Com a realização de um seminário que contou com a participação de universitários de História, foi aberta no dia de ontem (11), a programação da 11ª Semana de Museus, em mais uma promoção do Museu Euclides Rufino em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Cariré. Na ocasião aconteceu a palestra "O museu hoje visto pela arte", proferida pelo professor Carlos Dorneles Lopes Monte, especialista em Museologia e coordenador municipal da Cultura em Varjota. A palestra também fez parte da disciplina "Estágio Supervisionado I / Prática Educativa em Museu", e foi supervisionada pela professora universitária de História, Inara de Oliveira, do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú (IVA).
Logo após a realização da palestra, aconteceu a abertura oficial da 11ª Semana de Museus, momento em que a secretária da Cultura e Turismo de Cariré, Regina Farias Oliveira, fez uso livre da palavra para falar sobre a importância da realização do referido seminário, que propiciou novos conhecimentos aos universitários de História. Disse ainda Regina Farias que é indispensável e de grande valor histórico-cultural para o povo de Cariré, que as portas do Museu Euclides Rufino estejam sempre abertas para a visitação pública.
Em seguida, a sra. Maria Socorro Evangelista Moraes, presidente do Museu Euclides Rufino, falou sobre a saga e a perseverança que o seu esposo de saudosa memória, o artesão Euclides Rufino, enfrentou para fundar o primeiro museu de Cariré, mesmo com muitas dificuldades e sem recursos financeiros para mantê-lo.
FOTO:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista
A diretoria do Museu Euclides Rufino se fez presente ao seminário e à cerimônia de abertura da 11ª Semana dos Museus, nas pessoas de: Maria Socorro Evangelista Moraes (presidente); Luís César Rufino Rodrigues (secretário) e Maria Epifânia Araújo Gomes (diretora).
VISITAÇÃO AO MUSEU (13 A 16 DE MAIO)
Por outro lado, nos dias 13 a 16 de maio, a 11ª Semana de Museus terá prosseguimento, com visitação dos alunos da rede de ensino municipal, estadual e particular, professores e universitários ao Museu Euclides Rufino de nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.