FOTO REPRODUÇÃO: BBC BRASIL
A empresa Ultratech afirma que o produto oferece poder às mulheres, mas os críticos dizem que ele faz exatamente o contrário.
O comercial do 18 Again mostra uma
indiana trajando um vestido característico do país, cantando e dançando,
como em um filme de Bollywood.
''Eu me sinto como uma virgem'', afirma a personagem da publicidade, ainda que o anúncio deixe claro que ela não o é.
Seus sogros, chocados, observam-na. Logo seu marido se junta a ela, dançando salsa.
''Me sinto como se fosse a primeiríssima vez'', ela afirma, enquanto dança.
A sogra faz uma expressão de nojo ao observá-la,
mas ao final do anúncio até ela parece ceder, ao comprar o produto pela
internet, diante do olhar de aprovação do marido.
'Produto revolucionário'
A Ultratech, fabricante do 18 Again baseada em
Mumbai, diz que o produto é o o primeiro no gênero em toda a Índia
(cremes semelhantes existem em outras partes do mundo, como os Estados
Unidos).
O proprietário da Ultratech, Rishi Bhatia,
afirma que o creme, que está sendo vendido por US$ 44 (cerca de R$ 90),
contém ingredientes naturais, como pó de ouro, aloe vera, amêndoa e
romã, e foi clinicamente testado.
''É um produto único e revolucionário, que
também contribui para aumentar a autoconfiança de uma mulher e seu amor
próprio'', afirma Bhatia, que acrescenta ainda que o objetivo do produto
é dar mais poderes às mulheres.
Ele frisa que o produto não se diz uma
restauração da virgindade de uma mulher, mas sim resgatar as emoções de
ser uma virgem. ''Estamos apenas dizendo, 'sinta-se como uma virgem'. É
uma metáfora. Ele tenta retomar a sensação que uma pessoa tem aos 18
anos de idade.''
Mas a estratégia de marketing da empresa gerou
críticas de médicos, grupos feministas e usuários de redes sociais. Os
criticos afirmam que o produto reforça a visão amplamente difundidade na
Índia de que o sexo pré-nupcial é algo recriminável, um tabu
considerado até pecaminoso por muitos.
'Complexo de inferioridade'
''Este tipo de pomada é um absurdo e pode gerar
em mulheres um complexo de inferioridade'', afirma Annie Raja, da
Federação Nacional de Mulheres Indianas, que luta pelos direitos
femininos no país.
Ela opina que, em vez de fortalecer as mulheres,
o creme tem o efeito oposto, ao reafirmar a visão patriarcal de muitos
na Índia - a noção de que todas mulheres querem permanecer virgens até o
dia do casamento.
''É o direito de uma mulher ter relações sexuais
com um homem, mas a sociedade aqui diz que elas não devem fazê-lo até
se tornarem noivas.''
FOTO REPRODUÇÃO: BBC BRASIL
''Ser virgem ainda é algo valorizado e não creio
que as atitudes mudarão neste século'', afirma Mahinda Watsa,
ginecologista que assina uma popular coluna de conselhos sexuais nos
jornais Mumbai Mirror e Bangalore Mirror.
Watsa já respondeu a mais de 30 mil indianos que
buscam conselhos sexuais e afirma que a pergunta mais frequente por
parte de homens é se suas mulheres são virgens. Por parte das mulheres, a
dúvida mais comum é como fazer para esconder de seus maridos que elas
deixaram de ser virgens.
''Os homens ainda esperam se casar com uma
virgem, mas mais e mais mulheres na Índia, ao menos nas grandes cidades,
estão fazendo sexo antes do casamento. As mulheres me escrevem,
perguntando, o que devo fazer, já fiz sexo, mas como posso convencer que
eu ainda sou virgem?'', relata a ginecologista.
Modernidade x tradição
Nisreen Nakhoda, uma médica que assina uma
coluna de conselhos sexuais para o site MDhil, se diz cética em relação
aos efeitos do 18 Again.
''O estreitamento da vagina se dá por meio dos
músculos vaginais, por isso eu não sei como um creme pode agir'',
afirma. Mas ela acredita, no entanto, que a pomada poderá fazer sucesso
na Índia, mesmo diante das rápidas mudanças de costumes, porque as
pessoas ainda buscam maneiras de encobrir suas ações.
''Tudo é envolto em segredos e cercado de
discrição. Ninguém realmente discute suas vidas sexuais com médicos ou
namorados. A nova geração quer ser moderna e fazer sexo antes do
casamento, mas ainda é criada de forma tradicional, segundo a qual é
tabu fazer sexo antes do casamento. Isso gera muito confusão entre
vários adolescentes'', comenta.
A venda do 18 Again se dá pouco após a
controvéria em torno de um creme para clarear a vagina. Ambos são
exemplos de valores tradicionais se chocando com os costumes mais
recentes na Índia.
O proprietário da Ultratech afirma que a
polêmica em torno do 18 Again é sem sentido. "Os homens têm à sua
disposição tantos produtos que eles podem usar para realçar o seu prazer
sexual, isso representa apenas colocar a intensificação do prazer
sexual nas mãos das mulheres'', comenta Rishi Bhatia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.