Realizado ontem (14), o I Fórum da Bovinocultura de Leite de Cariré-CE

Ontem, segunda-feira (14), foi realizado no auditório da Fábrica de Cultura desta cidade, o I Fórum da Bovinocultura de Leite de Cariré, numa promoção do Comitê Gestor do Projeto Piloto da Atividade Bovinocultura de Leite e em parceria com o Governo Municipal de Cariré, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário, Banco do Nordeste, Sebrae/CE, Ematerce e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cariré. Vale ressaltar que o Comitê Gestor da Bovinocultura de Leite do município de Cariré selecionou a Bovinocultura como mais importante para os agropecuaristas, a qual é a primeira dentre outras atividades produtivas a serem discutidas e construídas em ritmo contínuo por ocasião das futuras realizações de outros fóruns.

 
O I Fórum da Bovinocultura de Leite de Cariré realizado no dia 14 de março, tem como finalidade ainda ampliar o conhecimento dos produtores rurais, promover a integração mais próxima dos agropecuaristas, pronafianos e parceiros, para juntos desenvolverem como propostas sustentáveis a cadeia produtiva do leite em Cariré-CE, com ênfase para os elos: produção da alimentação para os bovinos leiteiros e a comercialização do leite.

Estiveram fazendo parte da mesa de honra do cerimonial do I Fórum da Bovinocultura de Leite, as seguintes autoridades: prefeito municipal de Cariré, Antônio Martins; vice-presidente da Câmara Municipal de Cariré, Doriedes Honório; zootecnista Tiago de Medeiros, representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará; Francisca Geânia Gomes, representando a Superintendência do Banco do Nordeste Para o Estado do Ceará; José Ari Alves, gerente de Negócios do Pronaf/Banco do Nordeste; Hugo Macário, representando o Sebrae-CE; Henrique Chaves, secretário da Agricultura de Cariré; Pedro Máximo e Maria Auxiliadora Queiroz, representantes da Ematerce Regional; Paulo Bastos, representando os agropecuaristas do Município; Antônia Ivaneide Araújo, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Cariré; Evaristo Sales Ribeiro de Farias, gerente do escritório da Ematerce em Cariré; José Edvaldo Trajano Chaves, que esteve representando Associação dos Criadores de Ovinos, Caprinos e Bovinos dos Criadores de Cariré (Acocca); José Carlos Ribeiro, representante da Cooperativa dos Criadores de Cariré, e Paulo Bastos, representando os agropecuaristas do Município.

Programação

A pauta da programação do I Fórum da Bovinocultura de Leite de Cariré cumpriu o seguinte roteiro, pela ordem:
1) Apresentação de Programas Especiais de Linhas de Crédito do Banco do Nordeste para os agropecuaristas, palestra proferida por José Ari Alves, gerente de Negócios do Pronaf/Banco do Nordeste Agência de Sobral.
2) Técnicas de Plantação e Produção do Milheto, com a palestra proferida por Hider Fonteles, articulador do Sebrae-CE, o qual declarou aos presentes ao evento, que Cariré será o primeiro município da Região Norte a implantar o Plano Piloto de Plantação do Milheto, produto agrícola esse que é mais rentável e nutritivo do que o milho. Também foram abordadas as Técnicas de Produção Para Alimentação de Matrizes Bovinas.
3) Apresentação dos Programas de Apoio à Atividade Bovinocultura de Leite para o Estado do Ceará, com palestra proferida por Tiago Medeiros, zootecnista da Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA/Ceará.
4) Comercialização do Leite e Compra de Leite para Beneficiar, com palestra a cargo do proprietário do Laticínio, César Cacau. Nesse momento foi formada uma "roda de conversa" entre conferencista e agropecuaristas do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.