614.000 habitantes da Região Norte terão exames e consultas garantidos pela Policlínica Regional tipo II

 FOTO:http://www.ceara.gov.br
Policlínica garante exames e consultas a 614 mil habitantes da Região Norte

A população de 614.103 habitantes dos 24 municípios da regional de Sobral terá acesso a exames e consultas especializadas perto de casa. Nesta quarta-feira (04), às 19 horas, o governador Cid Gomes inaugura a policlínica regional, na Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, s/n, bairro Dom Expedito. Será a primeira policlínica tipo II que o Governo do Estado entrega à população. Há outras oito policlínicas tipo II   em fase de conclusão. Entre elas, a de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, que já está sendo equipada para inauguração. Já em relação as policlínicas tipo I, o Governo do Estado concluiu e inaugurou seis, em Baturité, Tauá, Camocim, Pacajus, Itapipoca e Brejo Santo.      

As policlínicas tipo II, construídas em locais com maiores densidades populacionais, oferecem 13 especialidades médicas, três a mais do que as policlínicas tipo I. São acrescidas a neurologia, angiologia e endocrinologia às especialidades da oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia. Exames complexos também são assegurados nas policlínicas tipo II, como a regional em Sobral. Lá, serão realizadas tomografias computadorizadas, eletroencefalograma e endoscopia respiratória.

Tecnologia

Em tecnologia moderna, que permite a realização desses e outros exames, a exemplo da   mamografia, endoscopia digestiva e audiometria, foram investidos R$ 5.383.051,78 na aquisição de equipamentos para a policlínica regional em Sobral.  Em obras, o investimento foi de R$ 6.403.601,90. Os recursos são do Governo do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Profissionais

Chega a 103 o total de profissionais na policlínica regional em Sobral. Desse número, 29 são médicos especialistas, 10 profissionais de nível superior, 29 de nível médio e 35 da área administrativa e técnicos. Como em todas as policlínicas e CEOs regionais da rede de assistência à saúde do Ceará, a gestão da nova policlínica ocorre por meio de consórcio público de saúde, estratégia utilizada para o custeio compartilhado entre o Estado e os municípios da microrregião.    

Homenagem

Bernardo Félix da Silva, que fazia da saúde pública missão de vida, será homenageado, in memoriam. Na fachada, a homenagem em letras garrafais: Policlínica  Bernardo Félix da Silva. Natural de Sobral, ele nasceu em 1921. Desde jovem, ajudava as famílias quando estavam doentes. Mesmo nas madrugadas, com ajuda de sua bicicleta, saía de casa para socorrer os enfermos. Não tinha formação acadêmica, mas com a prática diária levava apoio às famílias, tendo o perfil do que hoje é o agente comunitário de saúde. Teve atuação na política. Foi vereador em Sobral por seis mandatos. Casado com Maria das Dores Costa da Silva, teve dois filhos – Juarez e Gorete. Faleceu em 1993.         

Rede de assistência

As policlínicas integram a nova rede de assistência que está sendo construída no governo Cid Gomes com o objetivo de ampliar a facilitar o acesso aos serviços de saúde na região onde as pessoas moram, sem necessidade de transferências para centros mais distantes de saúde. A nova rede de assistência é formada também por quatro hospitais regionais: Hospital Regional do Cariri - em funcionamento desde o início do ano passado, o Hospital regional Norte - com as obras em fase de conclusão, o Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central - em fase inicial de construção, e o Hospital Regional Metropolitano, com edital de licitação para as obras previsto para ser lançado até agosto.

Compõem ainda a nova rede 18 Centros de Especialidades Odontológicas regionais (CEOs). Desse total, 12 já entregues à população. A nova rede de assistência é composta ainda de 48 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h).Cinco UPAs 24h já estão funcionando, sendo quatro em Fortaleza, e uma em Maranguape, na Região Metropolitana. No próximo dia 5 de julho será inaugurada mais uma unidade na Região Metropolitana. Será em Caucaia, na Rua Tobias Correia, s/n, centro.

03.07.2012
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 - 5221).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.