Município de Cariré realizou a 1ª Conferência Municipal de Juventude, com o lema: "Conquistar direitos, desenvolver o Brasil"

FOTOS & TEXTOS:VICENTE J.RODRIGUES


















Convocada pela Prefeitura Municipal e realizada pela Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, aconteceu nesta terça-feira, dia 11 de outubro, a 1ª Conferência Municipal de Juventude de Cariré, que teve como tema central: " Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos - Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil". O evento teve como local, o auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e contou com a participação de alunos da rede pública municipal de ensino e jovens beneficiários de programas sociais do Governo Federal, além das presenças de autoridades do município, dentre elas o prefeito Antônio Martins, a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, a secretária da Cultura, Esporte e Juventude, Regina Farias, a secretária da Educação, Edite Lourenço, o vereador Doriedes Honório de Souza, representando a Câmara Municipal de Cariré, a coordenadora do Projovem, Carmiranda Miranda e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jaqueline Dias. A Conferência teve como palestrante, João Paulo Montenegro, coordenador de Juventude e do Conselho Estadual de Juventude.

A 1ª Conferência Municipal de Juventude de Cariré, que é uma etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, em Brasília, ainda abordou os seguintes temas: I - Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; II - Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; III - Articulação e integração das políticas públicas de juventude.

Ainda por ocasião da 1ª Conferencia Municipal da Políticas Públicas de Juventude foram apresentados os cinco eixos de direitos da juventude: I – Direito ao Desenvolvimento Integral – educação, trabalho, cultura, comunicação; II – Direito ao Território: cidade, campo, transporte, meio ambiente, e comunidades tradicionais; III – Direito à experimentação e qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre; IV – Direito à diversidade e à vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos; V - Direito à participação.

Foi apresentado e aprovado o Regimento Interno da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, amparado no regimento nacional e estadual. As atividades seguiram até às 12h30min, com a eleição de delegados e delegadas, para participarem da 2ª Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá na cidade de Fortaleza e será realizada entre os dias 04 a 06 de novembro de 2011.

Um comentário:

  1. É entrosar a juventude a participar das políticas públicas e fatalmente teremos administradores competentes do patrimonio público.Temos que acabar com os clans(que querem trabalhar para o povo.Ai mente).

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.