria de Políticas para as Mulheres) participam de debate. O encontro com os prefeitos tem o objetivo de apresentar aos gestores municipais as ações do governo federal e programas do governo.

Dilma Rousseff também deve aproveitar o encontro para orientar os prefeitos sobre como eles podem ajudar nas propostas do governo que estão em tramitação no Congresso. Na semana passada, Ideli Salvatti afirmou que uma das prioridades do governo este ano é dar continuidade à reforma tributária "fatiada", e que espera que os prefeitos que vêm a Brasília para o encontro aproveitem a chance para pressionar os parlamentares de suas regiões para que eles votem matérias de seu interesse, como por exemplo a unificação do ICMS.
Ideli disse ainda que a presidente Dilma Rousseff deve aproveitar a oportunidade para defender perante os prefeitos seu projeto de repassar os royalties do petróleo para a educação, matéria que também tramita no Congresso.

Para o encontro, Dilma convidou todos os prefeitos eleitos e reeleitos no pleito do ano passado e todos os deputados e senadores. Dentre os prefeitos reeleitos do estado do Ceará, encontra-se o prefeito municipal de Cariré, Antônio Rufino Martins (foto ao lado), que em ligação telefônica disse estar na grande expectativa para que a presidenta Dilma Rousseff apresente aos novos mandatários municipais projetos que podem ser fechados em parceria entre o Governo Federal e Municípios.

Os 28 ministros do governo apresentarão ações de suas pastas nas cidades e oito salas de reuniões estarão disponíveis para que ministros mantenham audiências privadas com prefeitos interessados. As principais políticas a serem discutidas no evento são educação, saúde, economia e infraestrutura. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, também discursará aos prefeitos. Segundo a assessoria da pasta, Pimentel falará sobre o momento econômico brasileiro, as medidas adotadas pelo governo e as ações do ministério que têm interface com os municípios.

Também serão oferecidas oficinas de capacitação para os prefeitos, como sobre as ferramentas que dão acesso a recursos e programas do governo federal. Os ministérios e secretarias de governo terão estandes para receber os prefeitos. O banco estatal BNDES também participa do evento, além de entidades como o Sebrae. Na terça-feira, o BNDES realiza oficina sobre os instrumentos do banco para apoio financeiro aos municípios, para melhoria de gestão e auxílio ao investimento público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.