Município de Cariré festeja seus 82 anos de emancipação política neste dia 16 de setembro


















HISTÓRICO
O Município de Cariré foi definitivamente fundado em 16 de setembro de 1929. No início foi denominado Lagoa do Mato, depois por erro topográfico chamou-se Convé e por último, Cariré. Sua toponímia é originária do tupi, que significa peixe diferente. O marco da história de Cariré é a estrada de ferro inaugurada em 01/11/1893, o início de todo o desenvolvimento da cidade, a qual foi fundada no governo de José Carlos Matos Peixoto, de conformidade com a Lei nº. 2.704 de 16/09/1929. O Município de Cariré está localizado na Zona Norte, distante 270 km da capital cearense, Principais rodovias de acesso: BR 222 e CE 183. Limita-se ao norte com o município de Sobral, ao sul com os municípios de Varjota, Reriutaba e Santa Quitéria, a leste com o município de Groaíras e a oeste com os municípios de Mucambo e Pacujá. Cariré possui cinco distritos: Arariús, Tapuio, Jucá e Cacimbas. Sua principal economia está voltada para agropecuária, sendo o município um dos principais produtores de leite e queijo do estado, com grande vocação para a criação de caprinos e ovinos.

PROGRAMAÇÃO
Hoje pela manhã, a partir das 8h30min, houve hasteamento da Bandeira do Município, na entrada principal da cidade, com as presenças das corporações da Polícia Militar, Pró-Cidadania, Jovem Bombeiro Voluntário-JBV, Banda de Música Municipal, além do prefeito Antônio Martins, de Francisco Nery Neto, presidente da Câmara de Vereadores, do líder do prefeito junto à Câmara Municipal, vereador Irineu Brandão, secretários municipais e demais assessores do Governo Municipal.

Às 9 horas, foi celebrada uma missa em ação de graças, na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, que contou com as presenças de autoridades constituídas do Município de Cariré, destacando-se o prefeito Antônio Martins, acompanhado da primeira dama Virgina Souza, o vice-prefeito Elmo Roberto Aguiar, acompanhada de sua senhora, Mirna Aguiar, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francisco Nery Neto, secretários municipais e pessoas da comunidade em geral. Na ocasião, foram apresentadas coreografias de balé por parte de crianças do Projeto "Dança Criança, Cresce Mamãe" e de adolescentes especiais da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais-APAE de Cariré.

À noite, a partir das 19 horas, a programação terá seu ponto culminante, quando o prefeito Antônio Martins estará assinando ordens de serviços, destacando-se a da reconstrução e ampliação do Mercado Público Central desta cidade, evento esse que será realizado no referido local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.