Cariré receberá ETR e CMR; lixão será desativado em maio; audiência pública para seleção do lixo, confira estas e mais outras notícias da Secretaria do Meio Ambiente de Cariré-CE

Na manhã da última quinta-feira, dia 09/02/2017, aconteceu no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, a reunião para a renovação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) e da Equipe Local que coordenará o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do nosso município. O secretário Adauto Araújo presidiu a reunião e apresentou os novos membros do CONDEMA, bem como da Equipe Local do PMSB. A nova diretoria do CONDEMA ficou assim composta: Maria Epifânia Araújo Gomes (Presidente), Raimundo Clemilson Penha Azevedo (Vice-Presidente) e Lucinez Teles Araújo Azevedo (Secretária). Já a Equipe Local do PMSB, permaneceu como coordenador geral, o secretário de Meio Ambiente do município, o sr. Adauto Eleotério Araújo, que já vinha exercendo esta função. O mesmo, em sua fala, pediu a união dos conselheiros, bem como de todos os membros que fazem parte do CONDEMA e da Equipe Local do PMSB, para que juntamente com o gestor municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, possa-se trabalhar em prol da preservação do meio ambiente em nosso município. Falou ainda sobre o abastecimento d´água nas comunidades do interior, onde várias delas já estão filiadas ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) e outras que estão se adaptando às normas para uma futura filiação ao SISAR

Adauto Araújo (foto) se pronunciou sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), onde o nosso município foi contemplado com dois projetos do Governo do Estado do Ceará, no que diz respeito aos resíduos sólidos (lixo): uma Estação de Transbordo de Resíduos (ETR) e uma Central Municipal de Reciclagem (CMR). Lembrou que o lixão de Cariré tem prazo para ser desativado, que será em meados do mês de maio de 2018, conforme os trabalhos feitos entre a Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará e todos os municípios que fazem parte do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (CGIRS).

Por outro lado, o sr. Roberto Kelson (foto), secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente falou da necessidade de uma audiência pública, para informar e conscientizar a população carireense da necessidade da coleta seletiva do lixo já começar dentro das residências, bem como formar uma comissão composta por conselheiros, o pessoal das secretarias municipais, os agentes comunitários de saúde, dentre outros, para estarem visitando as escolas do município (sede e interior), para informar e explicar como se dará o processo de seleção do lixo reciclável e não reciclável. 

Por sua vez, a sra. Epifânia Araújo Gomes (foto), nova presidente do CONDEMA, solicitou que a gestão municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, já iniciasse um trabalho de conscientização para o período carnavalesco, visitando os locais onde habitualmente se tem uma grande concentração de foliões, como o Polo de Lazer na sede do município e às margens do Açude Taquara e do Rio Jaibaras, no distrito de Arariús.

COM INFORMAÇÕES DO SETOR DE DIVULGAÇÃO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE CARIRÉ-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.