Realizada em Cariré, a reunião do Núcleo Dirigente do Território da Cidadania de Sobral

(Clicar nas fotos para ampliar)

Na última quinta-feira, dia 29 de maio, aconteceu no auditório da Fábrica de Cultura, nesta cidade, a reunião do Núcleo Dirigente do Território da Cidadania de Sobral, com a finalidade de debater assuntos de interesse dos municípios de Sobral, Varjota, Reriutaba e Cariré, dentre outros que compõem a região Noroeste do Estado. Estiveram participando da referida reunião: Helenira de Sousa Pinheiro, representando a FETRAECE; Pedro de Alcântara Pitombeira Maia, pela Prefeitura Municipal de Sobral; Nivaldo José de Lima, agente de Desenvolvimento do Município, Luciana Rodrigues Miranda, chefe de Gabinete, Águida Rodrigues Martins, secretária de Finanças e Administração, ambos representando a Prefeitura Municipal de Cariré; Doriedes Honório de Sousa, pela Câmara Municipal de Cariré; Virgílio Félix de Lima, pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré; Francisco Ferreira dos Santos, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Social (CMDS) de Sobral; João Batista Divino, pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras (STTR) de Cariré; Henrique Chaves e Lucinez Teles Araújo, pela Secretaria da Agricultura de Cariré, além de Rocineuda Ferreira Pires, representando a Secretaria da Agricultura de Varjota.

LEIA, NA ÍNTEGRA, A MINUTA DA PAUTA DA REUNIÃO: 

REUNIÃO DO NÚCLEO DIRIGENTE DE SOBRAL
LOCAL: Fábrica de Cultura de Cariré

Presentes: Virgilio, Sr. Francisco, Doriedes, Pedro Pitombeira, Helenira, Janeide representantes do núcleo dirigente. Convidados: Nivaldo, Luciana, Aguida, Henrique, Batista e Lucinez de Cariré.

Helenira inicia fazendo as boas vindas ao grupo e agradecendo a acolhida que o município de Cariré faz ao núcleo. Sr. Batista, do STTR fala da mudança que o município de Cariré tem apresentado em participar de diversos eventos que pensam a melhora do município. Henrique fala da importância deste grupo e da alegria do prefeito em acolher a reunião no município. Doriedes fala da importância do território, e justifica a ausência em algumas reuniões devido aos seus estudos, mas que fará o possível para continuar trabalhando pelo território. 

Continue lendo...
Pedro Pitombeira, representante da secretaria de agricultura de Sobral, onde participa das ações do território desde 2003, e que deixou por um tempo a representação deste grupo, mas que voltou. Fala que alguns gestores não sabem o que é o território, mas que é importante que todos se apoderem desta estratégia com a presença da sociedade civil e do poder público. Ressalta o prefeito Antônio Martins, que está fazendo história e contribuindo para o município para daqui a 20 anos, não somente para os dias de hoje. Sr. Francisco fala da importância do CMDS para as políticas públicas serem fortalecidas em nosso território, com o apoio das organizações governamentais e não governamentais. Fala ainda do projeto da EMBRAPA que precisa ser acompanhado e todos os demais projetos que foram liberados pelo território. Tem uma preocupação com a questão dos transportes, os dois carros que estão no território, ambos precisando de manutenção e quanto aos carros e motos que virão precisamos analisar bem como fazer a gestão destes transportes. Quanto a matriz de ações para o território da cidadania todos devem conhecer: Prefeituras, Sindicatos, Conselhos... para que recursos definidos para cá, não deixem de voltar como tem acontecido nos anos anteriores. Sugere que as secretarias de agricultura façam uma visita para conhecer a potencialidade do território, das riquezas aqui existentes, da bacia do Acaraú, que seja mais bem utilizada. Pedro reforça que precisamos conhecer todas as realidades do território. Pedro fala da importância do conhecimento dos editais abertos em todos os ministérios e que os municípios tem que aproveitarem as oportunidades com a capacidade de observar o que está disponível e elaborar o projeto. A secretária de finanças fala em nome do prefeito que está para apoiar o território em qualquer circunstância. A senhora Luciana, chefe de gabinete do município de Cariré fala da importância desta reunião e sente a ausência de outros municípios neste momento. Sra. Rocineuda, secretária de agricultura fala do trabalho que está tendo com a febre a aftosa e Inês da secretaria de agricultura. Nivaldo é agente de desenvolvimento do município e aproveita a oportunidade e algo novo para o município, e que os agentes precisam se apoderarem mais do território da cidadania, que podem ser grandes parceiros para o desenvolvimento deste trabalho.

1 – Sobre a Plenária o grupo analisou que não seria possível nesta data de 10 e 11 de junho, pois não há nenhuma definição de recursos para a realização da mesma, sendo assim após analisar a situação e o contexto do momento decidiu de adiar para a data de 17 e 18 de julho, na Fábrica de Cultura de Cariré, e de já faremos a divulgação para que todos se programem e participem do momento.

2 – Questão dos veículos e motos do PROINF foi discutido a questão da gestão, de como e quem deve receber estes veículos para que os municípios que recebam estes sirvam para fortalecer a estratégia territorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.